
A estimativa de produção de soja no Paraná para a safra 2026/2027 foi revisada para 22,75 milhões de toneladas, consolidadas em uma área total de 5,74 milhões de hectares. As informações foram divulgadas pelo Departamento de Economia Rural (Deral) no boletim oficial da última semana de outubro de 2026. Apesar dos volumes expressivos de precipitação pluviométrica acima da média histórica em grande parte do território paranaense, o quadro geral das lavouras de oleaginosas continua apresentando um desenvolvimento muito favorável na maior parte das regiões produtoras.
O administrador Edmar Wardensk Gervasio, analista de mercado da Seab/Deral, avalia o andamento dos trabalhos nas propriedades rurais paranaenses:
"Nesta semana, o percentual de plantio atingiu 62% da área prevista. Os trabalhos estão, neste momento, concentrados majoritariamente na região Sul do Estado, uma das principais regiões produtoras de soja". O especialista apontou que o ritmo de máquinas no campo segue acelerado onde o solo apresenta condições ideais de umidade.
O boletim semanal do órgão governamental mostra excelente vigor vegetativo no estado. Das áreas que já foram semeadas até o momento, 88% apresentam boas condições de desenvolvimento, 11% exibem situação mediana e apenas 1% registra condição ruim em virtude do excesso de umidade. O setor produtivo mantém o otimismo para a manutenção do potencial produtivo na região Sul do país.
LEIA O BOLETIM COMPLETO
Clique aqui para ver o documento "boletim_semana_44_2026.pdf"