Sábado, 15 de Junho de 2024
13°

Tempo limpo

Castro, PR

Pecuária CAVALO CRIOULO

Ponta Grossa seleciona novos exemplares para Morfologia do Cavalo Crioulo

Destaque da exposição no município paranaense foi égua de cabanha de Tijucas do Sul que levou o título de melhor exemplar

10/06/2024 às 10h51
Por: Redação
Compartilhe:
João Morais/Divulgação (Hija de La Luna de Santa Larissa)
João Morais/Divulgação (Hija de La Luna de Santa Larissa)

Não é novidade para ninguém o sucesso, já consolidado, pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Caminho das Tropas, em realizar, além das provas esportivas, as Seletivas Funcionais e Morfológicas da Raça Crioula. Foi assim, através da grande parceria de anos com a Cabanha Rio Bonito, que entre os dias 7 e 8 de junho, o público reunido em torno da pista da Fazenda Santa Cruz, em Ponta Grossa, no Paraná, conheceu os oito novos selecionados para a Final da Morfologia do Cavalo Crioulo. 

Expressiva em qualidade, a Exposição Passaporte de Outono surpreendeu sendo a maior deste ciclo até o momento, contando com 116 exemplares participantes (16 incentivos e 100 marcados).

"Foi uma grata surpresa. Especialmente esse ano existia sobra de machos e fêmeas, uma exposição muito parelha, saio muito agradecido daqui, se trabalhou com tranquilidade e não foi difícil achar exemplares representativos dentro da raça para representar o Núcleo na Grande Final da Raça", comentou o Jurado Principal encarregado de ordenar as filas nas Categorias, Campeonatos e Grande Campeonato, Mauro Raimundi Ferreira.

Continua após a publicidade
Anúncio

O julgamento contou ainda com o auxílio do jurado Cesar Zolinger e Supervisão Técnica do Inspetor Credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Gustavo Arhanitsch. "Chegamos ao final de uma mostra muito bonita, onde encontramos exemplares jovens muito parecidos e muito bonitos", destaca o jurado durante os comentários sobre a escolha do Melhor Exemplar da Raça. 

Entre tantos ventres sobressaiu a jovem potranca, "É o animal mais aprumado que pisou nessa pista entre fêmeas e machos, extremamente correto, de muito bom relevo muscular, um animal correto de começo ao fim", foram os elogios recebidos por Hija de La Luna de Santa Larissa, Campeã Potranca Menor, Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça da Passaporte de Outono de Ponta Grossa. A colorada bragada é de criação e exposição de Luiz Kendy Maeda, Cabanha Santa Larissa, de Tijucas do Sul (PR). "Normalmente quando se julga a Passaporte a maior preocupação do jurado é com os machos, ficamos torcendo para conhecer bons exemplares, para que possam representar bem a raça. É o caso dessa exposição, sem dúvida esses quatro animais representarão muito bem no palco maior da raça. Com destaque para o potranco de uma linha super irrepreensível, muito bem enquadrado no seu desenvolvimento para sua idade, requintado", disse o jurado sobre o colorado bragado salino Campeão Potranco Menor e Grande Campeão, Iguaçu Del Tierba, criado e exposto por Carlos Ricardo Szczerbowski, da Cabanha D'Los Tierbas, de Três Barras, Santa Catarina.

Confira o resultado
 
FÊMEAS

Continua após a publicidade
Anúncio

Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça 
HIJA DE LA LUNA DE SANTA LARISSA
CRIADOR: LUIZ KENDY MAEDA, EXPOSITOR: LUIZ KENDY MAEDA, ESTABELECIMENTO: CABANHA SANTA LARISSA, TIJUCAS DO SUL (PR)

Reservada Grande Campeã 
DUPLO M OBRA PRIMA
CRIADOR: MAURÍCIO MARIANI, EXPOSITOR: MAURÍCIO MARIANI, ESTABELECIMENTO: CABANHA DUPLO M, RIO NEGRINHO (SC)

Terceira Melhor Fêmea 
BASCA HOLANDA
CRIADOR: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS, EXPOSITOR: ATAIDE LYCENKO, ESTABELECIMENTO: CHÁCARA MORADA DO SOL
 
Quarta Melhor Fêmea 
ATREVIDA DA RIO BONITO
CRIADOR: EMPREENDIMENTOS AGROPEC.RIO BONITO LTDA, EXPOSITOR: EMPREENDIMENTOS AGROPEC.RIO BONITO LTDA, ESTABELECIMENTO: FAZENDA SANTA CRUZ, PONTA GROSSA (PR)

MACHOS

Grande Campeão 
IGUAÇU DEL TIERBA
CRIADOR: CARLOS RICARDO SZCZERBOWSKI, EXPOSITOR: CARLOS RICARDO SZCZERBOWSKI, ESTABELECIMENTO: CABANHA D LOS TIERBAS, TRÊS BARRAS (SC)

Reservado Grande Campeão 
INVICTO DA OCA
CRIADOR: OTO BREIER, EXPOSITOR: OTO BREIER, ESTABELECIMENTO: CABANHA OCA, MAFRA (SC)

Terceiro Melhor Macho
INÉDITO DA KAYGANGUE
CRIADOR: VINICIUS RONCAGLIO, EXPOSITOR: VOLNEI PEREIRA GOMES, ESTABELECIMENTO: CABANHA VT MORRO AZUL

Quarto Melhor Macho 
DARTAGNAN DO PURUNÃ
CRIADOR: MARIANO LEMANSKI, EXPOSITOR: RODRIGO JOSÉ MAYER E NEREU JOLI MAYER, ESTABELECIMENTO: CABANHA MAYER, BALSA NOVA (PR)

Foto: João Morais/Divulgação (Iguaçu Del Tierba)

 

Ele1 - Criar site de notícias