Sábado, 27 de Fevereiro de 2021 04:30
42988489296
Floresta ERVA-MATE

Fevereiro é época de controle da broca-da-erva-mate, principal praga dos ervais

Antes, o combate a esta praga era realizado com a catação manual dos adultos da broca. Agora, os produtores contam com o Bovemax, um inseticida biológico desenvolvido pela Embrapa Florestas em parceria com a Novozymes.

21/01/2021 08h30
330
Por: Redação
As larvas da broca atacam o tronco das erveiras, construindo galerias que impedem a circulação normal da seiva, resultando no broqueamento das plantas.
As larvas da broca atacam o tronco das erveiras, construindo galerias que impedem a circulação normal da seiva, resultando no broqueamento das plantas.

Chega o mês de fevereiro e o produtor de erva-mate deve estar atento: é época de combater a broca-da-erva-mate (Hedypathes betulinus), também conhecida como besouro corintiano, que é a principal praga destes cultivos. As larvas da broca atacam o tronco das erveiras, construindo galerias que impedem a circulação normal da seiva, resultando no broqueamento das plantas. Quando o ataque é muito intenso, pode causar a morte das árvores.

Antes, o combate a esta praga era realizado com a catação manual dos adultos da broca. Agora, os produtores contam com o Bovemax, um inseticida biológico desenvolvido pela Embrapa Florestas em parceria com a Novozymes. O produto tem, como ingrediente ativo, esporos do fungo Beauveria bassiana, que provoca a morte dos insetos.

“O uso do Bovemax é uma medida efetiva no controle da praga e seu uso é fundamental para a sanidade dos ervais e, consequentemente, para equilíbrio econômico de toda a cadeia produtiva”, explica a pesquisadora Susete Chiarello Penteado, da Embrapa Florestas. “E, mais importante ainda, este combate é feito com um produto biológico, registrado especificamente para a erva-mate junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, sendo esse o único produto com registro para uso na erva-mate, completa.

O produto deve ser aplicado duas vezes por ano: em novembro e fevereiro, e pode ser encontrado em casas agropecuárias. “A Embrapa não realiza a comercialização deste produto, mas a empresa que o fabrica já está abastecendo as casas agropecuárias”, finaliza Susete.

Caso não encontre o produto, informe à casa agropecuária que ela pode adquirir o produto com a fabricante Novozymes pelo telefone (67) 99832-4013 ou entre em contato pelo e-mail [email protected] para saber quais são os pontos de distribuição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR
Atualizado às 04h13 - Fonte: Climatempo
15°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 22°

15° Sensação
23.4 km/h Vento
90.7% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (28/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 22°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (01/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias