A Feicorte foi palco para a apresentação de três cases de sucesso da agropecuária brasileira durante o evento, com foco nas fases de ciclo completo, recria e engorda de gado. Os técnicos responsáveis pelos projetos compartilharam os aprendizados obtidos a partir da prática e da observação e análise dos resultados.
O primeiro case, liderado pelo diretor de Operações Pecuárias e Agrícolas da Agropecuária Maragogipe, Lucas Marques, destacou a importância do melhoramento genético de matrizes no ciclo completo da produção bovina. De acordo com Marques, o processo de evolução da empresa, que atua há mais de 50 anos no Mato Grosso do Sul, ganhou força a partir dos anos 2000 com investimentos em genética.
“O melhoramento genético de matrizes é o grande segredo para formar um rebanho de alto valor produtivo”, afirmou, ao enfatizar a necessidade de capacitar pessoas para sustentar a evolução do negócio.
Na sequência, o gerente de Contas Especiais da Inbra Nutrição Animal, Eduardo Santos apresentou resoluções peculiares ao processo de recria. Como explicado pelo profissional, o sucesso na fase avançada da produção depende de um planejamento planejado às metas de desempenho.
“É essencial calibrar as expectativas, definir o modelo de receita e avaliar a estrutura disponível antes de qualquer suplementação”, apontou, ao também alertar sobre os cuidados com a origem dos alimentos oferecidos aos animais, combinando pastagem e suplementos frente ao custo-benefício do processo.
Para encerrar a rodada de entregas, o gerente técnico da MFG Agropecuária, Adriano Umezaki, abordou uma fase de engorda ao focar em métricas e controle. Como explicado o profissional, conhecer as precisão dos custos e manter o padrão nos processos são fatores determinantes para o bom desempenho dentro da porta.
“A fase de engorda exige atenção tanto às estatísticas operacionais quanto às variáveis ​​não mensuráveis, como padronização e estabilidade do trato”, disse, ao indicar o uso de softwares de gestão para garantir eficiência e controle das dietas.