Quarta, 24 de Julho de 2024
22°

Parcialmente nublado

Castro, PR

CTP CURSO MOTOR ELÉTRICO

Curso Motores Elétricos: Gratuito em Castro (PR)! Domine a tecnologia e aumente a produtividade no campo

Em meio a desafios elétricos no campo, o CTP de Castro capacita produtores rurais, fornecendo conhecimentos essenciais para a manutenção de motores elétricos e instalações corretas, minimizando prejuízos e aumentando a eficiência nas propriedades rurais.

11/07/2024 às 09h12 Atualizada em 11/07/2024 às 09h48
Por: Redação
Compartilhe:
Capacitação em motores elétricos: Domine a tecnologia e aumente a produtividade no campo com os cursos gratuitos do CTP em Castro no PR. Foto Toninho Anhaia
Capacitação em motores elétricos: Domine a tecnologia e aumente a produtividade no campo com os cursos gratuitos do CTP em Castro no PR. Foto Toninho Anhaia

O Centro de Treinamento para Pecuaristas (CTP) de Castro, no Paraná, oferece diversos cursos gratuitos voltados à pecuária leiteira e à eletricidade rural. Entre eles, destacam-se os cursos de "Manejo de gado leiteiro para produtores", "Manejo de gado leiteiro para funcionários" e Ïnseminação Artificial em gado leiteiro", além de "Eletricista rural" e "Motores elétricos" em parceria com o Sistema Faep/Senar e Sindicato Rural. 

Com mais de 50 anos de atividade, o CTP já formou mais de 17 mil pessoas de inúmeros estados. Os cursos incluem hospedagem, alimentação, apostilas e materiais didáticos, oferecendo uma formação completa e gratuita para os participantes.

Francisco de Paula Medeiros, instrutor experiente do SENAR na área elétrica, enfatiza a importância da capacitação em eletricidade para o campo, ressaltando a necessidade de suprir a carência de conhecimento técnico entre os produtores rurais. "O produtor rural é muito deficiente nessa área elétrica. Hoje, as propriedades têm muitos motores elétricos e os problemas são variados, coisas que o próprio produtor podia resolver, mas eles não têm conhecimento. Isso gera prejuízo em vários aspectos: serviço que deixa de ser feito e custos elevados por falta de manutenção, como uma instalação correta. Isso prejudica bastante o produtor.", explica Francisco.

Continua após a publicidade
Anúncio

  ACOMPANHE AQUI A REPORTAGEM EM VÍDEO NO CANAL MINUTO RURAL. ATIVE AS NOTIFICAÇÕES E ACOMPANHE NOSSAS REPORTAGENS   

Ele enfatiza a necessidade do curso para capacitar os produtores a resolverem problemas elétricos de forma eficiente. "Nós passamos as maiores informações para que ele possa desenvolver um trabalho eficiente com motores elétricos. O curso tem uma carga horária de 40 horas, divididas em cinco dias, com teoria e prática, incluindo a instalação elétrica de motor. Um dos pontos fortes é que o pessoal aprende a resolver os problemas na propriedade, ajudando a economizar e levando menos prejuízo e melhorando sua eficiência." conta o instrutor.

Continua após a publicidade
Anúncio
Alunos do curso de eletricidade rural durante aula prática no CTP de Castro. Foto Toninho Anhaia

 

Experiência Prática e Teórica

O curso é essencial tanto para trabalhadores quanto para proprietários rurais, pois oferece uma visão completa e prática sobre motores elétricos. "Depois desse curso, o pessoal sai daqui vendo que não existe nenhum segredo em motores elétricos que não possam resolver. A falta de conhecimento gera problemas, como consumo exagerado de energia elétrica e instalações deficientes. A segurança também é um ponto importante. Aqui, no curso, eles colocam a mão na massa, com teoria e prática", destaca Francisco.

A construção dos paineis usados em leiterias, aviários e outras instalações rurais é outro ponto de destaque. "O curso é exclusivo de motores elétricos, mas temos um curso de eletricista que aborda instalações de barracão, residência, dimensionamento de material e segurança. Sempre sugerimos que o pessoal faça primeiro o curso de eletricista e depois o de motor, pois uma coisa completa a outra, mudando a visão na propriedade rural", conclui.

 

Capacitação em Motores Elétricos Transforma Realidade de Produtores Rurais: Mais Autonomia, Economia e Eficiência

Claudemir Knop, fumicultor do município de Paulo Frontin, compartilha sua experiência em participar do Curso de Motores Elétricos oferecido pelo CTP. "Motivado pela curiosidade, iniciei o curso de Eletricista Rural. Ao longo das aulas, me fascinei pela sequência de motores, agregando ainda mais valor à minha experiência. O objetivo principal era adquirir conhecimento para otimizar a eficiência na agricultura. Hoje em diante qualquer problema em um motor da propriedade, consigo solucioná-lo com autonomia, sem depender de assistência em momentos inoportunos como finais de semana ou feriados. Essa conquista se estendeu à minha casa, onde pude realizar a instalação elétrica completa, gerando economia significativa. Apesar de alguns considerarem o curso uma perda de tempo, vejo-o como um investimento duradouro em aprendizado e lucro, pois me proporciona conhecimento para toda a vida", afirma Claudemir.

Esmael Luciano Lopes, operador de secador em uma fazenda em Tibagi, enfatiza a importância do conhecimento adquirido. "Busquei o  curso para aprofundar meu conhecimentos na área elétrica, especialmente em painéis de contato e contatores, pois usamos isso em nossa  unidade em Tibagi. A combinação de teoria e prática em apenas cinco dias foi fundamental para aprimorarmos nossa compreensão sobre motores elétricos. Essa metodologia aplicada aqui no CTP, que uniu teoria e prática no mesmo ambiente, proporcionou um aprendizado dinâmico e eficaz. Além disso, o curso proporcionou a oportunidade de construirmos novas amizades e vivenciarmos um ambiente agradável e acolhedor", destaca Esmael.

Outro aluno, o André Zientara, agricultor de Paulo Frontin, destaca como o curso tem ajudado a melhorar a instalação elétrica em sua propriedade e evitar a queima de motores. "Nosso conhecimento era muito básico. Viemos para tentar melhorar o nosso conhecimento e evitar queima de motores, aplicando as técnicas corretas na propriedade para melhorar o manejo e a economia de energia. Muitos prejuízos que acontecem com motores é resultado de uma má instalação, ou mau manutenção dos motores", explica André. Ele acrescenta que o curso é muito interessante, e que a semana proporcionou muito aprendizado que ele pretende aplicar na propriedade rural.

O curso oferecido pelo CTP de Castro é gratuito essencial para capacitar produtores rurais, fornecendo conhecimento prático e teórico sobre motores elétricos e eletricidade rural. As aulas práticas e teóricas, combinadas com a experiência dos instrutores, ajudam a resolver problemas elétricos nas propriedades, economizando custos e aumentando a eficiência. A formação oferecida pelo CTP transforma a realidade dos produtores, tornando-os mais capacitados e autossuficientes.

Para se inscrever no curso Motores Elétrico e em outros oferecidos no CTP de Castro, os interessados devem ligar ou ir ao local (Estrada Maracanã, Km 7 – (42) 99989-1601) ou realizar a inscrição no sindicato rural mais próximo. Cada treinamento possui pré-requisitos técnicos.

 

Instagram

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CTP (@ctpcastro)

 

Facebook

Ele1 - Criar site de notícias