Sábado, 21 de Junho de 2025
12°C 19°C
Castro, PR
Publicidade

Programa de fauna da Ponte de Guaratuba já monitorou 18 mil animais, incluindo espécies raras

O objetivo do programa é assegurar que o empreendimento seja executado de forma sustentável e que atenda todas as exigências ambientais legais. Nesse contexto, o trabalho garante o monitoramento contínuo da biodiversidade local, com atenção especial às espécies sensíveis e ameaçadas.

Por: Redação Fonte: AEN
06/06/2025 às 10h02
Programa de fauna da Ponte de Guaratuba já monitorou 18 mil animais, incluindo espécies raras
Programa de fauna da Ponte de Guaratuba já monitorou 18 mil animais, incluindo espécies raras Foto: Consórcio Supervisor Ponte de Guaratuba

A Ponte de Guaratuba, uma das maiores e mais aguardadas obras do Litoral do Paraná, contempla um programa de monitoramento ambiental robusto, o qual já monitorou 18 mil animais. Os dados são contabilizados no relatório do Programa de Fauna do empreendimento e incluem aves, mamíferos, répteis, anfíbios, peixes, macrofauna bentônica (organismos que vivem no fundo de ambientes aquáticos) e crustáceos.

O objetivo do programa é assegurar que o empreendimento seja executado de forma sustentável e que atenda todas as exigências ambientais legais. Nesse contexto, o trabalho garante o monitoramento contínuo da biodiversidade local, com atenção especial às espécies sensíveis e ameaçadas. Nesta semana, as obras da ponta chegaram a 60% de execução, de acordo com o relatório de obras do mês de maio. Uma das novidades é com o andamento das obras dos acessos.

De acordo com o coordenador ambiental do Consórcio Supervisor Ponte de Guaratuba, Robson Felipe do Valle, um dos resultados mais positivos do programa é a constatação de que há registros recorrentes de espécies sensíveis nas proximidades do empreendimento, o que sugere que os trabalhos ambientais são eficazes.

Continua após a publicidade
Anúncio

“A presença de espécies como o bugio-ruivo e a lontra em áreas próximas às obras, demonstra a resiliência da fauna local e a efetividade das medidas de gestão ambiental implementadas”, afirma.

“Para o meio ambiente, o maior benefício é a geração de dados atualizados e confiáveis sobre a fauna silvestre local, o que contribui para a conservação da biodiversidade da região. Para a comunidade, o programa fortalece a percepção da importância da proteção ambiental, para a valorização do patrimônio natural local e pode fomentar a educação ambiental e o turismo sustentável, especialmente em áreas de entorno como o Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange e a Baía de Guaratuba”, explica o coordenador ambiental.

ESPÉCIES RARAS E AMEAÇADAS  O Programa de Fauna registrou até o momento, algumas espécies de animais considerados raros, como o sapinho-pulga (Brachycephalus sulfuratus), a falsa-coral (Siphlophis pulcher), gavião-pombo-pequeno (Amadonastur lacernulatus) e o papagaio-da-cara-roxa (Amazona brasiliensis).

Continua após a publicidade
Anúncio

Durante os monitoramentos, também foram registradas espécies ameaçadas, como a lontra (Lontra longicaudis), gato-maracajá (Leopardus wiedii), raia-viola (Pseudobatos percellens), cavalo-marinho (Hippocampus cf. erectus), tartaruga-verde (Chelonia mydas), maçarico-acanelado (Calidris subruficollis) e figuinha-do-mangue (Conirostrum bicolor).

A raia-viola (Pseudobatos percellens), espécie ameaçada, com formato diferente e que lembra uma viola, atua no revolvimento do sedimento e na circulação dos nutrientes, sendo fundamental para o equilíbrio dos ambientes marinhos e estuarinos.

O gavião-pega-macaco (Spizaetus tyrannus), uma imponente águia brasileira, sempre impressiona pela força e beleza. As abelhas-das-orquídeas, além de fascinantes, com suas cores metálicas, são polinizadoras essenciais para plantas nativas. A perereca-marsupial (Fritziana mitus), as fêmeas da espécie carregam os ovos em um tipo de bolsa nas costas, lembrando os marsupiais (gambás, cuícas). E os morcegos, únicos mamíferos que voam, usam a ecolocalização para se orientar e buscar alimento, e ainda são essenciais na polinização.

LEGADO AMBIENTAL – A bióloga do Consórcio Supervisor Ponte de Guaratuba, Aline Prado, acredita que a construção da Ponte de Guaratuba deixa um legado fundamental para o estudo e pesquisa ambiental no Litoral do Paraná.

“A Baía de Guaratuba é muito biodiversa e ainda se mantém conservada. A cada campanha que realizamos, novas espécies são registradas, algumas delas até então com pouco conhecimento científico sobre sua biologia, ecologia e estado de conservação. E esse monitoramento tem gerado informações valiosas sobre a ocorrência de algumas espécies. Além disso, com a construção da ponte, o acesso à região será facilitado, o que deve incentivar ainda mais pesquisas sobre a fauna local e a visita à região para avistamento de diversas espécies”, ressalta a bióloga.

