Quarta, 08 de Julho de 2020
42988489296
Pecuária Ceva Suínos

Checklist de vacinação é aposta da Ceva Suínos para auxiliar o suinocultor

Processo realizado na granja indica oportunidades de melhoria no processo de imunização dos suínos

15/06/2020 14h50
235
Por: Redação Fonte: Redação
O Checklist de Vacinação tem auxiliado os clientes no campo, proporcionando uma nova visão sobre a importância do manejo adequado. Foto ilustrativa Freepik
O Checklist de Vacinação tem auxiliado os clientes no campo, proporcionando uma nova visão sobre a importância do manejo adequado. Foto ilustrativa Freepik

Na suinocultura, a imunização assertiva é fundamental para assegurar a biosseguridade na granja e, consequentemente os resultados produtivos da criação. Sem seguir um protocolo adequado o processo fica sujeito a uma série falhas que podem trazer de prejuízos econômicos, associados aos custos com tratamento ou até mesmo com a perda de animais.

Sempre em busca de soluções que otimizem e facilitem o dia a dia dos produtores, a Unidade de Suínos da Ceva Saúde Animal desenvolveu um programa especial para o campo, o Checklist de Vacinação.  O processo, que é realizado no plantel, tem como objetivo oferecer uma consultoria diferenciada ao produtor, avaliando todos os pontos do procedimento de imunização realizado na granja.

“Nossa equipe técnica está oferecendo uma consultoria ao produtor, acompanhando todo o processo de imunização da granja, por meio de um formulário que contempla a observação de fatores, como a conservação da vacina, as condições do ambiente em que é realizada a imunização, a  higienização dos equipamentos e vacinadores, o transporte, manuseio e preparo das vacinas para a aplicação, ou seja, o processo completo. Também são avaliadas as possíveis reações vacinais, locais ou sistêmicas. Após essa coleta de informações, emitimos um relatório técnico que é apresentando aos gestores da granja apontando os pontos positivos e o que pode ser melhorado no sistema”, explica o Gerente Técnico da Unidade de Suínos da Ceva, William Costa.

Com uma análise individual, que leva em consideração a realidade de cada granja, o Checklist de Vacinação visa proporcionar ao criador a oportunidade de reavaliar as técnicas utilizadas e, principalmente, identificar possíveis falhas que podem gerar uma série de perdas produtivas.

Gerente de Linha da Unidade de Suínos da Ceva, Marina Moreno.

 

“Apesar da imunização fazer parte da rotina de qualquer plantel, para o produtor melhoras no manejo são sempre bem-vindas. Um programa vacinal assertivo garante a biosseguridade na granja, estimula o desempenho zootécnico dos animais e, consequentemente, proporciona maiores ganhos produtivos aos criadores. Nosso objetivo com o projeto é manter nossa conexão com os clientes, atuando onde eles precisam”, afirma a Gerente de Linha da Unidade de Suínos da Ceva, Marina Moreno.

Em todo o processo de avaliação realizado pela equipe de campo, seguindo o protocolo estabelecido pelo Checklist de Vacinação, são identificados pontos de melhoria.  Entre os problemas mais comuns estão: geladeiras sem controle de temperatura, agulhas de dimensões inadequadas ao animal vacinado e higienização incorreta de equipamentos. Além disso, são detectadas falhas no processo de vacinação, como inclinação da agulha, local de aplicação impróprio, mecânica de aplicação inadequada, refluxo de vacina, entre outras.

Com base nos dados coletados durante a análise são sugeridas uma série de melhorias para o processo vacinal da granja, como, por exemplo, o treinamento proativo dos profissionais responsáveis pela imunização.  “Em muitos casos, a vacinação apresenta falhas associadas a aplicação inadequada dos produtos. Por isso, investir na capacitação da equipe e realizar avalições periódicas do processo costumam ser medidas que proporcionam um resultado positivo para o produtor”, conta Marina.

Checklist de Vacinação tem auxiliado os clientes no campo, proporcionando uma nova visão sobre a importância do manejo adequado. “Esses trabalhos têm propiciado aos clientes uma melhor interpretação da importância de cada agente infeccioso em seus rebanhos de forma a melhorar o controle dos mesmos”, finaliza William.

Sobre a Ceva Saúde Animal

A Ceva Saúde Animal é uma multinacional francesa, comprometida com o desenvolvimento de produtos inovadores para o mercado de saúde animal. A empresa, que está presente em mais de 110 países, foca sua atuação na produção e comercialização de produtos farmacêuticos e biológicos para animais de companhia e produção. Mais informações em: www.ceva.com.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Grossa - PR
Atualizado às 10h01 - Fonte: Climatempo
19°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 22°

19° Sensação
31.7 km/h Vento
44.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 19°

Sol com algumas nuvens
Sexta (10/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 18°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias