Terça, 15 de Junho de 2021 15:47
42988489296
Tecnologia 5G NO CAMPO

Lideranças políticas do Agro conhecem a internet 5G no campo

O 5G deve contribuir para um crescimento de 20% no agronegócio.

19/05/2021 15h42
286
Por: Redação
As demonstrações foram feitas pela operadora TIM em parceria com a Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão e apoio do 'ConectarAGRO', associação de empresas de tecnologia (com a participação da Nokia, New Holland e CASEiH) voltada para inovaçõe
As demonstrações foram feitas pela operadora TIM em parceria com a Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão e apoio do 'ConectarAGRO', associação de empresas de tecnologia (com a participação da Nokia, New Holland e CASEiH) voltada para inovaçõe

Os Ministros das Comunicações, Fábio Faria e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, visitaram Rondonópolis com a Presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados Aline Sleutjes, vários deputados da FPA e senadores, na terça-feira passada (11), para inaugurar o projeto piloto da internet 5G no campo. 

 

As demonstrações foram feitas pela operadora TIM em parceria com a Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão e apoio do 'ConectarAGRO', associação de empresas de tecnologia (com a participação da Nokia, New Holland e CASEiH) voltada para inovações no campo. 

 

A chegada do 5G  nas áreas rurais vai aumentar a eficiência e produtividade no campo, além de promover a automatização, com tratores autônomos, máquinas teleoperadas, drones com alta resolução e inteligência artificial, aumentando a produtividade e eficiência na aplicação de pesticidas,  fertilizantes,  Adubos etc.

 

Para a Deputada Aline Sleutjes foi um grande dia: “Conhecemos hoje o sistema 5G, tecnologia de última geração que vai revolucionar o campo”. 

 

Segundo a ministra Tereza Cristina, com o lançamento do projeto, haverá estímulo da economia e geração de novos serviços no agronegócio, incluindo a população rural no meio digital. 

 

No evento, foram demonstradas soluções 5G, com altíssima velocidade e baixo tempo de resposta aplicada ao campo e de que forma a tecnologia pode habilitar aplicações que estimulam a comunicação entre as pessoas e agilizam a gestão de equipamentos. 

 

Entre as demonstrações, estavam disponíveis transmissões em tempo real de vídeos feitos em 4K e produzidos com drones. As imagens captadas e acompanhadas remotamente podem ajudar na inspeção do plantio, na aplicação de pesticidas, irrigação, automação e robotização do agro.

 

O 5G também será essencial para habilitar soluções aplicadas à colheita e ao manejo agrícolas, relacionadas tanto à gestão de equipamentos, quanto à comunicação entre colaboradores. 

 

“Conhecemos hoje o sistema 5G, através de um ótimo trabalho da Nokia e da TIM em desenvolvimento de uma tecnologia de última geração”, declarou a Deputada Aline Sleutjes, completando: “Você que pensa que isso é futuro, isso já é presente”. Sobre a qualidade de vida dos produtores rurais, a Presidente da Comissão de Agricultura completou: “com esta modernidade estaremos melhorando a vida no campo, dando condições de ampliar nossas safras, diminuir nossos custos e aumentando a nossa rentabilidade, empregando nossos jovens em futuras profissionais, aprimorando a nossa condição de celeiro do mundo. É um prazer estar aqui, como Presidente da Comissão da Agricultura.”

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR
Atualizado às 15h29 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 20°

20° Sensação
3.2 km/h Vento
44.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 14°

Sol com muitas nuvens
Quinta (17/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 13°

Nublado
Ele1 - Criar site de notícias