A definição das últimas vagas do Ciclo Morfológico 2025 veio em um domingo (22/6) de disputa acirrada na Etapa da Passaporte de Gaspar (SC). Foi da categoria mais concorrida em pista, que contou com 16 éguas adultas, que saiu a Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça Crioula: Insígnia da Vendramin (box 106). Segundo o jurado Telmo de Oliveira Peixoto, que foi acompanhado de Thierry Chaves de Oliveira, faltaram vagas tamanho o gabarito das fêmeas apresentadas na fila final neste domingo. Insígnia da Vendramin superou as adversárias pelo que o jurado classificou como uma apresentação de corpo fantástica e diferenciado forro de cernelha. “É uma égua de boa paleta e excelente descida de perna”, completou.
Exposta pelo criador Sady Marcondes Loureiro Neto, da Fazenda Rosal do Cruzeiro, de Palmas (PR), a fêmea zaina é filha de São João do Juncal Pandemônio e Madrugada do Carrachi.
“É uma honra e uma satisfação estar aqui em Gaspar. Ser consagrado com o Melhor Exemplar e conquistar o Grande Campeonato é um reconhecimento do nosso trabalho. Voltamos para casa entusiasmados e ansiosos pela Expointer que logo vem”, disse o pecuarista, que acompanhou a prova ao vivo da beira da pista do Parque Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins.
A qualidade dos machos também foi ressaltada pelo time de jurados. O Grande Campeão da etapa de Gaspar é o cavalo adulto Bravo Tupambaé (Box 55), de Pedro Henrique de Souza, da Fazenda Mariana, de São José do Cerrito (SC). O tostado descende de Sedutor Tupambaé e Óca Tupambaé e venceu pela boa paleta e descida de pena. “É um exemplar de bom tronco”, justificou Telmo de Oliveira Peixoto.
A etapa de Gaspar contou com 110 exemplares inscritos (30 Incentivos e 80 Oficial) e preencheu as últimas oito vagas da Grande Final de Morfologia, que ocorrerá na Expointer 2025. A programação foi uma promoção do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Vale do Itajaí com apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e integrou a Gaspar Expofest 2025. Acompanhando as provas, o prefeito de Gaspar, Paulo Koerich, entregou as premiações aos grandes campeões da etapa.
“Agradeço à ABCCC, aos criadores e a todos os expositores que estão em nossa cidade. É um prazer, uma honra e uma responsabilidade grande tê-los conosco. Queremos que a raça Crioula aqui em Gaspar seja destaque nacional”, frisou o prefeito. A força do Cavalo Crioulo na região também é motivo de orgulho para o secretário do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Vale do Itajaí, João Ricardo dos Santos. “Agradeço ao apoio de todos, especialmente à Prefeitura, ao time comercial e à ABCCC”.
Incentivo
O melhor exemplar Incentivo foi a fêmea RE Vivaracha (box 22). A decisão, segundo o jurado, veio pela terminação de garupa e bom relevo muscular. “Tem retangularidade, boa paleta e caminha com facilidade”, destacou Peixoto. A gateada é filha de Del Oeste Zorrino e Nascente da Cabanha Santa Fé e foi exposta pelo criador Evaldo Francisco da Rosa, da Estância Liberdade, de Rolante (RS).
O Ciclo Morfológico do Cavalo Crioulo 2025 conta com patrocínio de Supra, Vetnil, John Deere e Florestal