A organização das visitas foi realizada pela presidente da CAPADR, a deputada Aline Sleutjes (PSL-PR). Ela e os demais deputados querem colher subsídios e informações sobre os problemas enfrentados pelo setor leiteiro em várias regiões do Brasil.
A deputada Aline explica que a intenção da caravana é conhecer as diversas realidades da pecuária de leite de norte a sul do Brasil e colher informações diretamente com os produtores, cooperativas e indústria do leite.
"Nosso objetivo é ouvir, ver, discutir e colher experiências que possam transformar a cadeia do leite. Em cada canto do Brasil pudemos ver a realidade do produtor e ver como podemos resolver determinadas situações e partilhar as boas experiências para podermos juntos através de políticas públicas focadas na realidade fazer o setor crescer de maneira sustentável.", conta a deputada.
Veja uma reportagem em vídeo sobre o assunto:
Em relação à visita no CTP a deputada pode observar em um mesmo espaço a realidade de unidades diferentes, uma com 15 hectares e 50 vacas em lactação da raça Jersey, a qual se assemelha uma propriedade familiar. Já outra com 100 hectares e que conta com 150 vacas da raça Holandesa em lactação e já se assemelha a uma atividade industrial. "No CTP pudemos perceber que a pequena propriedade familiar pode ser transformada com o conhecimento. Aqui o produtor e a produtora, podem fazer o curso gratuitamente e obter informações de gestão, manejo e técnicas importantes que podem transformar sua realidade.", explica. Ela disse que é importante mostrar o centro aos demais integrantes da comissão para que o conhecimento e a sua difusão, sejam ferramentas fundamentais para o crescimento sustentável da cadeia do leite.
O deputado federal e coordenador da Agricultura Familiar da FPA, Celso Maldaner (MDB-SC), ficou surpreso com o trabalho realizado pelo CTP e acredita que a proposta do centro vem colaborar com o desenvolvimento da Agricultura Familiar de Santa Catarina e do Brasil.
"Aqui visitamos uma unidade proporcional às muitas que temos em Santa Catarina e percebemos na apresentação e conversando com os alunos produtores e gestores do centro que o conhecimento faz toda a diferença. Temos que mostrar para a indústria que é importante pagar bem o produtor que produz com qualidade.", fala o deputado.
Outro deputado federal que visitou a unidade foi Nelson Barbudo (PSL-MT), ele salientou que ficou feliz em ver um CTP, uma entidade que trabalha a mais de 55 anos em favor da pequena propriedade rural.
"Fico muito feliz em conhecer um Centro que faz a diferença há mais de 50 anos aqui na região levando conhecimento e sustentabilidade para a agricultura familiar. Temos que mostrar isso para o Brasil e assim, fortalecer a nossa cadeia leiteira para podermos aumentar a produção de leite no Brasil.", conta Nelson.
O deputado federal e representante da Frente Parlamentar do Cooperativismo, Evair de Mello (PSL-ES), acredita que o trabalho desempenhado pelo Centro é muito importante para o setor, por ser adaptado à realidade do pequeno e do grande produtor.
"O que me chamou a atenção foi a unidade dedicada ao pequeno produtor e pode ser aplicada em nosso estado. Uma unidade com uma média de 1400 litros por dia e que obteve um lucro líquido de R$ 30 mil isso tirando os demais custos, como funcionário, alimentação, medicamentos entre outros. Tudo isso porque eles trabalham gestão, manejo e genética em uma área de 15 hectares, portanto este trabalho deve ser divulgado para que todos os pequenos produtores possam aplicar esta metodologia e assim melhorar seus índices de produtividade e sustentabilidade.", afirma o deputado.
PRESENÇAS – Participaram do evento os deputados federais, Aline Sleutjes (PSL-PR), Evair Melo (PSL-ES), Nelson Barbudo (PSL-MT), Celso Maldaner (MDB-PR), Luizão Goulart (Republicanos PR) e representantes do IDR-Paraná, Embrapa, Ocepar, Faep, Castrolanda, Frísia, Capal, Sistema OCB, Coopeavi, Selita, Abraleite.
CTP há mais de 55 anos transformando a realidade de pecuária de leite
Acompanhe o video institucional do CTP.
O Centro de Treinamentos para Pecuaristas (CTP), em Castro, nasceu em 1966 e fica no município de Castro, na Fazenda Capão do Cipó, de propriedade do Patrimônio da União e hoje atua em conjunto com o Senar/Paraná. No local são aplicados cursos gratuitamente às pessoas interessadas em ingressar na atividade da pecuária de leite. O local atende o Paraná e também outros estados, tanto que recentemente produtores do estado do Espírito Santo, passaram pelo centro para aprimorar o conhecimento sobre a atividade.
O Centro de Treinamentos para Pecuaristas (CTP) e comandado pelo diretor-executivo Enio Karkow, ele explica que a filosofia aplicada é "Aprender a fazer, fazendo", para transformar a realidade do produtor.
"Aqui alinhamos a teoria e prática e temos a visão estratégica para o desenvolvimento da pessoa através da capacitação, treinamento e formar pessoas aptas para atividade leiteira.", conta Enio.
Ele explica que o local possui estrutura com salas de aula, alojamento, refeitório e duas (02) unidades, uma focada no pequeno produtor rural e outra para o grande produtor. O aluno se hospeda e passa a semana na fazenda, aprendendo os detalhes do trabalho. Uma combinação perfeita entre sala de aula e vivência profissional, numa propriedade que produz mais de 10 mil litros por dia, em duas unidades de produção. Os treinamentos são oferecidos de segunda a sexta, sem custos para o produtor rural com despesas de hospedagem, alimentação e materiais instrucionais.