Em um domingo de pista pesada em Guarapuava (PR), a 17ª edição da Exposição Passaporte de Outono 2025, no CTG Fogo de Chão, uma fêmea colorada fez dobradinha de títulos. A égua Que Guapa do Ribeirão Bonito (box 62), da Chácara Morada do Sol, de Guarapuava (PR), levou o grande campeonato e o título de melhor exemplar dessa etapa, exposta por Ataíde Lycenko e da criação de Arison Jung.
O animal é filho de Basco Bandido e Jamaica do Ribeirão Bonito. Segundo o jurado Darlei Hess, a égua é muito bonita, feminina, com linha superior firme, bastante profunda, de garupa comprida e potente e patas muito bem anguladas.
“O que priorizamos foram animais de qualidades de aprumos, de boas andaduras quando montadas, bastante harmônicas e muito equilibradas”, resumiu.
Emocionado e já fazendo planos para ir com a família a Esteio para o Freio de Ouro, o expositor Ataíde Lycenko se disse orgulhoso de estar representando o município conhecido como “Pérola do Oeste” e a região centro-sul do Paraná e destacou o trabalho que vem sendo feito pelo cabanheiro Claudio Ribeiro — que foi premiado na exposição — com os exemplares desde que fundou a propriedade, em 2023.
“Me encantei com a docilidade e com a emoção de competir. Fomos buscar o que tinha de melhor na raça e temos um trabalho bem direcionado do seu Cláudio”, enfatizou. A confiança do criador foi destacada por Ribeiro, que ressaltou o empenho para que a criação tenha os melhores resultados — já são três animais passaporteados neste ano. “A gente procura dar todo o suporte e trabalha em equipe”, destacou, ressaltando que o preparo é para que os animais cheguem “nas pontas dos cascos” nas provas e nas exposições de núcleos.
O cavalo Que Guapo do Rio das Pedras (box 33), da Cabanha Chão Sagrado, também de Guarapuava, foi o grande campeão entre os machos. O animal de pelagem zaina é filho do tordilho negro BT Lucero e da zaina Safir do Purunã e foi exposto por Johann Zuber Junior e Esmael Cadore. “Um cavalo com bastante qualidade de avanço, de qualidade de aprumos e bem estruturado”, disse.
Presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Guarapuava (NCCCG), Alexandre de Almeida Flareco, ressaltou o alto nível dos animais nas provas promovidas pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e pelo NCCCG, que contou com 73 animais nas disputas. “Temos uma excelente estrutura e já estamos nos preparando para outras etapas”, disse.
Incentivo
A agenda de sábado (12/04) em Guarapuava foi marcada pelo Campeonato Incentivo. A prova consagrou como Melhor Exemplar a fêmea colorada douradilha salgo direito Obra Prima do Açungui (box 12), da Cabanha Açungui, de Balsa Nova (PR). Grande campeã entre as fêmeas, ela é filha de Alto Astral de Santa Edwiges e Baronesa da Baraúna. O criador e expositor Guilherme Wendler comemorou o resultado. “Para nós é uma alegria imensa. O Incentivo projeta como vai ser no futuro. É uma égua importante na criação e teve um feito exemplar”, afirmou.
Nos machos, a vitória foi para a Cabanha Ilha Velha, de Guarapuava (PR), com o colorado Um Bueno da Ilha Velha (box 5). Ele é filho de Basco Veneno e Orquestra da Ilha Velha.
Próximas Etapas
As etapas da Morfologia de outono seguem em Pato Branco/PR (25/04), Esteio/RS (28/4) e Uberaba/MG (29/4).
O Ciclo Morfológico do Cavalo Crioulo 2025 conta com patrocínio de Supra, Vetnil, John Deere e Florestal.