No dia 9 de outubro de 2024, o Centro Cultural Castrolanda sediará o seminário "Energias Renováveis: o papel do biogás na mitigação de impactos ambientais e no desenvolvimento sustentável do campo". O evento é uma oportunidade para produtores rurais e interessados no setor conhecerem o potencial do biogás na geração de energia e redução de custos, além de discutir políticas públicas de incentivo ao uso dessa tecnologia no Paraná.
Com o crescente foco em práticas sustentáveis, o biogás surge como uma solução viável para o setor agropecuário, especialmente em regiões como Castro, reconhecida por sua produção leiteira.
No próximo seminário sobre energias renováveis, especialistas vão compartilhar conhecimentos sobre os benefícios e desafios da adoção do biogás nas propriedades rurais. Além disso, os participantes terão acesso a informações sobre financiamentos e licenciamento ambiental para viabilizar projetos voltados à geração de biogás e biometano.
Luiz Eliezer Ferreira, analista do Sistema Faep, destaca a importância do biogás para o setor agropecuário paranaense. A partir de viagens técnicas realizadas em 2017, onde produtores e representantes governamentais conheceram experiências internacionais bem-sucedidas, o Sistema Faep tem impulsionado a produção de biogás no estado. Essa iniciativa visa reduzir custos de produção, mitigar impactos ambientais e estimular a adoção de energias renováveis, especialmente entre os produtores de leite e suínos.
“Levamos um grupo para a Europa para ver de perto como eles produzem energia a partir de biogás e biometano. Essa experiência nos fez elaborar políticas públicas que fomentassem o uso de energias renováveis no Paraná”, explica Luiz Eliezer.
A proposta do Seminário entre outras ações são realizadas para mostrar as vantagens ambientais e econômicas do biogás. “Agora, queremos sensibilizar os produtores rurais, especialmente os da pecuária leiteira e suinocultura, para adotarem o biogás como uma alternativa que pode reduzir o custo de produção, gerar renda adicional e ainda mitigar os impactos ambientais causados pelos dejetos animais.”, conta Luiz Eliezer.
O analista ainda reforça que o Sistema Faep tem promovido uma série de seminários sobre energias renováveis em várias cidades do Paraná, sempre com foco em tecnologias como a energia solar fotovoltaica e agora o biogás. “A energia solar já se consolidou no meio rural. Agora, nosso foco é o biogás. Queremos que os produtores entendam que essa tecnologia tem um grande potencial, principalmente em regiões como Castro, a maior bacia leiteira do Paraná”, afirma.
Ele também destacou que o evento contará com palestras que abordarão as linhas de financiamento do Programa Renova PR, o qual facilita o acesso dos produtores a recursos com juros subsidiados, e sobre o licenciamento ambiental necessário para a implementação de projetos de biogás.
“É importante que os produtores estejam cientes dos procedimentos legais. Alguns casos podem ser dispensados de licenciamento, mas outros demandam processos mais completos, e isso será explicado no seminário”, conclui Luiz Eliezer.
O Seminário é gratuito e as inscrições podem ser realizadas neste link: Energias Renováveis
Energias Renováveis: o papel do biogás na mitigação de impactos ambientais e no desenvolvimento sustentável do campo.
08:00 – 08:50 Café da Manhã e Check-in
08:50 – 09:00 Abertura (Sistema FAEP e IDR-PR)
09:00 – 09:30 Palestra 1: Biogás: Oportunidades e desafios para o setor agropecuário parnaense (CIBiogás)
09:30 – 10:00 Palestra 2: Programa Renova PR e linhas de apoio do Governador Estadual e Federal (IDR-PR)
10:00 – 10:30 Palestra 3: Procedimentos para o licenciamento ambiental de empreendimentos com biogás (IAT-PR)
10:30 – 11:30 Mesa Redonda: Constituída pelos palestrantes e produtores convidados
12:00 Encerramento
Mín. 12° Máx. 34°