Quarta, 24 de Julho de 2024
22°

Parcialmente nublado

Castro, PR

Blogs ESCRITURA ZOOTÉCNICA

ESCRITURAÇÃO ZOOTÉCNICA E SUA IMPORTÂNCIA

Uma ferramenta importante que consiste na coleta, processamento e armazenamento dos dados referentes à produção pecuária realizada na propriedade.

20/05/2022 às 13h34 Atualizada em 20/05/2022 às 13h50
Por: Redação
Compartilhe:
 Fonte: Rural Pecuária.
Fonte: Rural Pecuária.

De acordo com a Embrapa, “escrituração zootécnica consiste no conjunto de práticas relacionadas às anotações da propriedade rural que possui atividade de exploração animal; é o mecanismo de descrição formal de toda a estrutura da propriedade: localização, acesso, área, relevo, clima, divisões, pastagens (nativas e cultivadas), benfeitorias, máquinas e equipamentos, funcionários, rebanho e suas categorias, práticas de manejo geral, alimentar, sanitário e reprodutivo, insumos, produtos e comercialização, anotações contábeis, etc.”

Mas apesar de sua importância, poucos pecuaristas têm o hábito de anotá-los. Em pesquisa realizada pela Embrapa com mais de 1.600 produtores de 542 municípios do Brasil, ficou constatado que escrituração zootécnica ocupa apenas o 10º lugar na lista das maiores preocupações do pecuarista

 

Continua após a publicidade
Anúncio

A ausência de dados da produção e a interpretação incorreta destes, interferem na avaliação da rentabilidade e lucratividade da pecuária. A utilização das informações disponibilizadas com a escrituração zootécnica permite ao produtor um gerenciamento muito mais eficiente de seu rebanho e da propriedade como um todo (LÔBO, 2002). 

Qual a vantagem de utilizar a escrituração zootécnica?

Com a escrituração zootécnica rotineira é possível gerar relatórios que comprovam o desempenho dos animais, auxiliando portanto, na escolha dos melhores animais de um rebanho, maior controle da produção e facilidade no gerenciamento da fazenda. 

Continua após a publicidade
Anúncio

As informações constantes em uma ficha de escrituração zootécnica auxiliam na tomada de decisões que vão desde mudanças nas práticas de manejo geral adotado que por ventura não estejam funcionando, até medidas mais complexas como é a escolha dos animais para melhoramento genético das características de interesse. Além disso, auxilia também no controle dos custos de produção e com isso, podendo-se prever os lucros.

Lembrando que, a identificação individual é fundamental para conhecer cada animal e seus respectivos resultados produtivos. Em fazendas de cria, isso é imprescindível para orientar na seleção e descarte dos animais improdutivos.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

 

Continua após a publicidade
Anúncio

Como funciona a escrituração zootécnica?

A escrituração zootécnica se trata de uma técnica simples de anotação dos dados referentes às criações, tais como: identificação do animal, nome e número do pai e da mãe, data de nascimento, sexo, dados de produção, data da cobertura, manejo sanitário, alimentar e reprodutivo adotados.  

Os dados devem ser anotados diariamente, é preciso anotar corretamente, caso contrário não serão confiáveis, pensando no dia a dia da fazenda, a coleta de dados deve ser realizada de forma fácil e organizada. Depois reunidos em informações a serem apresentadas durante uma reunião, geralmente no início do mês seguinte. Estas informações são transformadas em conclusões para, então, tomar atitudes, completando o ciclo da escrituração zootécnica.

 A partir da coleta de dados é possível calcular os índices zootécnicos, como por exemplo: as taxas de fertilidade, natalidade, prenhez e desmame; a relação de desmama; quantidade de kg de bezerro desmamado/vaca ou hectare/ano; taxa de desfrute; taxa de lotação (UA/ha); produtividade em @/ha/ano; os rendimentos do ganho e de carcaça; quantidade de arrobas produzidas; entre outros

Diversos são os sistemas de escrituração que podem ser adotados e neste sentido as informações coletadas podem ser de grande valia, desde que haja fidelidade e comprometimento na anotação dos dados. 

Fonte:Ideagri;

O processamento dos dados pode ser feito de várias formas. Em geral, os índices podem ser calculados com o auxílio de tabelas em cadernos, planilhas eletrônicas e bancos de dados, ou por programas de computador desenvolvidos para auxiliar o gerenciamento de fazendas (QUIRINO et al., 2004).

Portanto, com a escrituração zootécnica obtém-se informações confiáveis para orientar o pecuarista na condução dos manejos, solução de problemas e no planejamento da atividade pecuária. Assim, a escrituração zootécnica é a base para uma gestão eficiente da fazenda.

A CTZ (Consultoria Técnica de Zootecnia Junior) possui em sua carta de serviços a gestão de dados e equipe, oferecendo projetos de controle de dados envolvendo a escrituração zootécnica. 

Neste serviço desenvolvemos as fichas necessárias para a produtividade e reprodução, com os dados que vão melhor atender a demanda, facilitando o dia a dia da propriedade, da melhor forma que for para o produtor, em software ou para preenchimento à caneta, e também orientamos de como e qual melhor forma para seu uso e preenchimento da forma correta. 

Como entrar em contato com a empresa?

Basta mandar uma mensagem pelas redes sociais, como facebook e instagram ou pelo e-mail [email protected]. Um responsável irá entrar em contato para te atender e explicar melhor os próximos passos.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

*O blog é escrito pela CTZ, Empresa Júnior de Zootecnia da UEPG. Atendemos a região dos Campos Gerais, mas também fazemos parcerias para auxiliar em locais mais distantes. Se tiver interesse em algum serviço, entre em contato conosco e nos acompanhe nas redes sociais (Instagram @ctz.uepg)

 

Continua após a publicidade
Anúncio

Bibliografia

LÔBO, R. N. B. A importância da escrituração zootécnica na caprino-ovinocultura. Boletim Pecuário, Belo Horizonte, 19 ago. 2002.

QUIRINO, C. R. et al. Implementação da Escrituração Zootécnica e Registros de Produção e Reprodução em Propriedades de Criação de Ovinos na Região Norte Fluminense. In: Anais... 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2004.

Consultoria Técnica Zootecnia
Consultoria Técnica Zootecnia
Sobre O blog é escrito pela CTZ, Empresa Júnior do curso de Zootecnia da UEPG. A análise bromatológica é apenas um dos serviços que prestamos, se tiver interesse nesse ou em algum outro serviço, entre em contato e nos acompanhe pelas redes sociais (@ctz.uepg).
Castro, PR Atualizado às 16h02 - Fonte: ClimaTempo
22°
Parcialmente nublado

Mín. Máx. 24°

Qui 25°C 10°C
Sex 25°C 12°C
Sáb 18°C 14°C
Dom 26°C 14°C
Seg 19°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias