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Comunicação assertiva é tema de workshop para os colaboradores da Coopertradição

O workshop foi projetado para melhorar a comunicação assertiva entre os colaboradores, oferecendo ferramentas e técnicas que podem ser aplicadas tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal. 

02/09/2024 às 17h12
Por: Redação
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Comunicação assertiva é tema de workshop para os colaboradores da Coopertradição

A comunicação, independente de qual seja a sua forma, está presente na vida de todas as pessoas e desempenha um papel fundamental. No mundo corporativo, ela é fundamental tanto para o clima organizacional como para o relacionamento com os clientes, fornecedores e demais públicos, e automaticamente, para o sucesso da corporação. Mas será que existem formas assertivas para se comunicar?

Foi isso o que os colaboradores da Coopertradição descobriram ao participarem, nos dias 28 e 29 de agosto, do workshop sobre comunicação assertiva, ministrado pela psicóloga Mariana Stachiu.

Ana Luiza Perone, analista de gente e gestão do setor de Recursos Humanos da Cooperativa, explicou que o workshop foi projetado para melhorar a comunicação assertiva entre os colaboradores, oferecendo ferramentas e técnicas que podem ser aplicadas tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal.  Segundo ela, o treinamento visou promover a comunicação não violenta e a melhoria do relacionamento entre diferentes setores, com a expectativa de que esses aprimoramentos reflitam nas interações com o público externo.

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Participaram do workshop colaboradores de diversas áreas administrativas, incluindo auxiliares, assistentes, analistas e coordenadores, que foram convidados para aprimorar suas habilidades comunicativas. A escolha dos participantes foi baseada na relevância da comunicação assertiva para todos os públicos da organização, desde funções operacionais até administrativas.

Mariana Stachiu, diretora da MS Desenvolvimento e instrutora do workshop, detalhou os objetivos do treinamento. "Nosso propósito é ajudar os participantes a desenvolver uma comunicação mais eficaz, que promova melhores relacionamentos interpessoais", afirmou. Ela pontuou que a comunicação assertiva envolve expressar necessidades e sentimentos de maneira respeitosa e clara, evitando ofensas e mal-entendidos.

Durante o workshop, algumas técnicas para aprimorar a comunicação assertiva, como a empatia e a expressão clara de sentimentos, foram abordadas. "É fundamental ter empatia, compreender o ponto de vista do outro e comunicar-se de maneira que não cause desconforto. Além disso, é importante oferecer suporte ou soluções ao final da conversa", orientou Mariana.

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Uma comunicação eficaz pode reduzir significativamente os conflitos dentro de uma empresa. Pesquisas indicam que 70% dos problemas nas empresas são causados por falhas de comunicação. Desta forma, melhorar essa competência não apenas minimiza conflitos, mas também pode levar a um ambiente de trabalho mais produtivo e harmonioso.

A analista de crédito da Coopertradição, Indayá Cristina Zanatta aprovou a experiência e disse que o curso foi de excelente qualidade e trouxe insights valiosos que poderão ser aplicados facilmente no dia a dia, pois as metodologias apresentadas ajudam a melhorar a comunicação sem invadir o espaço do outro ou causar desconforto, algo que ela considera essencial tanto no ambiente profissional quanto na vida pessoal.

O workshop sobre comunicação assertiva representa uma iniciativa fundamental para o sucesso organizacional e o bem-estar dos colaboradores. A Coopertradição compreende a relevância e os benefícios de proporcionar um desenvolvimento contínuo à sua equipe, reconhecendo que tais investimentos são cruciais para o aprimoramento das habilidades interpessoais e o fortalecimento do ambiente de trabalho.

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