Sábado, 11 de Julho de 2020
42988489296
Geral Formação

SENAR-PR prepara atualização do JAA e AAJ

Inovação nos programas irá abranger aplicabilidade de novas tecnologias nas estratégias de ensino

10/06/2020 16h34
281
Por: Redação Fonte: Redação
Segundo a técnica do Sistema FAEP/SENAR-PR e responsável pelo JAA e AAJ, Regiane Hornung, a atualização está voltada para as estratégias de ensino.
Segundo a técnica do Sistema FAEP/SENAR-PR e responsável pelo JAA e AAJ, Regiane Hornung, a atualização está voltada para as estratégias de ensino.

Os programas Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) e Aprendizagem de Adultos e Jovens (AAJ), ambos desenvolvidos pelo SENAR-PR, passarão a contar com novos planos de ensino a partir de 2021. A proposta promete ser mais moderna e abranger inovações tecnológicas, fornecendo um aprendizado
que integra os ambientes virtuais aos conteúdos trabalhados presencialmente pelos instrutores.

Segundo a técnica do Sistema FAEP/SENAR-PR e responsável pelo JAA e AAJ, Regiane Hornung, a atualização está voltada para as estratégias de ensino. Dessa forma, os programas receberão novos planos de aula, conforme o padrão dos cursos do SENAR-PR, contendo um portfólio com opções de estratégias de ensino que poderão ser aplicadas de acordo com as especificidades de cada programa.

“Os objetivos do JAA e AAJ permanecem os mesmos. O que muda no futuro é a forma de levar o conteúdo, ou seja, como atingir esses objetivos e desenvolver as competências. A metodologia dos programas é voltada para a criação de vínculos com os alunos com base na humanização. Isso não
será deixado de lado. O que faremos será explorar possibilidades e mesclar atividades”, aponta Regiane.

O processo de atualização irá ocorrer ao longo de 2020 por meio de uma banca avaliadora, com participação de dez instrutores, em que serão analisadas as estratégias de ensino a serem trabalhadas. Muitas destas foram desenvolvidas e aplicadas pelos próprios instrutores em turmas anteriores do JAA e AAJ, de forma que serão avaliados os resultados alcançados e as estratégias reformuladas, caso necessário, de acordo com os programas. O quadro de instrutores receberá novos treinamentos no início de 2021 para alinhamento metodológico. “O primeiro passo é organizar conteúdo por conteúdo, objetivo por objetivo, para, em seguida, multiplicar”, ressalta Regiane.

Com a atualização, as aulas presenciais de ambos os programas serão mantidas e o ensino passará a ser híbrido. Isto é, as interações presenciais serão conciliadas ao uso da tecnologia digital e a algumas características do modelo Educação a Distância (EaD) para realização de atividades. Os conteúdos dos programas também serão verificados conforme a atualização é realizada.

A responsável pelo JAA e AAJ aproveita para destacar a importância deste novo formato em meio à situação atual da pandemia do novo coronavírus. “A atualização já estava nos nossos planos, mas acabou sendo um alerta sobre a necessidade de termos cartas nas mangas em relação ao uso dos meios de comunicação digital”, avalia Regiane.

Criado em 2005, o JAA já formou mais de 40 mil jovens. Desde 2010, quase 1,5 mil jovens já concluíram o AAJ, sendo que, em média, 70% dos aprendizes acabam contratados ao final do programa. Fonte Faep.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Grossa - PR
Atualizado às 12h09 - Fonte: Climatempo
20°
Muitas nuvens

Mín. Máx. 25°

20° Sensação
22.2 km/h Vento
44.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (12/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Segunda (13/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias