Domingo, 09 de Maio de 2021 14:44
42988489296
Tecnologia ENERGIA SOLAR

IDR-Paraná incentiva uso de energias renováveis

Produtor gera energia suficiente para suprir todas as necessidades do seu sítio e ainda gerar um saldo mensal que poderá ser usado como abate de outras contas de energia vinculada à Companhia Paranaense de Energia (Copel).

04/05/2021 15h39
240
Por: Redação
Projeto foi o marco inicial em energias renováveis para os demais produtores rurais do município de Ubiratã. Fotos IDR_Paraná.
Projeto foi o marco inicial em energias renováveis para os demais produtores rurais do município de Ubiratã. Fotos IDR_Paraná.

A energia solar pode contribuir consideravelmente para a reduzir as taxas de emissão de carbono de diversas atividades e ainda diminuir os custos das propriedades rurais.  Seu uso vem crescendo em todo o mundo e atualmente é considerada uma fonte energética renovável, sustentável e com muitas vantagens sobre outras fontes, como baixo custo de manutenção e uma vida útil prolongada. Essas vantagens estão despertando a atenção de produtores do estado que estão investindo na instalação de usinas fotovoltaicas em suas propriedades.

Para Natalin Magni, produtor rural de Ubiratã, o aproveitamento da energia solar já é uma realidade. Ele instalou 44 placas solares que podem gerar 2.200 kWh/mês em sua propriedade. Magni acredita que a energia seja suficiente para suprir todas as necessidades do seu sítio e ainda gerar um saldo mensal que poderá ser usado como abate de outras contas de energia vinculada à Companhia Paranaense de Energia (Copel).

Para instalar a sua usina fotovoltaica, Magni buscou o apoio da unidade do IDR-Paraná de Ubiratã e recursos do Pronaf Mais Alimentos, via Banco do Brasil. O valor total do investimento ficou em R$ 76.000, com sete anos para o pagamento que se inicia ano que vem. De acordo com Jhonata Mendes Alves, servidor do IDR-Paraná que acompanha o produtor, o uso da energia solar vai trazer uma boa economia para Magni.  "Esse tipo de sistema de geração instalado no imóvel consegue produzir a maior parte da energia que é consumida no local", afirmou.

O extensionista, lembra que o valor do investimento para a instalação da usina fotovoltaica pode variar de acordo com cada projeto. Além disso, Alves acredita que uma boa pesquisa sobre preços de materiais no mercado pode diminuir esses custos. 

O produtor ficou satisfeito com seu novo investimento e destacou a atuação dos extensionistas para fazer com que seu projeto se tornasse realidade. “Tomara que esta usina seja um estímulo para os demais produtores do município e que eles invistam em energias renováveis. Que este seja apenas o primeiro de muitos projetos”, concluiu Natalin Magni.

Jhonata Alves disse que esse projeto foi o marco inicial em energias renováveis para os demais produtores rurais do município. "Muita gente já vem buscando informações no IDR-Paraná. Em breve teremos mais usinas fotovoltaicas gerando energia limpa e melhorando ainda mais a qualidade de vida nas propriedades rurais do município", afirmou.

Incentivo do Estado

Com vistas a apoiar iniciativas como essa, o governo de estado vai lançar o programa Paraná Energias Renováveis. O objetivo é ampliar a oferta de energia no meio rural por meio da geração distribuída, seja pela energia fotovoltaica, seja pelo uso de biodigestores que aproveitam resíduo animal. Poderão se beneficiar do programa todos os produtores rurais, cooperativas e agroindústrias. Entre os benefícios oferecidos pelo programa está a equalização das taxas de juros, com possibilidade de zerar o percentual em alguns casos. Até 2030 o programa pretende instalar fontes de energias renováveis em cem mil propriedades no Paraná. Deste total, 90 mil contarão com usinas solares fotovoltaicas e dez mil com biogás. O capital investido deve ficar em R$ 10 bilhões. O IDR-Paraná já está capacitando seus profissionais para atuarem neste segmento, bem como já está cadastrando parceiros e fornecedores nas diversas regiões do estado. Fonte IDR-Paraná.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR
Atualizado às 14h31 - Fonte: Climatempo
18°
Muitas nuvens

Mín. 11° Máx. 18°

18° Sensação
13.3 km/h Vento
60.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 22°

Sol com muitas nuvens
Terça (11/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias