Ao longo da sexta-feira (20), a Feicorte recebeu o Simpósio ReprodOeste – Estação de Monta: o Bezerro 2027, que reuniu especialistas para debater estratégias mais específicas ao futuro da pecuária em Presidente Prudente (SP). A abertura foi conduzida pelo médico-veterinário, doutorando e consultor da MIYA Consultoria, Alex Arikawa Miyasaki, que ressaltou a relevância do planejamento e da integração entre gestão, nutrição, sanidade e reprodução para atualização dos resultados na criação de bezerros. “A proposta foi trazer um panorama de manejo para que o bezerro de 2027, que comece a ser planejado agora, seja produzido com decisões assertivas na estação de montagem atual”, afirmou.
A programação contou com a palestra “Da pastagem ao bezerro: Nutrição de Vacas de Corte”, ministrada pelo zootecnista Marco Antônio Gambale, da Pecuarizze Gestão. Em seguida, o professor Amauri Alcindo Alfieri, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), tratou da “Sanidade Reprodutiva: Preparando o Bezerro de 2027”.
No período da tarde, o simpósio trouxe a professora Fabiola Cristine de Almeida Rego, da Universidade Norte do Paraná (Unopar), para falar sobre “Desmama Eficiente, Retorno Rápido à Ciclicidade: A Dupla Função do Creep Feeding ”. O técnico da Corte da Semex, Lucas Azzolini, bordou “Genética Aplicada no Campo: O Futuro dos Rebanhos Comerciais”. Por fim, o consultor Marcelo Zoccolaro Costa ministrou a palestra “Reprodução no Alvo: Dominando a Estação de Monta para Maximizar Resultados”.
Miyasaki ainda reforçou a relevância do tema do simpósio para a cadeia produtiva. "A Feicorte abordou a discussão sobre o animal terminado, pronto para o abate. No simpósio, o debate se concentrou em como atender às exigências atuais do mercado. O objetivo deixou de ser o bezerro commodity para se tornar um exemplar com potencial de maior valorização", concluiu.