Quarta, 27 de Maio de 2020
42988489296
Geral Prevenção COVID-19

Embrapa lança material com dicas de prevenção à Covid-19 para produtores do Sul do Brasil

O documento foca na região Sul do Brasil, abrangendo suas especificidades culturais e climáticas, como a tradição de compartilhar o chimarrão, por exemplo, e o inverno com temperaturas baixas.

18/05/2020 17h06 Atualizada há 1 semana
347
Por: Redação Fonte: Redação
Material contém dicas importantes para quem vive e/ou trabalha no meio rural
Material contém dicas importantes para quem vive e/ou trabalha no meio rural

A Embrapa está disponibilizando ao público o Comunicado Técnico “Recomendações para prevenção da Covid-19 no meio rural na região Sul do Brasil”, com o objetivo de difundir informações corretas e seguras para ajudar a evitar o contágio e a disseminação da Covid-19.

 

O documento foca na região Sul do Brasil, abrangendo suas especificidades culturais e climáticas, como a tradição de compartilhar o chimarrão, por exemplo, e o inverno com temperaturas baixas. “O material contribui para esclarecer dúvidas sobre a Covid-19, algumas delas gerais e outras com foco em particularidades regionais. Apresenta-se, ainda, uma compilação de recomendações voltadas a produtores rurais, funcionários de propriedades rurais e técnicos que prestam assistência a estes estabelecimentos”, explica Robert Domingues, analista da Embrapa Pecuária Sul e coautor do comunicado.

 

O texto apresenta a caracterização de pandemia, diferença de terminologias, sintomas e formas de transmissão. Também faz recomendações específicas, como informações sobre a possibilidade ou não de transmissão da doença pelos animais, riscos de contaminação no meio rural e intensidade da doença em climas mais frios. 

 

“As pesquisas científicas sobre a Covid-19 estão somente se iniciando, já que a doença surgiu pela primeira vez no final de 2019. Então, muitas respostas ainda não estão disponíveis, mas com o documento é possível que os produtores e demais interessados possam ter o esclarecimento sobre algumas das principais dúvidas que surgem para quem vive e/ou trabalha no campo”, destaca Rosângela Silveira Barbosa, pesquisadora da Embrapa Clima Temperado e coautora do comunicado. 

 

“A agricultura segue seu próprio ciclo e, se o trabalho não for feito no momento em que a natureza o dita, não haverá safra por um ano inteiro. A pecuária, então, depende dos cuidados diários com os animais, sobre os quais o homem do campo tem responsabilidade enorme. Assim, já que não é possível parar, é preciso continuar a produzir, mas cercando-se de cuidados que ajudarão a evitar contrair e disseminar a Covid-19”, destaca Emanuelle Baldo Gaspar, pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul e uma das autoras do comunicado.

 

Confira algumas dicas

Abaixo você pode conferir algumas recomendações do Comunicado Técnico. 

 

- Evitar ao máximo ir até a cidade. Quando for necessário, de preferência ir só uma pessoa, usando máscara de tecido e, se possível, luvas; quando não for possível lavar as mãos, higienizar com álcool 70% (líquido ou gel). Ao chegar em casa, tomar todos os cuidados, como tirar os sapatos do lado de fora de casa, ir direto para o banho e colocar toda a roupa para lavar. Os produtores que moram na cidade devem evitar idas ao campo, ou ficar na propriedade rural em definitivo;

 

- Substituir botas de couro por botas de borracha, que são mais fáceis de higienizar. Elas podem ser lavadas com água e sabão sempre que chegar em casa, de preferência do lado de fora. É desejável que os técnicos que visitam muitas propriedades carreguem um spray contendo álcool 70% ou uma solução de água sanitária, para higienizar as botas na chegada e na saída de cada propriedade;

 

- Durante o trabalho, manter a distância de pelo menos dois metros (equivalente a uma vaca ou duas ovelhas) das demais pessoas;

 

- Não repassar, seja pelo WhatsApp ou por redes sociais, notícias que você não tenha certeza que sejam verdadeiras. O site do Ministério da Saúde é o local mais recomendado para buscar informações confiáveis sobre a Covid-19.

 

Acesse o documento completo aqui. 

 

Pandemia

Identificada pela primeira vez em 2019, em Wuhan, na China, a Covid-19 é uma doença infecciosa que pode causar problemas respiratórios, além de sintomas como tosse e febre. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto da doença como uma pandemia em março de 2020, quando diversos países já vinham sofrendo perdas de vidas e decretando o colapso dos sistemas de saúde. 

 

Coronavírus é um termo geral que representa um grupo de vírus que possuem algumas características em comum. Alguns deles causam doenças em humanos e outros em animais. SARS-CoV-2 é o nome do coronavírus que tem causado essa pandemia atual. Por fim, Covid-19 é o nome dado à doença que alguns humanos têm apresentado quando infectados por esse vírus. Essa sigla da doença é a abreviação do termo em inglês para “doença por coronavírus de 2019” (CoronaVirus Disease 2019). Pelos vários sintomas que os pacientes apresentam, essa doença é considerada uma síndrome aguda respiratória severa (SARS). Como essa é a segunda vez que uma síndrome deste tipo foi detectada no mundo (a primeira foi entre 2002 e 2003), o vírus foi “batizado” de SARS-CoV-2. Fonte Embrapa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Grossa - PR
Atualizado às 08h22 - Fonte: Climatempo
Tempo aberto

Mín. Máx. 20°

° Sensação
16.1 km/h Vento
68.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Geada
Sexta (29/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 22°

Sol
Ele1 - Criar site de notícias