Os suinocultores associados da Capal Cooperativa Agroindustrial marcaram presença na primeira edição do “Mês do Leitão”, ciclo de eventos realizado pela cooperativa para ampliar os conhecimentos sobre o setor suinícola. A programação contém palestras técnicas e cafés de negócios com empresas do setor, promoção atualização profissional, troca de experiências e debate sobre os principais desafios da atividade.
As palestras intituladas “5 momentos onde não falhamos, com impacto na vida pré e pós-desmame” e “Desafios sanitários e principais fatores de risco para leitões na maternidade e creche”, destacam pontos essenciais da produção de leitões com foco em qualidade, como a limpeza do ambiente, os cuidados com a matriz e a importância da colostragem para garantir a saúde e o bom desenvolvimento dos animais.
Os especialistas convidados para palestrar no 1º mês do Leitão foram os consultores Anderson Queirós, da Atualtech, e João Xavier, que atua como coordenador técnico de Suinocultura pela Auster Nutrição Animal. As reuniões aconteceram na Associação de Funcionários da Capal (Asfuca).
Anselmo Westphal, de Castro, prestigiou as palestras para se atualizarem às ideias e novas práticas aplicadas à suinocultura. Há quase 20 anos no manejo com suínos, o produtor comenta que a reunião é de extrema importância pelos novos conhecimentos e pela interação com outros suinocultores, já que os mesmos problemas são enfrentados de formas diferentes nas propriedades.
“Equipamentos, tipos de ração e manejos mudaram muito com o tempo, então é necessário que a mão de obra evolua junto com a genética dos animais, a nutrição e a sanidade, e só buscar conhecimento é que consigamos nos atualizar e evoluir com as novidades”, diz.
Durante a Expoleite, feira agropecuária promovida anualmente pela Capal, uma das atrações fixas da programação é o Encontro dos Suinocultores, que neste ano chega à sua oitava edição. A Expoleite 2025 acontece entre os dias 3 e 5 de julho.