Sexta, 30 de Outubro de 2020
42988489296
Blogs Colheita Florestal

A colheita de Florestas Plantadas

A cadeia produtiva das florestas plantadas é um setor importante na economia nacional, pois gera emprego, renda e movimenta 6,9% do PIB do Brasil. O plantio que predomina no país é o de Eucalyptus e Pinus

17/08/2020 08h33 Atualizada há 2 meses
915
Por: Redação Fonte: Prof. Dr. Felipe Martins de Oliveira*
Geralmente as etapas de colheita e transporte florestal representam mais da metade dos custos da madeira colocada em fábrica. Fotos Toninho Anhaia
Geralmente as etapas de colheita e transporte florestal representam mais da metade dos custos da madeira colocada em fábrica. Fotos Toninho Anhaia

O setor florestal é muito importante na economia nacional. A cadeia produtiva de florestas plantadas, principalmente de Eucalyptus sp. e Pinus sp., é responsável por cerca de 6,9% do PIB brasileiro, emprega milhares de pessoas nas suas diversas etapas diretas e indiretas e cumpre a legislação ambiental, gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais para o Brasil.

Dentro do ciclo produtivo florestal, uma etapa muito importante é a colheita da madeira. Depois de vários anos após o plantio e a manutenção do povoamento, chega o momento de retirar a madeira da floresta e transportá-la até seu destino de beneficiamento ou consumo.

Acompanhe o vídeo

Geralmente as etapas de colheita e transporte florestal representam mais da metade dos custos da madeira posta em fábrica. Constituída pelas operações de corte (derrubada, desgalhamento, destopo e processamento em toras), extração (movimentação da madeira do interior do povoamento florestal até a beira da estrada ou pátios intermediários) e carregamento (colocação da madeira nos veículos para o seu transporte), a colheita da madeira se inicia muito antes das operações de campo: na fase de planejamento. 

Com base nas informações de topografia e geoprocessamento, inventário florestal, demanda por madeira, entre outras, é realizado o planejamento de longo, médio e curto prazos. Define-se os projetos a serem colhidos, os talhões para início dos trabalhos, as estradas a serem mantidas ou readequadas, a localização dos módulos e a previsão da colheita conforme a produtividade média das operações já estimada de acordo com o histórico das máquinas em trabalho.

No campo, aspectos de segurança e saúde ocupacional são levados em consideração na escolha de maquinário moderno e ergonomicamente adaptado aos trabalhadores, refeições balanceadas, transporte de pessoal, presença de área de vivência com refeitório e banheiros adequados e treinamentos e reciclagens para diversas situações operacionais. Se antes a realidade da colheita florestal brasileira era composta em grande maioria por operações com motosserra e tratores agrícolas adaptados, hoje ela está permeada de máquinas florestais com alta tecnologia agregada, como harvesters e forwarders, fellers bunchers e skidders com informações de monitoramento do desempenho em tempo real.

O meio ambiente também é conservado nas operações de colheita da madeira, que respeitam as áreas legalmente protegidas, como áreas de preservação permanente (principalmente floresta nativa nos entornos de nascentes e margens de rios) e reserva legal, além de utilizar técnicas operacionais de conservação, diminuindo a compactação do solo e a erosão. Estatisticamente o setor produtivo de florestas plantadas é um dos que mais cumpre a legislação ambiental, com elevado rigor e diversas certificações nacionais e internacionais.

Para a realização de todas as etapas relacionadas à colheita da madeira, o papel das Instituições de Ensino Superior (IES) é fundamental. Além da formação de Recursos Humanos, as faculdades e universidades desenvolvem centenas de pesquisas que visam tanto ao desenvolvimento das operações de colheita e transporte como à formação de Engenheiros Florestais, mestres e doutores. Assim, a aplicação prática do conhecimento das IES chega no campo e influencia na vida de todos os profissionais envolvidos no abastecimento florestal.

Assim, quem defende as operações de colheita florestal está também defendendo um setor produtivo que gera emprego e renda, acarretando em desenvolvimento regional e conservação ambiental. Colheita da madeira: uma atividade sustentável e de extrema importância para o Brasil.

*Dr. Felipe Martins de Oliveira, Eng. Florestal no Grupo Brava e Prof. nas Faculdades FatiFajar

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Florestal
Sobre Florestal
O Blog Florestal é escrito pelo Engenheiro Florestal e Doutor em Ciências Florestais Felipe Martins de Oliveira
Castro - PR
Atualizado às 03h53 - Fonte: Climatempo
14°
Céu encoberto

Mín. 12° Máx. 16°

14° Sensação
23.6 km/h Vento
90.6% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (31/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 15°

Chuvoso
Domingo (01/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 15°

Nublado
Ele1 - Criar site de notícias