Quarta, 20 de Outubro de 2021
12°

Chuva

Castro - PR

Blogs QUALIDADE ALIMENTO

Análise bromatológica - verificando a qualidade dos alimentos

Quando se realiza a análise bromatológica dos alimentos que são ofertados aos animais, obtemos resultados sobre sua qualidade, o que posteriormente gera produtividade e retorno ao produtor, este é um serviço que a Consultoria Técnica de Zootecnia (CTZ) da Universidade Estadual de Ponta Grossa, presta.

29/09/2021 às 19h42 Atualizada em 29/09/2021 às 19h55
Por: Redação Fonte: CTZ - Consultoria Técnica de Zootecnia
Compartilhe:
onte: Sementes Biomatrix – análise bromatológica: o que é e como fazer sua interpretação.
onte: Sementes Biomatrix – análise bromatológica: o que é e como fazer sua interpretação.

O entendimento sobre os alimentos que serão ofertados aos animais é o primeiro passo para que seja possível assegurar uma boa produtividade a um custo/benefício compatível com a realidade da produção nos diferentes momentos do ano.

A utilização da análise de alimentos é um dos principais fatores a serem observados no setor de nutrição animal, se tratando de uma área de extrema importante no ensino das ciências que estudam alimentos, pois atua em diversos segmentos do controle de qualidade, do processamento e do armazenamento dos alimentos processados.

Pode-se definir Bromatologia como a ciência que estuda os alimentos para os seres humanos e animais, destinada à verificação da composição química dos mesmos, valor alimentício e calórico, propriedades físicas, químicas, toxicológicas, adulterantes, contaminantes, fraudes e sua ação no organismo, sendo de uma grande importância verificar tais propriedades nos alimentos via uma análise bromatológica para determinar se o alimento se encontra dentro dos parâmetros, especificações legais ou se possui algum tipo de aditivo prejudicial à saúde. 

A análise deve ser realizada em todas as etapas no alimento desde a produção, o tipo e tamanho de embalagens, rótulos, desenhos, tipos de letras e tintas utilizadas, se obteve a esterilização correta sem danificar a saúde, coleta, transporte da matéria-prima, até a venda como alimento natural ou industrializado. A bromatologia engloba a análise de todos os aspectos do alimento, certificando a qualidade do mesmo. 

Fonte: HIDROLABOR – Análise bromatológica HIDROLABOR.

 

Utilizando da análise bromatológica de alimentos é possível constatar se o seu produto atende a requisitos de controle de qualidade estabelecidos em lei, como: esterilidade comercial, contaminação microbiológica, padrões técnicos de identidade e qualidade e adulterantes.

A análise bromatológica deve ser realizada em alimentos destinados aos seres humanos e aos animais. Quando destinado aos animais a análise tem como finalidade verificar detalhadamente a composição nutricional dos alimentos destinados à nutrição, ou seja, verificar os níveis dos elementos presentes naquele alimento.

Utilizando a silagem de milho como um exemplo, que é um dos componentes mais importantes na alimentação de bovinos, o valor nutritivo das plantas é caracterizado pela sua composição bromatológica e a interação dessa composição com o consumo pelo animal. 

A composição bromatológica é avaliada por propriedades como aspecto, aroma, sabor, alterações estrutura microscópica e, ainda percentuais avaliados de matéria seca (MS), matéria mineral (MM), extrato etéreo (EE), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA) e digestibilidade da FDN (DFDN).

A determinação da MS é o ponto de partida da análise de alimentos, como o próprio nome diz, representa a fração do alimento onde se encontra todos os nutrientes, sendo a massa total descontada a umidade. A qualidade de MS ideal é cerca de 35%. 

A MM é o teor total de minerais contidos nas silagens ou forragens. A proteína bruta (PB) determina-se o total de nitrogênio (N) do alimento multiplicado por 6,25 (as proteínas têm em média 16% de N no aminoácido), o ideal é entre 6 a 8%, por não ser na silagem, são utilizados complementos proteicos na dieta, como farelo de soja, ureia, alfafa, etc. 

O EE refere-se as gorduras ou lipídeos, compondo o teor de óleo na silagem, sendo insolúveis em água, mas solúveis em solventes orgânicos como éter, clorofórmio, benzeno e outros, o ideal é de 3 a 3,6%.

Já a FDN corresponde a celulose, hemicelulose, lignina, pectina e sílica, a fração fibrosa do alimento que não é digerida ou que é insolúvel quando em contato com a solução detergente neutro, sendo o melhor indicativo para saber o teor de fibra que será importante para manter a função ruminal e ter uma estimativa da qualidade da silagem, o ideal é entre 48 e 55%.

A FDA representa as frações de celulose, lignina, pectina e sílica, diferenciando-se do FDN pela ausência da hemicelulose, quanto menor o teor de FDA maior a digestibilidade e qualidade da silagem, o ideal entre 23 a 35%.  

E por fim a DFDN está relacionada a qualidade da forragem, proporciona maior desempenho animal, mesmo quando temos alta concentração da FDN da dieta, o ideal está entre 50 a 58%.

Levando em consideração os diversos resultados das análises bromatológicas de alta confiabilidade e da interpretação correta, pode ser realizado um balanceamento correto de uma dieta de qualidade e mais econômica, visando maximizar o sistema produtivo como um todo.  

Acompanhe um video sobre o assunto:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Consultoria Técnica Zootecnia
Consultoria Técnica Zootecnia
Sobre O blog é escrito pela CTZ, Empresa Júnior do curso de Zootecnia da UEPG. A análise bromatológica é apenas um dos serviços que prestamos, se tiver interesse nesse ou em algum outro serviço, entre em contato e nos acompanhe pelas redes sociais (@ctz.uepg).
Castro - PR Atualizado às 20h11 - Fonte: ClimaTempo
12°
Chuva

Mín. Máx. 17°

Qui 21°C 10°C
Sex 24°C 10°C
Sáb 26°C 11°C
Dom 21°C 14°C
Seg 21°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias