Sábado, 11 de Julho de 2020
42988489296
Cidades Celebração da Fé

Católicos de Piraí do Sul comemoram dia de Corpus Christi com carreata

Católicos celebram Corpus Christi de maneira on-line e depois em uma procissão de carros que terminou com a benção do Santíssimo Sacramento na Concha Acústica do Espaço de Lazer Samuel Milléo.

11/06/2020 20h19 Atualizada há 4 semanas
1.199
Por: Redação Fonte: Reportagem Toninho Anhaia
Apesar da pandemia de coronavírus os fiéis católicos celebram dia de Corpus Christi com carreata e missa on-line.
Apesar da pandemia de coronavírus os fiéis católicos celebram dia de Corpus Christi com carreata e missa on-line.

Os cristãos católicos da Paroquia Senhor Menino Deus de Piraí do Sul, comemoraram o dia Corpus Christi de uma maneira diferente este ano, por conta da pandemia do cororavírus - Covid-19.  A celebração do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, teve início na Igreja São José onde foi celebrado a missa de Corpus Christi, presidida pelo pároco, Pe. Thiago Ingenchki e co-celebrada pelos padres Daniel Farago e  Roberval Mulhstedt. 

Na sequência os fiéis saíram em procissão de carro que chegou a mais de mil veículos pelas principais ruas da cidade de Piraí do Sul. Os paroquianos acompanharam orações e cantos em seus carros que foram transmitidos pela Rádio Brotas, tudo isso para que os fiéis pudessem manifestar sua fé  e participar da procissão de uma maneira segura.

O pároco Thiago Ingenchki, ficou muito feliz com a participação expressiva dos cristãos tanto na missa transmitida nas mídias sociais e depois na procissão de carros, seguindo o Santíssimo Sacramento. “Hoje celebramos a grande solenidade de Corpus Christi. Aqui em nossa cidade de Piraí do Sul essa festa sempre foi uma das maiores demonstrações públicas de fé. É o dia, por excelência, de sairmos pelas ruas com a presença do Santíssimo Sacramento, presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo. Porém, nesse ano, com a pandemia do coronavírus, precisamos adaptar essa manifestação pública da fé do nosso povo. A Santa Missa faríamos de qualquer modo, por ser um dia santo de guarda, com transmissão pelas redes sociais da paróquia.”, salienta o pároco. 

Padre Thiago conta que a ideia para realizar a procissão nasceu no coração da comunidade e foi discutidas com a lideranças. "Então, conversando com algumas lideranças de nossa comunidade, nasceu a ideia de fazer uma carreata. E assim, programamos, vimos a possibilidade para não estarmos fora das normas sanitárias estabelecidas pela OMS juntamente com a Prefeitura Municipal. Eu conheço a fé do nosso povo de Piraí, e sei também da grande apreensão que todos temos passado nesses dias com os primeiros casos em nossa cidade. Por isso, confesso que esperava pouca adesão à carreata. Mas foi uma surpresa ao ver a grande quantidade já na saída da igreja São José.”, conta o sacerdote.

 

O padre Thiago não sabe dizer ao certo quantos carros acompanharam o Santíssimo Sacramento, mas foi um número muito expressivo. "A Bênção, ao final, na Concha Acústica no Centro de Lazer Samuel Milléo, foi um momento muito profundo, demonstração da esperança de um povo que traz no seu coração a certeza de que Cristo sempre vence e nos tornará vencedores nessa luta contra o coronavírus.”, acredita o pároco.

Para o católico Ubaldo César Solak, que acompanhou a missa on-line e depois participou da procissão disse que o momento foi muito especial e cheio de graças. "Por ser algo novo, me surpreendeu e que me chamou a atenção foi a quantidade de carros e de pessoas. Outro detalhe que também me impressionei foi com a demonstração de fé da população, pois muitas casas pelo trajeto estavam com um altar montado para esperar a passagem de Jesus Eucarístico.”, fala emocionado. 

"É o dia, por excelência, de sairmos pelas ruas com a presença do Santíssimo Sacramento, presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo.", pároco Thiago Ingenchki. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Grossa - PR
Atualizado às 10h05 - Fonte: Climatempo
13°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 25°

13° Sensação
19.9 km/h Vento
49.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (12/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Segunda (13/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias