Sábado, 27 de Fevereiro de 2021 03:48
42988489296
Blogs AVES ORNAMENTAIS

Empreendedorismo e aves ornamentais, como o mercado funciona?

Atualmente o movimento de êxodo urbano em busca de uma vida menos agitada no campo tem aumentado a busca por sítios, chácaras ou fazendas. Essa busca também tem elevado a procura por animais exóticos que possam abrilhantar e embelezar as propriedades. Juntamente com a explosão do Mercado de PETS exóticos, a criação de aves ornamentais está em alta. Vamos mergulhar em como o Mercado funciona e quais as etapas necessárias para se ter uma criação de sucesso.

22/01/2021 13h02 Atualizada há 1 mês
486
Por: Redação
Galo Polonês, uma das galinha ornamentais em alta no mercado.
Galo Polonês, uma das galinha ornamentais em alta no mercado.

É inegável que os animais chamam a atenção da humanidade desde o início da nossa existência, seja pela beleza, fonte de alimento, trabalho ou companhia. Atualmente, a busca por uma rotina mais próxima da natureza e longe do frenesi da cidade grande tem feito muitas pessoas buscarem a tranquilidade da vida no campo. Além desse movimento, o “boom” do mercado de PETS exóticos fez a atenção da população se voltar aos animais diferentes dos convencionais. Aves das mais variadas cores, tamanhos, formatos, adornos e comportamentos atraem o interesse de entusiastas e criadores que buscam um hobby diferenciado ou uma oportunidade de Mercado. No tocante ao Mercado, a internet possibilitou que os poucos criadores desses animais pudessem acessar um público amplo de proporções nacionais. Logo, aquele comércio que era local transformou-se em uma febre nacional. 

Eu estou inserido nesse meio desde 2015 e pude acompanhar a evolução no número de criadores e profissionalização do hobby. Quando comecei, haviam pouquíssimas informações online acerca do manejo, instalações ou qualquer coisa inerente a criação desses animais. Haviam apenas os grandes criadores reconhecidos nacionalmente divulgando seu trabalho, porém com pouquíssimo respaldo no tocante a “como começar”. De lá para cá já se vão quase 6 anos e a explosão das aves ornamentais no ambiente online aconteceu e ainda está em alta. De todos os tipos, raças, especies e cores, da menor codorna do mundo (codorna chinesa) até a maior das aves terrestres (avestruz) possuímos algum criador postando conteúdo. Sim, o marketing de conteúdo se faz presente nesse meio. O envio de ovos férteis é o carro chefe desse mercado nacionalizado, enquanto o comércio regional acessa um publico mais restrito. Porém, é tão fácil assim? Só criar uma rede social, postar alguns vídeos e/ou fotos e ganhar dinheiro?Com certeza não. 

É inegável que quem deseja começar um negócio com aves ornamentais esteja tentado a embargar na onda da venda de ovos férteis! É um grande mercado e livre de fronteiras, entretanto para 99% das espécies que são criadas em território nacional já há um criador consolidado acessando o nicho. E aí, como um criador iniciante pode se destacar? Sem credibilidade, nome e experiência é uma tarefa muito difícil. Minha dica aqui é começar com vendas regionais.

Como qualquer negócio, a primeira etapa a ser realizada é uma pesquisa de mercado! O que o meu possível comprador tem interesse? Animais jovens, ovos ou adultos? Aves aquáticas, galinhas ornamentais, faisões ou alguma outra espécie? Como eu irei entregar? Tenho espaço disponível? Existem outros criadores na região ou no Brasil? São perguntas, juntamente com várias outras que precisam ser feitas e levadas em consideração. Após essa pesquisa a definição do objetivo de criação precisa acontecer, e juntamente com ele a busca por conhecimento! Hoje o Rancho LW é também uma plataforma que reúne conhecimento técnico e prático para quem deseja iniciar uma criação, com foco em galinhas ornamentais. A internet possui muita informação e é claro a necessidade de filtrar aquilo que é bom e realmente procede. Em nossas redes sociais também divulgamos perfis e criadores de conteúdo confiáveis. 

Com a pesquisa acerca do manejo dos animais de interesse, finalizada, pode ser que o objetivo de criação tenha que mudar, por limitações de investimento, terreno, clima ou logística! E aí, o trabalho começa novamente. O planejamento é peça chave para o sucesso do negócio e diminui o risco de frustração e prejuízos. As próximas etapas consistem em entender a legislação, o preparo do terreno e instalações e por último a compra dos animais. A construção de uma identidade visual, redes sociais e marca também é fator crucial para o melhor desempenho da criação. Com os animais em produção, a venda dos produtos (sejam eles ovos ou animais) precisa estar definida. Converse com agropecuárias e/ou petshops e veja a possibilidade de fornecer os animais para revenda.

A ausência dessas informações no começo da minha criação resultou em muitos problemas, dificuldades e prejuízos, portanto hoje uma das minhas realizações é poder passar dicas práticas para quem tem interesse. Começar devagar é importante, uma ou duas raças/espécies no máximo até aprender bem o manejo, não dar um passo maior do que a perna é a diferença entre o sucesso e fracasso com a criação.  Com o passar do tempo a experiência e a credibilidade chegam, e as vendas nacionais começam naturalmente. 

Atualmente possuímos um curso online com certificado com alunos de todo o Brasil, com objetivo ajudar aqueles que desejam transformar o hobby em um negócio ou mesmo iniciar com a criação do zero, através da plataforma galinhas ornamentais.net (https://galinhasornamentais.net/). Acesse e conheça o nosso trabalho, estarei contente em poder ajudar e ter você em nosso time.

 

 

 

Nossas redes sociais:

Youtube: Rancho LW

Instagram: @rancho_lw

Facebook: Rancho LW

Site: www.rancholw.com

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Aves Ornamentais em Foco
Sobre Aves Ornamentais em Foco
O Blog Aves Ornamentais em foco é escrito pelo acadêmico de Zootecnia da Universidade Estadual de Ponta Grosa (UEPG) e Fundador do Rancho LW, Luis Enrique Dias Wisniewski. Aqui você encontra dicas de como criar e cuidar bem suas aves ornamentais, com uma visão técnica e prática do negócio.
Castro - PR
Atualizado às 03h33 - Fonte: Climatempo
15°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 22°

15° Sensação
23.9 km/h Vento
90.5% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (28/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 22°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (01/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias