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Capal reforça cultura de ética e integridade com Semana de Compliance

Boas práticas, segurança do trabalho, combate ao assédio e à discriminação pautaram a edição 2024

Redação
Por: Redação
23/12/2024 às 13h33 Atualizada em 24/12/2024 às 13h43
Capal reforça cultura de ética e integridade com Semana de Compliance
Divulgação/Capal

A Capal Cooperativa Agroindustrial realizou a Semana Compliance+, um evento anual que destaca as boas práticas corporativas e reforça os valores de ética, transparência e inclusão no ambiente de trabalho. Com uma programação híbrida, incluindo lives, palestras presenciais e transmissões ao vivo, a iniciativa abordou temas como segurança ocupacional, gestão de riscos e prevenção ao assédio e à discriminação.

A primeira etapa da Semana foi marcada por transmissões online em que colaboradores compartilharam como os princípios de compliance são aplicados em seus setores, e como outras áreas podem contribuir para o alinhamento intersetorial. As lives abordaram assuntos diversificados, como segurança ocupacional e direção defensiva, código de conduta e canal de denúncias, compliance contábil e tributário, gestão de fornecedores, gestão da marca, segurança da informação e LGPD.

Na segunda semana, foi o momento das atividades presenciais, que aconteceram na Matriz, em Arapoti/PR, com transmissão ao vivo para as unidades no início e no encerramento do evento, tratando de temas como integridade, fortalecimento dos valores democráticos e combate à corrupção. 

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Combate ao assédio e à discriminação

Um dos momentos mais importantes da Semana foi o lançamento do Guia de Prevenção e Combate ao Assédio e à Discriminação. O documento orienta sobre como identificar, prevenir e denunciar práticas indevidas.

“Assédio e discriminação são atitudes que não condizem com os valores da Capal e, para erradicá-los, cada colaborador tem um papel essencial. Convidamos todos a conhecerem, entenderem e aplicarem as orientações deste Guia, fortalecendo uma cultura de respeito e inclusão que beneficia toda a nossa comunidade”, afirmou Erik Bosch, presidente do Conselho de Administração da Capal.

Embaixadores do Compliance 

Outro destaque foi a apresentação dos resultados do Programa Embaixadores do Compliance. Criado em 2019, o programa capacita colaboradores para disseminar boas práticas em suas áreas. Marcela Baltazar, auxiliar administrativo e embaixadora do programa, destacou a importância de conscientizar antes de exigir: “não podemos exigir, culpar ninguém, sem informação. A partir do momento em que a pessoa tem a informação, temos a liberdade de cobrar e exigir que boas práticas sejam adotadas”, afirmou.

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Abrangência e relevância do evento

Vanessa Baniski, coordenadora de Auditoria de Riscos e Compliance da Capal, reforçou o papel abrangente das ações da Semana Compliance+. “No Compliance, abordamos políticas e códigos de conduta para cooperados, colaboradores, fornecedores e parceiros. Nesta edição, trabalhamos temas como prevenção de acidentes, assédio moral e sexual, além do respeito à diversidade”, pontuou, indicando que a variedade de temas contribuiu para a criação de uma cultura de conformidade. 

Adilson Roberto Fuga, presidente executivo da Capal, enfatizou o comprometimento da cooperativa com a integridade. “A cooperativa se preocupa com todos. Temos uma preocupação grande em todos os sentidos, por isso estamos discutindo sobre compliance há bastante tempo”, destacou.

Somando todos os eventos, a Semana Compliance+ teve mais de 2.400 participações e 16 horas de atividades, reafirmando o compromisso da Capal em promover um ambiente corporativo ético, transparente e alinhado aos valores cooperativistas.

Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial

Fundada em 1960, a CAPAL conta atualmente com mais de 3,4 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 862 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área agrícola assistida ultrapassa os 161 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 320 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa 31 mil toneladas de suínos vivos ao ano. Atualizado em 24/12/2014 às 13h43min

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