Sábado, 21 de Maio de 2022
12°

Poucas nuvens

Castro - PR

Cooperativismo EXPOFRÍSIA

ExpoFrísia chega a sua 15ª edição como referência em qualidade produtiva

Feira acompanhou a evolução da cadeia leiteira na região dos Campos Gerais do Paraná desde a introdução de animais puro de origem até a verticalização da produção

09/05/2022 às 14h30
Por: Redação
Compartilhe:
Evento acontece de 12 a 14 de maio no Parque de Exposições Frísia, em Carambeí (PR)
Evento acontece de 12 a 14 de maio no Parque de Exposições Frísia, em Carambeí (PR)

A ExpoFrísia, uma das principais feiras de gado leiteiro do Brasil, completa 15 anos de história em 2022, após duas edições adiadas devido à pandemia de Covid-19. A feira é referência em qualidade genética, manejo e desempenho dos animais, com criadores, cooperados da Frísia, que investem constantemente em tecnologia. A ExpoFrísia acontece de 12 a 14 de maio no Parque de Exposições Frísia, em Carambeí (PR). A feira é organizada pela Frísia Cooperativa Agroindustrial.

O município de Carambeí alcançou mais de 224 milhões de litros de leite em 2021, se tornando, junto com Castro, a mais expressiva bacia leiteira do Brasil. Esse cenário é reflexo do trabalho de informação, troca de experiências e investimentos em feiras. Luciano Tonon, coordenador de Cooperativismo da Frísia, conta que, inicialmente existia a Expoleite, evento em que cada ano uma das cooperativas co-irmãs (Frísia, então Batavo, Castrolanda e Capal) era a realizadora.

Depois, foi realizada a ExpoBatavo, que teve um hiato de dois anos até voltar em 2005 como ExpoCarambeí, nome que perdurou até 2011. No ano seguinte, é criada a ExpoFrísia. “A nossa exposição é uma vitrine de tudo que é feito hoje em termos de cadeia, e que começou em 1947 quando chegou o gado puro de origem da raça holandesa”, conta Tonon.

VEJA MAIS SOBRE O ASSUNTO EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Raça Holandesa

“É o momento que as vacas saem da fazenda para a cidade, que o produtor mostra o que tem de melhor em termos de genética e melhoramento animal para competir com os outros expositores, mas, ao mesmo tempo, mostrar para o consumidor como ele trabalha”, afirma Pedro Guimarães Ribas Neto, superintendente substituto da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH).

Ribas Neto destaca ainda que a ExpoFrísia promove o conhecimento técnico, a troca de experiências e incentiva a sucessão. “Passo gigantesco para que o filho do produtor tome gosto pelo negócio, com outra perspectiva”, conta 

A APCBRH, que completará 70 anos em 2023, é uma entidade que acompanha o desenvolvimento da pecuária leiteira na região dos Campos Gerais, “desde os primórdios com a chegada dos imigrantes, quando montaram a primeira fábrica de queijo para atender os trabalhadores da ferrovia”, explica o superintendente. Ele destaca que a produtividade dos animais alcança um alto patamar também devido ao uso da tecnologia com apoio da APCBRH nos serviços de Controle Leiteiro, Registro de Animais e Classificação para Tipo, sempre identificando os animais superiores nos rebanhos para melhoramento.

“Desde as primeiras exposições, como ExpoBatavo, depois ExpoCarambeí e, agora, ExpoFrísia, nós sempre auxiliamos nos trabalhos de julgamento dos animais, fazendo as inscrições, gerando os catálogos, trabalhando na pista auxiliando o jurado e fazendo a conferência individual de cada animal”, destaca.

A associação, que terá um estande na ExpoFrísia, apresentou o relatório 2021 que mostra o desempenho produtivo da região. Carambeí é um dos principais municípios que têm criadores com vacas chamadas vitalícias, ou seja, que produzem mais de 100 mil quilos de leite ao longo da vida.

Luciano Tonon também lembra outro ponto fundamental para o atual desempenho da pecuária leiteira. “O que favoreceu esse aumento da produção foi o retorno da cooperativa à industrialização, com a construção da Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL) em 2011, investimento que é uma garantia da compra da produção, além de colocar o cooperado como acionista do novo negócio”, explica.

A ExpoFrísia, que expõe o gado Holandês Vermelho e Branco e Preto e Branco, terá a apresentação ainda do Catálogo de Touros da Intercooperação, em que serão expostas as melhores genéticas de animais para auxiliar os criadores nas escolhas do plantel.

VEJA MAIS SOBRE O ASSUNTO EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Confira
Quinta feira, 12/05
17h às 20h: Palestras técnicas
19h às 20h30: Palestras mercado do agronegócio 

Sexta feira, 13/05
9h: Julgamento Jovem HVB
13h: Julgamento Jovem HPB
17h30 às 19h: Clube de Bezerras 

Sábado, 14/05
9h: Copa dos Apresentadores
10h30: Julgamento Adulto HVB
15h: Julgamento Adulto HPB
18h: Julgamento final

Serviço
15ª ExpoFrísia

Data: 12 a 14 de maio (quinta a sábado)
Horário: Quinta: 17h às 20h30
                Sexta: 9h às 19h
                Sábado: 9h às 18h
Local:      Parque de Exposições Frísia
                 Anexo ao Parque Histórico de Carambeí
                 Avenida dos Pioneiros, 4.050
                Carambeí (PR)
Entrada gratuita mediante inscrição prévia no site: www.expofrisia.com.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR Atualizado às 18h29 - Fonte: ClimaTempo
12°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 19°

Dom 19°C 5°C
Seg 20°C 9°C
Ter 22°C 10°C
Qua 24°C 10°C
Qui 24°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias