Quarta, 24 de Julho de 2024
22°

Parcialmente nublado

Castro, PR

Pecuária Fórum Promebo

Acasalamento será tema da terceira edição do Fórum Promebo na Prática durante a Fenagen

Evento técnico com palestras, mesa redonda e parte prática debaterá o melhoramento genético de rebanhos

02/07/2024 às 14h53
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Carolina Jardine/Divulgação
Foto: Carolina Jardine/Divulgação

Dentro das comemorações dos 50 anos do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo), na Feira Nacional de Genética Promebo, Fenagen, a Associação Nacional de Criadores de Herd-Book Collares, ANC, vai promover uma extensa programação na Feira, que ocorrerá de 31 de julho a 4 de agosto, na Associação Rural de Pelotas (RS). Um dos encontros técnicos de palestras, debates e troca de experiências será o Fórum Promebo na Prática, no dia 31 de julho, no Auditório Fries. A terceira edição do Fórum terá como tema o acasalamento de bovinos. O foco do encontro visa aprimorar a questão do melhoramento genético nos rebanhos.

A Superintendente de Registro da ANC, Silvia Freitas, destaca a participação da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) já na abertura do Fórum, a partir das 8h30min. “A Asbia falará sobre a importância da inseminação artificial para o melhoramento genético e o atual mercado de sêmen, adianta”.

Na sequência, a partir das 9h30min, o chefe geral da Embrapa Pecuária Sul, geneticista e consultor do Promebo, Fernando Cardoso, falará sobre o tema do Fórum, a ferramenta de acasalamento, assim como a otimização deste recurso. Silvia relata que, a partir das 10h30min, ocorrerá a terceira atividade do Fórum Promebo na Prática: “será a Genética em Pauta, uma mesa redonda  que incluirá representantes de todas as centrais de inseminação para debater também o atual mercado de inseminação”, revela. Já na parte da tarde, a partir das 14h, será a vez do Case de Sucesso com a criadora, usuária do Promebo e também da ferramenta de acasalamento, Susana Macedo Salvador, que falará de suas experiências com o uso desta ferramenta.  

Continua após a publicidade
Anúncio

Por fim, a partir das 14h30min, ocorrerá a parte prática do Fórum. De acordo com Silvia, a intenção será observar terneiros que tenham avaliação genética do Promebo. “A ideia é que as pessoas tenham oportunidade de ver os resultados dos produtos em pista com base na simulação do acasalamento formado na própria ferramenta. Na sequência haverá, por meio de um quiz, a simulação de acasalamentos ideais, com uma fêmea e três alternativas de touros, onde as pessoas irão identificar qual touro é mais indicado para cada vaca”  conclui.

Ele1 - Criar site de notícias