Sábado, 21 de Maio de 2022
11°

Poucas nuvens

Castro - PR

Ovinocultura OVINOS

Dicas para Estação de Monta em Ovinos

O sucesso da Estação de Monta em Ovinos devem ser considerados vários fatores, entre eles, nutrição, sanidade, marcação, coleta e interpretação de dados.

24/01/2022 às 17h23 Atualizada em 15/02/2022 às 15h29
Por: Redação Fonte: Toninho Anhaia
Compartilhe:
Realizar um ótimo manejo da Estação de Monta em ovinos é fundamental para garantir alto número de nascimentos. Fotos Toninho Anhaia.
Realizar um ótimo manejo da Estação de Monta em ovinos é fundamental para garantir alto número de nascimentos. Fotos Toninho Anhaia.

Fazer adequadamente o manejo da Estação de Monta em ovinos é fundamental para garantir alto número de nascimentos, altas taxas de sobrevivência e o bom desempenho dos cordeiros produzidos, seja para corte ou genética.

Veja aqui o vídeo sobre o assunto

Um dos fatores importantes é a observação dos animais e coleta de dados para tomada de decisão, portanto o ovinocultor deve ficar atento ao desempenho tanto dos reprodutores quanto das matrizes.

A ovinocultora da Agropecuária Maré, Renata De Jager, possui um rebanho de 800 matrizes no município de Castro e atua tanto no melhoramento genético como na venda de reprodutores e ovinocultura de corte junto ao Cordeiro Castrolanda. "Na nossa cabanha temos rebanho de matrizes puras e comercial para o Cordeiro Castrolanda. Fazemos indução de cio para termos cordeiros o ano todo e assim formarmos lotes para confinamento de abate. Já no rebanho de matrizes puras fazemos, protocolo, transferência de embrião e inseminação artificial, pois são animais focados no melhoramento genético.", conta Renata.

A Renata destaca que para se ter uma boa taxa de prenhez é necessário que as ovelhas tenham uma condição corporal adequada, uma boa classificação, sanidade e bem-estar. "Já nos reprodutores tem que ser feito o exame andrológico, antes da estação de monta. Isso é importante para saber se o semem está adequado para que haja a cobertura das ovelhas.", explica a ovinocultura.

Outra dica importante é a condição nutricional do rebanho, ou seja, o manejo da alimentação deve estar em dia, ou seja, o alimento deve ter condições ideais para que a ovelha ganhe peso durante toda a estação de monta. "Uma ovelha bem alimentada, que ganha peso, principalmente na época de acasalamento, torna-se mais fértil e apresenta condições de nascimentos gemelares. Sem falar que uma boa nutrição reduz o índice de ovelhas vazias no rebanho.", salienta Renata.

O agrônomo da ITC do Brasil, Patrick Nienhuys, salienta que a tosquia bem feita é um fator que ajuda a ovelha no período da monta. " A pesquisa além de fazer a limpeza do animal, ajuda também no conforto térmico o que motiva a ovelha a se alimentar melhor. Esse tipo de tosquia funciona como um "flushing natural", já que a ovelha aumentará o consumo alimentar. Isso irá afetar na taxa de ovulação nas ovelhas, ou seja, uma ovelha bem nutrida, seu organismo entende que tudo está certo e acaba respondendo melhor", conta o agrônomo.

Patrick Nienhuys, explica que existem algumas ferramentas simples que ajudam o ovinocultor a observar o desenvolvimento do rebanho. "Uma ferramenta simples que ajuda o produtor a monitorar o rebanho é usar o Colete Peitoral para carneiros e rufiões com o Bloco de Monta, o qual é feito de cera para identificação de cio, usado em carneiros e rufiões. Com este Bloco de Monta fica fácil visualizar se as ovelhas foram montadas, se estão em cio e acompanhar assim o que acontece no rebanho.", conta Patrick. Ele também fala que caso o produtor não queira usar o colete ele pode usar um bastão identificador no peito do carneiro ou do rufião.

A Renata explica que após observar as ovelhas marcadas elas passam por um exame de ultrassom para ver se ficaram prenhas. "As prenhas são separadas e vão para um pique específico e as que não emprenharam voltam para a monta natural.", conta Renata.

Uma ferramenta muito usada para inseminação artificial ou transferência de embrião é a maca. O agrônomo Patrick revela que existe uma maca com vários estágios e com amarras de fácil utilização. "Na ITC do Brasil, foi desenvolvida uma maca que facilita a contenção da ovelha, seja para inseminação, artificial, ou transferência de embrião. A maca imobiliza com conforto e segurança o animal e oferece condições ideais para operador. Um detalhe importante deste equipamento é que foi introduzido um sistema com mordedores que facilitam o travamento e destravamento das patas das ovelhas, o que otimiza o trabalho.", explica Patrick.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR Atualizado às 19h50 - Fonte: ClimaTempo
11°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 19°

Dom 19°C 5°C
Seg 20°C 9°C
Ter 22°C 10°C
Qua 24°C 10°C
Qui 24°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias