Terça, 04 de Agosto de 2020
42988489296
Pecuária Indicação Geográfica

Queijo Porungo de Palmeira busca reconhecimento nacional

Com a Indicação Geográfica o produtor agrega valor sendo um diferencial para os produtores de leite da região.

09/07/2020 14h56
298
Por: Redação Fonte: Redação
O trabalho conjunto entre órgãos, busca a certificação do queijo porungo como produto oriundo de Indicação Geográfica – IG Fotos: Divulgação
O trabalho conjunto entre órgãos, busca a certificação do queijo porungo como produto oriundo de Indicação Geográfica – IG Fotos: Divulgação

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Palmeira por meio da Secretaria de Cultura, em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Rural – IDR; e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae; deram um passo importante na valorização de um produto bastante conhecido dentro e fora do município: o Queijo Porungo de Palmeira.

O trabalho conjunto entre esses órgãos, busca a certificação do queijo porungo como produto oriundo de Indicação Geográfica – IG. Tudo indica que o selo será conquistado com êxito, dessa forma o município de Palmeira, será uma das únicas cidades no território nacional com mais de um produto certificado com selo de indicação geográfica. “Nos enche de alegria e satisfação saber que um produtor feito aqui, carrega riqueza histórica e familiar, alcança patamares que abrangem reconhecimento além dos limites do município. É um grande passo de valorização do queijo porungo”, ressalta Waldir Joanassi, Secretário Municipal de Cultura e Turismo.

Ao todo 68 produtos espalhados pelo Brasil, possuem o selo de Indicação Geográfica, isto é, produtos de determinadas regiões que são conhecidos ou associados a sua localização de origem, ou cidades ou comunidades que ficam conhecidas pelo produto que produzem. Em Palmeira, outro produto que já possuiu o selo de IG são os Queijos de Witmarsum.

 

A reunião contou com os representantes dos órgãos participantes assim como os dois produtores de Queijos Porungos do Município que possuem o Selo de Inspeção Municipal – SIM; sendo eles o Queijos Vanny e os Queijos Batista. Onde houve a conversa e análise se o produto encaixa-se nos requisitos para recebimento do Selo IG. Após isso, o projeto segue em analise junto aos representantes do Inovates e do Projeto “Origens Paraná”. Com assessoria.

O projeto segue em analise junto aos representantes do Inovates e do Projeto “Origens Paraná”.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Grossa - PR
Atualizado às 08h31 - Fonte: Climatempo
12°
Nevoeiro

Mín. Máx. 22°

12° Sensação
13.1 km/h Vento
86.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 23°

Sol com algumas nuvens
Quinta (06/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias