São Paulo (SP), 21 de outubro de 2024 – A safra de soja brasileira, que está em estágio inicial, poderá atingir um recorde de 166,05 milhões de toneladas, uma expressiva alta de 12,7% ante o ciclo anterior, por conta do acréscimo na área plantada – que deverá ser de 47,3 milhões de hectares, 1 milhão a mais que a safra anterior - e crescimento na produtividade por hectare, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A região Sul representa cerca de 25% da produção brasileira. O manejo de plantas daninhas é essencial para a obtenção de uma produtividade desejada e Corteva Agriscience possui um herbicida que controla uma das principais invasoras da oleaginosa no Sul do país, a buva.
“A buva é uma planta daninha que está presente em todas as regiões brasileiras, mas com maior incidência na região Sul, por conta das características climáticas locais. Além de ela competir por água, luz solar e nutrientes. Por isso, o manejo de herbicidas é essencial e a Corteva possui o Elevore® , que faz o controle efetivo em pós-emergência desta daninha que traz muitas preocupações ao produtor, e é uma solução que o produtor já conhece, pois contem Arylex active, o mesmo ativo de herbicidas líderes da empresa, que são referência e autoridade no controle de buvas e outras plantas daninhas. A solução com Elevore® traz somente o controle em pós-emergência, trazendo mais flexibilidade para o manejo do agricultor”, destaca André Baptista, Líder do Portfólio de Herbicidas da Corteva Agriscience para o Brasil e Paraguai.
De acordo com um estudo da Kynetec, a buva está presente em 82% das lavouras paranaenses, enquanto em solos gaúchos e catarinenses chega a 78% - os dados são da safra 23/24. E, para melhor efetividade na aplicação de Elevore®, o produtor deve seguir as recomendações escritas na bula do produto.
Herbicida traz controle efetivo de invasoras
O herbicida Elevore® é voltado à dessecação pré-plantio de soja no manejo da buva, formulado com a tecnologia Arylex® active, já conhecida pelos produtores. A solução traz a tecnologia inovadora Arylex® active no manejo de buva na pré-emergência da soja podendo ser aplicado sem antagonismo com graminicidas. É o mais novo produto da família Arylex® Active e, além da buva, possui registro para trapoeraba, leiteiro e picão-preto, além disso, não apresenta antagonismo em associação com graminicidas, proporcionando ao agricultor o controle de folhas largas e estreitas na mesma aplicação.