Sexta, 16 de Abril de 2021 10:31
42988489296
Meio Ambiente SUSTENTABILIDADE

IAT distribui mudas nativas para quem entregar lixo eletrônico em Pitanga

Uma tenda montada em frente à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Pitanga recebe equipamentos eletrônicos sem uso até sexta-feira (26). Em troca, os moradores levam para casa uma muda de árvore frutífera produzida nos viveiros do IAT.

25/03/2021 16h40
256
Por: Redação
IAT apoia descarte de lixo eletrônico com distribuição de mudas nativas em Pitanga . Foto: SEDEST
IAT apoia descarte de lixo eletrônico com distribuição de mudas nativas em Pitanga . Foto: SEDEST

Ao levarem equipamentos eletrônicos que não utilizam mais para o descarte correto, os moradores do município de Pitanga, na Região Central do Estado, ganham uma muda de pitanga ou jabuticaba para plantar no local que preferirem. A ação acontece até esta sexta-feira (26). Uma tenda foi montada na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pitanga, respeitando todos os protocolos para evitar a contaminação pelo coronavírus.

O Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, apoia a ação da Prefeitura de Pitanga.

“É do interesse de muitas pessoas descartar o que não funciona mais e só ocupa espaço dentro de casa. Além de apoiar essa ação importante para o meio ambiente, aproveitamos para distribuir mudas e incentivar a comunidade a cada vez mais plantar árvores”, afirmou o chefe regional do IAT em Guarapuava, Elmiro Genero.

A expectativa é destinar 200 mudas de pitanga e jaboticaba à população, até o final desta semana. O gerente de Restauração Ambiental do IAT, Mauro Sharnick, destaca a produção de mudas de espécies frutíferas no Estado.

“O IAT, através dos seus 19 viveiros, produzem mais de 80 espécies nativas, entre elas as frutíferas, como pitanga, araçá e jaboticaba. Elas são muito importantes para a alimentação humana, mas mais ainda para a fauna local”, disse.

LIXO ELETRÔNICO – O posto de coleta de lixo eletrônico de Pitanga tem o objetivo de não devolver à natureza o que ela não produziu. O descarte irregular desses equipamentos pode ocasionar danos ao meio ambiente, impactando a fauna, a flora e a população.

Confira o que pode ser descartado:

Aparelhos de DVD

Aparelhos de som

Aparelhos de Fax

Aparelhos e controles

Aquecedores

Ar condicionado

Bateria de celular

Cabos

Caixa de som

Carregadores

CD-Rom

Celular

Centrais telefônicas

Chapinhas

Placa mãe

Placa de computadores

Conectores

Copiadoras

CPU

Disco Rígido / HD

Estabilizadores

Fios

Fontes

Impressoras

Máquinas fotográficas

Memórias

Modem

Monitor CRT/LCD

Mouse

Nobreak

Notebooks

Pen-drive e similares

Rádios

TVs

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR
Atualizado às 10h25 - Fonte: Climatempo
21°
Muitas nuvens

Mín. 13° Máx. 25°

21° Sensação
14.9 km/h Vento
65.1% Umidade do ar
67% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (17/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 24°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (18/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 22°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias