Quarta, 27 de Maio de 2020
42988489296
Meio Ambiente Meio Ambiente

Assocampos retoma as atividades de recebimento itinerante.

A Assocampos retoma as atividades itinerantes — modalidade de recebimento deslocando uma equipe a um ponto mais próximo do pequeno agricultor.

15/05/2020 11h24 Atualizada há 1 semana
415
Por: Redação Fonte: Reportagem: Toninho Anhaia
Agricultores do município de Ipiranga realizando devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas na atividade realizada no dia 14/05/2020 localidade Colônia Adelaide.
Agricultores do município de Ipiranga realizando devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas na atividade realizada no dia 14/05/2020 localidade Colônia Adelaide.

A Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários dos Campos Gerais (ASSOCAMPOS), com sede no Distrito Industrial em Ponta Grossa, emitiu comunicado Click aqui para ler  que voltou a receber as embalagens vazias de defensivos de maneira itinerante — modalidade de recebimento deslocando uma equipe a um ponto mais próximo do pequeno agricultor.

Todas as atividades segundo o comunicado que haviam sido canceladas foram remarcadas e serão realizadas conforme o cronograma que a ASSOCAMPOS reorganizou em alinhamento junto as prefeituras municipais. Anote em sua agenda a data em que deverá devolver as embalagens de defensivos:

 

A nota salienta ainda que tanto nas unidades como nos trabalhos itinerantes o atendimento ao público esta sendo realizado com os devido cuidado de higiene e segurança.

O gerente técnico operacional da ASSOCAMPOS, Luiz Fernando Marion, explica que para atender os produtores, medidas de preventivas estão sendo tomadas. “Neste momento não serão realizadas atividades em ambientes fechados que não possuam boa ventilação. As áreas de recebimento passarão por procedimento de desinfecção previamente e posteriormente ao recebimento. Iremos disponibilizar álcool gel ao público. Além de passarmos outras medidas de orientação através banner e faixas passando de maneira educativa de como se prevenir da Covid_19 e praticarmos também o distanciamento social”, relata o gerente técnico. Outra informação também importante repassada por Luiz Fernando é que todos os colaboradores da Assocampos estão devidamente paramentados com EPI’s, entre eles, máscaras, protetores faciais, luvas, dentre outros que também serão fornecidos aos parceiros que comparecerem para auxiliar nas atividades.

 

IINFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O RECEBIMENTO

O gerente ressalta que os trabalhos de recebimento itinerante visam criar um agente facilitador para os pequenos agricultores realizarem suas devoluções, encurtando distancias entre a sua propriedade e um ponto de devolução. Luiz Fernando ressalta que é importante a apresentação da Nota Fiscal de compra ou relatório para devolução que é emitida por cada empresa e a nota fiscal do produtor para transporte. Outro item importante é que serão recebidas 150 embalagens plásticas rígidas laváveis e não laváveis, por CPF/CNPJ. O recebimento inicia às 8h30min e encerra às 16 horas. 

Unidade Assocampos em Ponta Grossa no Distrito Industrial.

 

Os agricultores/usuários de defensivos agrícolas dos municípios contemplados pela operação da ASSOCAMPOS podem realizar a devolução das embalagens vazias também na Central Ponta Grossa ou em um dos Postos de recebimento situados nos municípios de Irati e Prudentópolis. Lembrando que o funcionamento das unidades de recebimento tem dias específicos e horários:

Irati — Segunda e terças-feira das 8 horas às 16 horas.

Prudentópolis — Quinta e sexta-feira das 8 horas às 16 horas.

Ponta Grossa — Segunda a quinta-fera das 8 horas às 17 horas e na sexta-feira das 8 horas às 16 horas.

 

LOGÍSTICA REVERSA 

A ASSOCAMPOS, mesmo em meio a pandemia do Coronavírus, tem feito seu trabalho em parceria ao inpEV — Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias em favor do meio ambiente e das futuras gerações — até a presente data (15/05/2020) foram recebidas cerca de 350 toneladas de embalagens vazias de defensivos. Embalagens estas que foram retiradas do campo e enviadas novamente a indústria para feitio de novas embalagens para defensivos ou na fabricação de tubulação de esgoto, conduítes entre outros objetos que não entre em contato com ser humano ou animais, ou encaminhadas para incineradores licenciados para a destruição.

 

A ASSOCAMPOS é uma entidade sem fins lucrativos, de utilidade pública de que representa atualmente 53 empresas associadas (canais de distribuição) em suas obrigações e responsabilidades no atendimento a Lei Federal 9.974/00 regulamentada pelo Decreto Federal 4.074/02. Responsabilidades e obrigações estas que fazem parte do Sistema Campo Limpo, para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil. Abrangendo todas as regiões do país, o Sistema tem como base o conceito de responsabilidade compartilhada entre agricultores, indústria, canais de distribuição e poder público, conforme determinações legais, o que tem garantido seu sucesso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Grossa - PR
Atualizado às 10h18 - Fonte: Climatempo
14°
Tempo aberto

Mín. Máx. 20°

14° Sensação
12.3 km/h Vento
44.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Geada
Sexta (29/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 22°

Sol
Ele1 - Criar site de notícias