Quarta, 08 de Julho de 2020
42988489296
Pecuária Fiscalização

Auditores Fiscais Federais Agropecuários interditam fábrica de ração em São Paulo por contaminação em equinos

A contaminação pode ter causado a morte de equinos e a operação apreendeu cerca de 2.700 kg de rações.

12/06/2020 14h29
272
Por: Redação Fonte: Redação
Affas investigam agora se a contaminação veio de ingredientes usados no alimento ou da própria linha de produção da fábrica.
Affas investigam agora se a contaminação veio de ingredientes usados no alimento ou da própria linha de produção da fábrica.

Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) interditaram uma fábrica produtora de rações em Piratininga, São Paulo, por suspeita de contaminação de rações para equinos com o antibiótico monensina, fatal para esses animais. A operação ocorreu após denúncia da morte de cavalos que consumiram o produto na região de Fernandópolis, SP. Foram apreendidos cerca de 2.700 kg de rações no estabelecimento e os Affas investigam agora se a contaminação veio de ingredientes usados no alimento ou da própria linha de produção da fábrica.

“A monensina é um antibiótico usado como promotor de crescimento em bovinos. Ele ajuda a regular a microbiota intestinal”, conta o Affa Jean Guilherme Fernandes. “Porém, uma dose baixa dessa substância já é fatal para os equinos e causa alterações no sistema nervoso do animal. Na denúncia – que recebemos por meio da ouvidoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) – havia vídeos mostrando cavalos passando mal após a ingestão da ração”, continua.

Uma das suspeitas é que a monensina estava presente no premix usado na produção das rações, que é uma mistura de vitaminas e minerais necessários para a alimentação dos animais. Outra possibilidade é que tenha havido contaminação cruzada dentro da linha de produção do estabelecimento.

“Por isso que é obrigatório que as fábricas de ração que trabalham com equinos e bovinos tenham linhas dedicadas para cada tipo de produto”, diz Jean. “Um erro no uso ou limpeza dos equipamentos pode levar à presença de monensina no alimento para equinos”, finaliza. 

Foram feitos dois autos de infração, termos de apreensão dos produtos e interdição do estabelecimento até que a situação seja regularizada.Com assessoria da Affa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Grossa - PR
Atualizado às 10h22 - Fonte: Climatempo
21°
Muitas nuvens

Mín. 16° Máx. 23°

21° Sensação
31.7 km/h Vento
44.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 19°

Sol com algumas nuvens
Sexta (10/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 18°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias