Sexta, 21 de Março de 2025
13°C 24°C
Castro, PR
Publicidade

Projeto amplia desoneração tributária da cadeia produtiva de carnes suínas e de aves

Para o relator, a aprovação deste projeto fortalecerá a agricultura familiar e promoverá equidade na tributação em relação a outros segmentos de carnes

Por: Redação Fonte: FPA
14/08/2024 às 21h34
Projeto amplia desoneração tributária da cadeia produtiva de carnes suínas e de aves

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (14), o relatório do senador Alan Rick (União-AC) referente ao Projeto de Lei 1947/2023. De autoria da senadora Tereza Cristina (PP-MS), o projeto propõe a alteração da Lei nº 12.350, de 20 de dezembro de 2010, para expandir o regime de suspensão da incidência da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins sobre a venda no mercado interno de aves e reprodutores suínos.

A proposta busca ampliar a desoneração tributária da cadeia produtiva de carnes suínas e de aves, semelhante ao regime já aplicado ao setor bovino, mas que, até então, não abrangia completamente essa cadeia produtiva. O projeto de lei busca corrigir essa situação, estendendo o benefício para mais produtores, o que ajudaria a reduzir custos, aumentar a eficiência e promover o crescimento do setor agropecuário no país.

Continua após a publicidade
Anúncio

A senadora Tereza Cristina ressalta que a medida aperfeiçoa o regime tributário do setor, promovendo maior eficiência e contribuindo para o crescimento da economia nacional.  “A proposta corrige uma lacuna na legislação vigente, que havia deixado de fora importantes segmentos de produtores rurais, especialmente pessoas físicas envolvidas na suinocultura e avicultura.”

O relator, senador Alan Rick, destacou que a aprovação do projeto traz mais justiça fiscal, estimulando a eficiência do setor e gerando impactos positivos para pequenos e médios produtores rurais em todo o país. “A aprovação deste projeto fortalecerá a agricultura familiar e promoverá equidade na tributação em relação a outros segmentos de carnes e dentro da própria cadeia produtiva”, afirmou o senador.

Continua após a publicidade
Anúncio

O senador Jaime Bagattoli (PL-RO) também destacou a importância da expansão dos incentivos fiscais. Ele ressaltou que essa medida é importante para fortalecer a base do agronegócio brasileiro, especialmente para os pequenos e médios produtores. “Com a aprovação deste projeto, estaremos não apenas apoiando o setor de aves e suínos, mas impulsionando o crescimento sustentável da agropecuária em todo o país”, afirmou o senador.

A matéria segue agora para apreciação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa.

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
INVESTIMENTO Há 3 dias

Lactalis faz dez anos no Brasil e anuncia investimento de R$ 313 milhões na ampliação de produção no Paraná

No Paraná, a produção da Lactalis é comercializada principalmente com a marca Batavo, criada em 1928 em Carambeí e adquirida pela multinacional em 2015. Representantes da empresa apresentaram ao governador Ratinho Junior os planos para o futuro, com base no apoio do Paraná Competitivo.

Divulgação Connan
MANEJO Há 6 dias

Efeitos do calor no rebanho bovino vão além do desconforto e podem incluir redução no ganho de peso

Oferta de água de qualidade e suplementação nutricional correta ajudam a minimizar impactos no desempenho dos animais

Maria Manoela - Crédito: Felipe Ulrich
CAVALO CRIOULO Há 2 semanas

Força feminina ganha espaço na criação e nas pistas do Crioulo

No Dia Internacional da Mulher, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) reúne a história de mulheres diferentes, mas com uma grande paixão em comum: o cavalo.

Foto: Gustavo Rafael/Divulgação
Braford Há 2 semanas

Ingressos para a Gira Técnica do Mundial Braford já estão à venda

Participantes poderão personalizar pacotes conforme suas necessidades segundo a ABHB

Tecpar vai participar de conferência internacional sobre febre aftosa em Curitiba Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN
febre aftosa Há 3 semanas

Tecpar vai participar de conferência internacional sobre febre aftosa em Curitiba

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), referência na área de saúde animal, é parceiro do evento, organizado pelo TAFS Forum, organização suíça sem fins lucrativos que atua no campo da saúde animal e segurança alimentar. O Paraná vai completar quatro anos em 2025 com o status de área livre de febre aftosa sem vacinação.

Lenium - Criar site de notícias