“O principal legado da ponte é a implementação de um monitoramento de fauna comprometido com a conservação da biodiversidade local e alinhado às diretrizes do licenciamento ambiental. O monitoramento vem sendo conduzido em conformidade com o que foi estabelecido. Além disso, a atuação da fiscalização e supervisão ambiental tem sido fundamental para garantir que todas as atividades sejam executadas em consonância com as normas e com os objetivos de conservação e proteção da fauna”, enfatiza

CAMPANHAS – As Campanhas de Monitoramento de Fauna seguem as legislações vigentes do licenciamento ambiental, sobretudo a Portaria IAT N.º 12/2024, que estabelece diretrizes para estudos de fauna em processos de licenciamento ambiental no Estado do Paraná.

Para empreendimentos viários, como é o caso da Ponte de Guaratuba, a portaria estabelece a execução pretérita de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e posteriormente, o licenciamento trifásico, que compreende três etapas de monitoramento durante a Licença Prévia, de Instalação e de Operação.

 

Para a fase de Licença Prévia, ou seja, pré-obra, foram executadas duas campanhas com intervalo trimestral para caracterizar o ambiente e as espécies antes das obras. Após a emissão da licença de Instalação, são executadas campanhas com intervalos trimestrais durante toda a instalação, totalizando 8 campanhas.

Na fase de Operação, serão executadas mais oito campanhas com intervalos semestrais, totalizando quatro anos, visando acompanhar a biodiversidade local após a finalização das obras e durante a operação da ponte. Todas as campanhas contemplam as diferentes estações, visando identificar e acompanhar os padrões sazonais das espécies na região.

Após a realização de cada campanha, são elaborados relatórios consolidados contendo as listas de espécies registradas, sobretudo as ameaçadas, raras e endêmicas, bem como os resultados obtidos e análises.

Os documentos são inicialmente submetidos à fiscalização do DER e à supervisão ambiental, a fim de verificar o cumprimento das exigências contratuais, do Termo de Referência, e a conformidade com o que foi estabelecido no PBA (Programa Básico Ambiental), no plano de trabalho e nas condicionantes ambientais. Após essa análise preliminar, os relatórios e respectivos dados são encaminhados ao IAT e ao ICMBio para fins de acompanhamento e parecer técnico.

DIA DO MEIO AMBIENTE  Desde 1974, o dia 5 de junho é marcado como o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas para reforçar a importância do Meio Ambiente.

OBRA DA PONTE DE GUARATUBA – A obra, prevista para ser entregue em abril de 2026, é do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). Ela pode ser acompanhada em tempo real através das câmeras de monitoramento, acessando a página www.pontedeguaratuba.pr.gov.b

frente fria Há 14 horas

Tempestades e baixas temperaturas: frente fria traz mudanças bruscas a partir de domingo

Previsão é de tempestades no domingo e na segunda-feira, com quedas de temperaturas na terça e na quarta, com previsão de ficarem negativas em várias regiões do Estado.

Com R$ 70,4 milhões em radares, Paraná terá a melhor cobertura meteorológica do país Foto: Alessandro Vieira/SESA
MONITORAMENTO Há 2 dias

Investimento de R$ 70,4 milhões: Paraná inicia contratação da melhor cobertura meteorológica do País

O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou a licitação do projeto Monitora Paraná. Serão instalados equipamentos de última geração em Campo Magro, Pontal do Paraná e Jandaia do Sul. Recursos são da indenização da Petrobras, referente ao derramamento de óleo no Rio Iguaçu, em julho de 2000.

Instituto Água e Terra (IAT) estabeleceu novas diretrizes para monitorar a contaminação de águas subterrâneas no Paraná Foto: Patryck Madeira/Arquivo SEDEST-PR
ÁGUA Há 1 semana

Estado consolida critérios para monitoramento preventivo de águas subterrâneas

A Portaria IAT Nº 273, de maio de 2025, consolida os critérios necessários para a execução do programa de Monitoramento Preventivo das Águas Subterrâneas, iniciativa que já era aplicada no Estado pelo órgão ambiental, mas que ainda não possuía um conjunto de normas próprias.

Tereza Cristina incluiu emenda para fortalecimento das infraestruturas resilientes às mudanças climáticas como um dos objetivos da Política Nacional sobre Mudança do Clima. foto Divulgação
emergência climática Há 2 semanas

Comissão de Infraestrutura do Senado aprova projeto sobre emergência climática

Tereza Cristina incluiu emenda para fortalecimento das infraestruturas resilientes às mudanças climáticas como um dos objetivos da Política Nacional sobre Mudança do Clima

Nova queda nas temperaturas começa nesta segunda-feira no Paraná com previsão de geada Foto: Gabriel Rosa/AEN
FRIO Há 2 semanas

Com previsão de geada, temperaturas começam a cair nesta segunda-feira no Paraná

As temperaturas começam a baixar na noite de segunda-feira, e devem ter os menores valores entre quarta e quinta-feira – inclusive com previsão de geada. O tempo ficará seco até o fim de semana.

Castro, PR
13°
Chuva
Mín. 12° Máx. 19°
13° Sensação
2.57 km/h Vento
96% Umidade
81% (0.4mm) Chance chuva
07h03 Nascer do sol
07h03 Pôr do sol
Domingo
18° 13°
Segunda
17°
Terça
10°
Quarta
17°
Quinta
15°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,52 +0,17%
Euro
R$ 6,35 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 598,675,18 -1,12%
Ibovespa
137,115,83 pts -1.15%
Publicidade
Publicidade
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade