Quinta, 17 de Abril de 2025
14°C 24°C
Castro, PR
Publicidade

Inovação e inteligência ambiental: Simepar apresenta nova marca e posicionamento

Nova marca representa a renovação do órgão, que completou 32 anos nesta semana. Muito além de monitorar e prever fenômenos naturais, o Simepar combina expertise técnica e dados de alta precisão para transformar informações meteorológicas, hidrológicas e ambientais em conhecimento estratégico.

Por: Redação Fonte: AEN
21/03/2025 às 18h23
Inovação e inteligência ambiental: Simepar apresenta nova marca e posicionamento
Inovação e inteligência ambiental: Simepar apresenta nova marca e posicionamento Foto: Simepar

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) tem uma nova identidade visual. O novo posicionamento da instituição, que completou 32 anos nesta semana, reforça que o Simepar, muito além de monitorar e prever fenômenos naturais, é a maior referência em inteligência ambiental no Paraná, combinando expertise técnica e dados de alta precisão para transformar informações meteorológicas, hidrológicas e ambientais em conhecimento estratégico.

Com uma equipe altamente qualificada e tecnologia de ponta, antecipa cenários e atua na linha de frente da mitigação de riscos climáticos e ambientais, fornecendo previsões robustas, estudos estratégicos e soluções personalizadas.

“Traduzimos complexidade em decisões seguras e assertivas para governos, empresas e sociedade. Entregamos inteligência aplicada que protege vidas, otimiza operações e impulsiona o desenvolvimento sustentável. Nosso compromisso com o interesse público nos coloca como um elo essencial entre ciência, gestão e inovação, assegurando que cada dado gerado seja confiável, relevante e acionável”, ressalta Vanessa D’Ávila, diretora executiva do Simepar. 

Continua após a publicidade
Anúncio

Os meteorologistas pioneiros em nowcasting (previsão de curtíssimo prazo) utilizam modelos numéricos computacionais para gerar previsões para todo o Brasil, por um período de até 15 dias. Para emitir alertas de tempo de alto impacto, a equipe monitora dados de três radares meteorológicos e mais de cem estações hidrometeorológicas próprias, além de dados de outras estações, satélites e redes de detecção de raios, 24 horas por dia. Além de Curitiba, o Simepar tem meteorologistas atuando na Defesa Civil de Santa Catarina e do Espírito Santo. 

NOVA MARCA – A tipografia da nova marca – a quarta utilizada pela instituição – foi escolhida para manter uma conexão com a versão anterior, mas com um design mais contemporâneo e de fácil leitura. O símbolo carrega em sua essência referências à bandeira do Paraná, ao radar meteorológico e às três principais áreas de atuação do Simepar: meteorologia, meio ambiente e agricultura. A brand messaging deixa clara a visão: “Simepar: Antecipamos o futuro para proteger o presente”.

O novo posicionamento de marca também marca um projeto de futuro. O compromisso com a segurança pública e a resiliência ambiental continuará sendo prioridade mas, nos próximos três anos, o Simepar pretende se consolidar como a principal referência em soluções ambientais aplicadas ao setor agropecuário e a gestão de desastres naturais no Paraná, oferecendo consultorias especializadas.

Continua após a publicidade
Anúncio

A inovação será um pilar essencial, com a incorporação de inteligência artificial em pelo menos metade dos produtos, aprimorando a previsão climática e tornando as soluções ainda mais assertivas. 

“O Simepar do futuro será sinônimo de inovação, previsibilidade e impacto estratégico, contribuindo para um Brasil mais resiliente e preparado para os desafios ambientais”, a diretora executiva do órgão.

MUNICÍPIOS – A população paranaense também tem acesso a previsão do tempo para os 399 municípios de forma facilitada no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

"O trabalho do Simepar reduz a vulnerabilidade de cidades a eventos climáticos extremos, auxilia no planejamento de recursos hídricos, dá suporte à logística e abastecimento de energia e proporciona ferramentas para que governos e empresas estejam sempre um passo à frente dos desafios ambientais”, afirma Vanessa D’Ávila.

Quem utiliza os dados do Simepar para proteger a população está satisfeito com o trabalho realizado em conjunto. “A atividade do Simepar é essencial para a Defesa Civil do Paraná. O monitoramento constante e a expertise dos meteorologistas, na coleta e análise dos dados nos abastece com previsões futuras e retratos atuais”, diz o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig.

“Dessa maneira temos informações robustas para a tomada de decisões que vai além da resposta imediata. Dependendo da situação, tanto de chuva, quanto pelos efeitos da estiagem, podemos criar uma rede de apoio aos municípios entre as secretarias do governo ou junto à sociedade civil. Todas essas ações partem dos dados que são gerados pelo Simepar”, ressalta Schunig.

INTELIGÊNCIA E SUSTENTABILIDADE – Everton de Souza, secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, acompanhou o processo de evolução do Simepar e aprovou o novo posicionamento de mercado. “O Simepar é, sem dúvidas, uma das marcas mais importantes e conhecidas do Paraná. Para além da relevância na previsão climática, é um órgão indutor do desenvolvimento sustentável, com laços que vão além das divisas do nosso Estado”, afirma.

“Desde que assumi a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, procurei aproximar o Simepar de todo o governo estadual, ganhando musculatura para ações como a implementação do Monitora Paraná e Monitora Litoral. Essa nova logo, mais moderna, é também a cara de um órgão que soube se reinventar, prestando um serviço cada vez mais essencial para todos os paranaenses”, afirma.

O Simepar do Futuro também é observado pelo secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance. “O Simepar é inteligência pura. Há uma grande competência instalada nessa instituição, mas ainda pouco utilizada por todo o Estado. Quando estive no Simepar para discutir um novo sistema de Cadastro Ambiental Rural (CAR) fiquei surpreso com as possibilidades que se tem de acompanhamento de eventos, da quantidade de informações sobre o Estado, das previsões possíveis. Nós vamos utilizar muito para essa atividade do CAR”, destaca.

HISTÓRIA – O Simepar foi criado através do Decreto Estadual n° 2.152 de 17 de março de 1993. Inicialmente a instituição era regida por um convênio com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), a Universidade Federal do Paraná e o extinto Instituto Agronômico do Paraná.

Sete anos depois, o Decreto n° 2.047 de 2000 transfere o vínculo do Simepar da Secretaria de Planejamento para a Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior - Seti. Já em outubro de 2013, a Lei 17.709 institui o Simepar como pessoa jurídica de direito privado, sob a modalidade de Serviço Social Autônomo, organização sem fins lucrativos, de interesse coletivo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sedest), como funciona até hoje

Força-tarefa de fiscalização da Piracema - Foto: IAT-PR
PESCA Há 1 semana

Equipamentos e espécies vetadas: IAT estabelece critérios mais rígidos para pesca em rios

Entre as mudanças estabelecidas pela Portaria IAT nº 177/2025, estão a proibição da pesca em 13 trechos de corredeiras dos rios Ivaí, Piquiri e Iguaçu, a proibição do uso de equipamentos de tração motorizada e o estabelecimento de uma cota máxima de captura cinco quilos de peixe para pescadores amadores e profissionais. Novo regramento passa a vigorar nesta quarta-feira (09).

Ação coordenada pelo IAT e pela Iniciativa Campos Gerais promoveu o corte de pinus no Parque Estadual do Vale do Codó, em Jaguariaíva Foto: IAT-Ponta Grossa
Vale do Codó Há 1 semana

Com apoio voluntário, IAT limpa 30 hectares do Vale do Codó de espécies exóticas invasoras

Técnicos do Instituto Água e Terra e voluntários da Iniciativa Campos Gerais fizeram o corte de pinus em área equivalente a 28 campos de futebol. Ação faz parte de um grande movimento coordenado pelo órgão ambiental que visa extinguir espécies exóticas invasoras como o pinus de Unidades de Conservação.

Estado abre consulta pública sobre regulamentação da nova lei de licenciamento ambiental Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN
CONSULTA PÚBLICA Há 3 semanas

Estado abre consulta pública sobre regulamentação da nova lei de licenciamento ambiental

Um dos pilares da proposta aprovada é garantir mais segurança jurídica aos empresários que desejam investir no Paraná, bem como aos técnicos envolvidos com a análise e emissão de licenças. Isso porque, até então, não havia uma lei específica sobre o tema em âmbito estadual, cuja regulamentação estava dispersa em inúmeras normativas, decretos, portarias e resoluções de órgãos distintos.

Paraná reduziu em 95% o desmatamento ilegal da Mata Atlântica entre 2021 e 2024, de acordo com dados do Instituto Água e Terra Foto: Denis Ferreira Netto/SEDEST-PR
MATA ATLÂNTICA Há 3 semanas

Em quatro anos, Paraná reduz em 95% o desmatamento ilegal da Mata Atlântica

De acordo com levantamento do Instituto Água e Terra (IAT), coordenado pelo Núcleo de Inteligência Geográfica e da Informação (NGI), a supressão vegetal passou de 6.939 hectares, registrados em 2021, para 329 hectares em 2024. Redução é atribuída a melhorias nas ações de fiscalização desenvolvidas pelo órgão ambiental.

Foto: Reprodução/Secom SC
Meio Ambiente Há 4 semanas

Período do defeso do pinhão ajuda a preservar a flora, a fauna e os benefícios socioeconômicos do extrativismo

Pinha da araucária com pinhões. Foto: Acervo do Centro VianeiO Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) é uma das organizações envolvidas...

Castro, PR
22°
Tempo limpo
Mín. 14° Máx. 24°
22° Sensação
1.47 km/h Vento
65% Umidade
100% (1.12mm) Chance chuva
06h35 Nascer do sol
06h35 Pôr do sol
Sexta
21° 15°
Sábado
22° 14°
Domingo
20° 14°
Segunda
21° 13°
Terça
21° 12°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,85 -0,30%
Euro
R$ 6,65 -0,61%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 523,979,25 -0,16%
Ibovespa
129,370,26 pts 0.82%
Publicidade
Publicidade
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias