Terça, 09 de Março de 2021 04:48
42988489296
Blogs INTRODUÇÃO A NUTRIÇÃ

Introdução a nutrição de galinhas: conceitos básicos e visão geral

Sem dúvidas a nutrição é um dos pontos chave para o sucesso ou fracasso de uma criação de galinhas. Nesse artigo, reúno todas as informações importantes para começarmos a entender melhor os conceitos relacionados a alimentação das nossas aves.

23/02/2021 10h48
247
Por: Redação Fonte: Luis Enrique Dias Wisniewski
Introdução a nutrição de galinhas
Introdução a nutrição de galinhas

Olá pessoal, como estão? A partir de hoje estaremos trazendo aqui para a coluna alguns posts sobre nutrição para galinhas. A alimentação representa em média 70% dos custos da produção das aves, portanto, é necessário que saibamos o mínimo necessário sobre o tema para evitar possíveis perdas produtivas e econômicas. Nosso objetivo com essas postagens é trazer informações práticas apresentadas de maneira simples, de forma que possam ajudar no desenvolvimento das criações a partir do momento que forem aplicadas. 

Nas dietas das galinhas normalmente temos como componentes da ração: ingredientes energéticos, ingredientes proteicos, minerais, vitaminas e em alguns casos aditivos (como enzimas exógenas, por exemplo). Esse primeiro texto vai conter algumas definições técnicas que serão importantes para melhor compreensão das postagens das próximas semanas.

NUTRIENTES: Qualquer constituinte alimentar que possa ser ingerido pelos animais, metabolizado, e que gere componentes básicos (proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas, minerais, água, etc) para promover a vida do organismo.

INGREDIENTE: Componentes de qualquer alimento ou dieta.
DIETA: Refere-se a todos os componentes de uma ração, incluindo a água, que é fornecida aos animais.
DIETA BALANCEADA: É uma mistura de alimentos equilibrada e tecnicamente elaborada, com objetivo de fornecer todos os nutrientes exigidos pelos animais.
RAÇÃO: Do ponto de vista técnico, é todo o alimento que o animal ingere num período de 24 horas. Do ponto de vista prático, o que chamamos de ração normalmente é a dieta ou dieta balanceada.
CONCENTRADO: É um alimento que possui grandes quantidades de alguns nutrientes. O concentrado é misturado a um ou mais ingredientes, diluindo essa densidade de nutrientes e resultando na dieta balanceada. Os concentrados usados para avicultura normalmente são ricos em proteínas, minerais e vitaminas. São misturados geralmente ao milho ou milho+farelo de trigo.
INGREDIENTE ENERGÉTICO: possuem menos de 18% de fibra e menos de 20% de proteína bruta em sua composição. (Milho, Sorgo, Trigo)
INGREDIENTE PROTEICO:

possuem menos de 18% de fibra e mais de 20% de proteína

Introdução a Nutrição de Galinhas – parte 02

 

Os alimentos são compostos por água e matéria seca. A matéria seca pode ser dividida em orgânica (proteínas, carboidratos, lipídios) e inorgânica (minerais). Quando fazemos uma dieta ou compramos uma ração, observamos na sua composição várias siglas e termos. Vamos conhecê-los?


Proteína Bruta (%PB): determinada medindo-se o total de nitrogênio dos alimentos (N) e multiplicando esse valor por 6,25 (as proteínas têm em média 16% de N em sua composição, logo 100/16= 6,25);
Fibra Bruta (%FB): corresponde a porcentagem de celulose, hemicelulose e lignina presente nos alimentos;
Matéria Seca (%MS): massa do alimento descontada a umidade;
Extrato Etéreo (%EE): quantidade mínima de gordura presente no alimento;
Energia Bruta (EB): energia total contida nos alimentos;
Energia Digestível (ED): energia absorvida pelo organismo do animal, descontada a perda de energia através das fezes (energia não digerida);⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Energia Metabolizável (EM): energia absorvida pelo organismo do animal, descontadas as perdas de energia através das fezes e da urina;
Energia Líquida (EL): energia absorvida pelo organismo do animal, descontadas as perdas de energia através das fezes, urina e incremento caloric (manter a temperature corporal constant);⠀⠀⠀⠀
Energia Líquida de Mantença (ELm): energia destinada para manter o metabolismo do animal;
Energia Líquida de Produção (ELp): energia destinada para atender as exigências produtivas do animal, como ganho de peso ou produção de ovos.

 

 

Espero que os conceitos tenham ficado mais claros e que ajudem a entender melhor essas variáveis. Os próximos artigos irão ser menos técnicos e mais práticos, ainda dentro dessa perspective de nutrição.

Nossas redes sociais:

Youtube: Rancho LW

Instagram: @rancho_lw

Facebook: Rancho LW

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Aves Ornamentais em Foco
Sobre Aves Ornamentais em Foco
O Blog Aves Ornamentais em foco é escrito pelo acadêmico de Zootecnia da Universidade Estadual de Ponta Grosa (UEPG) e Fundador do Rancho LW, Luis Enrique Dias Wisniewski. Aqui você encontra dicas de como criar e cuidar bem suas aves ornamentais, com uma visão técnica e prática do negócio.
Castro - PR
Atualizado às 04h30 - Fonte: Climatempo
16°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 28°

16° Sensação
8.4 km/h Vento
96.2% Umidade do ar
67% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (10/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (11/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias