O Tenébrio Molitor pode ser um ingrediente importante em rações para galinhas, principalmente para os pintinhos. Esse inseto possui um potencial muito grande como fonte de proteínas, aliado a uma criação simples e sustentável, que demanda de um baixo custo de implantação e manutenção, pequeno espaço para criação, utilização de subprodutos e resíduos como substrato e alimento para os insetos, além de necessitarem de pouca quantidade de água.
Os tenébrios podem ser transformados em farinha ou fornecidos inteiros, podendo substituir em partes ingredientes protéicos da dieta, como o farelo de soja. A utilização destes in natura também auxilia na redução do estresse e enriquecimento ambiental.
Eles contém em sua composição cerca de 46% de proteínas e 35% de gordura.
Uma pesquisa de Ramos-Elorduy e colaboradores em 2002 testou a inclusão de farinha de tenébrios em dietas de galinhas caipiras. Essa inclusão não afetou negativamente o seu desempenho produtivo. Os mesmos autores fizeram a inclusão de 10% de farinha de tenebrio em dietas de frangos de corte e concluíram que tal adição não afetou negativamente o consumo de ração, o ganho de peso e a conversão alimentar dos animais.
Do ponto de vista prático para pequenos produtores, o uso de tenebrio é mais interessante para pintinhos, já que o fornecimento "inteiro" é mais fácil e também propícia a eles um resultado mais significativo.
E você, o que acha sobre? Já conhecia os tenébrios? Já criou tenébrios para fornecer às galinhas? Comenta aqui e conta pra gente, e não esquece de compartilhar essa publicação com os amigos!
Nossas redes sociais:
Youtube: Rancho LW
Instagram: @rancho_lw
Facebook: Rancho LW
Mín. 13° Máx. 25°
Mín. 14° Máx. 24°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 13° Máx. 22°
Sol com muitas nuvens e chuva