Quarta, 27 de Maio de 2020
42988489296
Cultura Turismo

A região dos Campos Gerais é privilegiada com belezas naturais e favorece o Turismo Rural

A região dos Campos Gerais é rica em paisagens, cachoeiras, canyons e trilhas, ótimos atrativos para fomentar o Turismo Rural.

12/05/2020 13h36 Atualizada há 1 semana
379
Por: Redação Fonte: Reportagem: Toninho Anhaia
A região dos Campos Gerais é privilegiada com belezas naturais e o produtor pode explorar essas riquezas de uma maneira consciente, equilibrada e aberta para visitação. Foto Toninho Anhaia
A região dos Campos Gerais é privilegiada com belezas naturais e o produtor pode explorar essas riquezas de uma maneira consciente, equilibrada e aberta para visitação. Foto Toninho Anhaia

O Turismo Rural é um segmento que vem crescendo e se consolidando na região dos Campos Gerais, gerando renda e em alguns casos, sendo até a fonte principal de renda. Uma experiência de sucesso neste setor é a Fazenda Cercado Grande, na divisa dos municípios de Piraí do Sul e Jaguariaíva, que há mais de 10 anos atua com a atividade turística. A fazenda possui uma imensa área de preservação permanente que é explorada com turismo. 

A propriedade oferece aos turistas de Curitiba, Norte do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, entre outros estados, momentos de descontração e contato com a natureza. Ali o turista encontra trilhas na mata nativa com belas paisagens e exuberante biodiversidade, formações rochosas, boia cross, lajeado, trilhas para caminhadas a pé, bike, jipe. Conta também com uma base de apoio que tem, luz, água potável, telefone e cabana com lareira. No quesito alimentação oferece deliciosos pratos com frango caipira, carneiro, leitão e costela de chão, todos alimentos da própria fazenda ou de fazendas vizinhas.

O produtor rural e proprietário da Fazenda Cercado Grande, Jose Luiz da Fonseca Pereira (Zeca), destaca que a região dos Campos Gerais é privilegiada com belezas naturais e o produtor pode explorar essas riquezas de uma maneira consciente, equilibrada e aberta para visitação. Zeca lembra que a atividade na Cercado Grande nasceu com a visita de amigos que vinham da cidade para passar uns dias no campo e através deles outras pessoas começaram a frequentar o local e assim surgiu a oportunidade de renda extra. Hoje, os turistas chegam até a propriedade por uma agência de turismo que passa todas as características do local aos clientes. “Hoje temos a empresa Adventurous Friends, que  nos ajuda a explorar o local e traz muitos turistas para fazerem boia cross, rafting, trilha de bike, jipe e outros. Toda essa movimentação não traz dinheiro somente para as propriedades rurais, mas também para outros setores do comércio como postos de gasolina, farmácias e lanchonetes”, frisa o proprietário. 

Ele acredita que a parceria entre produtores pode ser uma saída para que quem não quer fazer grandes investimentos mas mesmo assim ter uma renda com turismo. “O produtor não precisa ter toda a estrutura como chalés, restaurante e outras coisas. Pois, ele pode fazer uma parceria com quem já tem e levar os turistas na sua propriedade com um guia capacitado e aproveitar a beleza da natureza como cachoeiras, rios, paredões, assim ele também terá uma renda extra”, explica Zeca. Segundo ele, fazendo estas parcerias as atividades não exploram somente a Cercado Grande. "Temos vizinhos com ótimo potencial natural e, através de uma parceira, levamos os turistas até lá e depois fazemos um partilha dos lucros referente ao número de pessoas que visitaram determinado local. Assim, eu sou beneficiado e o meu vizinho também, portanto, essa cultura de partilha também precisa ser fomentada”, incentiva.

O Turismo Rural é para todas as idades

"O passeio de bóia cross me deixou extasiada, é muito lindo tudo isso. O Rio das Cinzas é maravilho, é muito gostoso descer estas corredeiras e apreciar a natureza em volta. Aqui não tem idade, é uma atividade para qualquer um, criança, jovem, adulto e idoso".

Maria Izabel da Fonseca Martins, de 75 anos, de Curitiba. Foto Toninho Anhaia

 

Turistas de todas as idades visitam o local ao exemplo da aventureira, Maria Izabel da Fonseca Martins, de 75 anos, de Curitiba, que veio com a equipe Pé na Estrada. Ela e outros 20 turistas realizaram bóia cross no Rio das Cinzas e fizeram trilha Cânion do Cadeado, na Fazenda Cercado Grande. A turista relata que sempre busca novos lugares para aproveitar a natureza e que gosta muito da região dos Campos Gerais. “O passeio de bóia cross me deixou extasiada, é muito lindo tudo isso. O Rio das Cinzas é maravilho, é muito gostoso descer estas corredeiras e apreciar a natureza em volta. Aqui não tem idade, é uma atividade para qualquer um, criança, jovem, adulto e idoso.”, revela Maria Isabel.

O agente de turismo da Pilatus4x4, Fernando Neumann, destaca que os Campos Gerais possui muitas belezas naturais tanto para contemplação como para atividades mais radicais. “A nossa agencia procura trazer as pessoas que gostam de aventura com 4x4 e aqui na região temos ótimas opções. Para o carnaval temos uma uma caravana formada por pessoas de diversas cidades do Paraná que vão fazer Off Road, caminhar por dentro do leito do rio, trilha pela serra, almoço de costela de chão, por fim atividade bem interessantes ao turista.”, revela Fernando.

Também quem compartilha da ideia que a região possui muito potencial turístico é o proprietário da Adventurous Friends Turismo & Aventura, Presidente - Conselho Municipal de Turismo de Jaguariaíva e diretor da ADETUR, Carlos Alberto Ornellas Filho, salienta que a região dos Campos Gerais tem um grande potencial em atrativos naturais e culturais, com grande gama de possibilidades para os profissionais atuantes do turismo desenvolver produtos turísticos. "Existem diversos outros destinos que tem potencial bem menor, mas que os serviços turísticos, integração e organização os fazem ser destaque, então a região tem muito a crescer se fizer de forma ordenada, focando em qualificação profissional, qualidade de atendimento, produtos turísticos, preservação do meio ambiente, geração de renda e qualidade de vida.”, acredita.

Ele fala que a parceria com a Cercado Grande nasceu fruto de uma vistoria de reconhecimento. "Há quase 3 anos, realizando um trabalho onde listo as propriedades com potencial turístico para futura implementação de serviços turísticos. O empenho e flexibilidade do proprietário José Luiz da Fonseca Pereira, o Zeca Fonseca, em entender o movimento turístico, a oportunidade de criação e de demanda, adequação e profissionalização, além da beleza das áreas naturais da fazenda são fatores cruciais para que a empresa Adventurous Friends Turismo & Aventura desempenhe algumas das atividades turísticas do portafólio regional.”, revela Carlos.

Veja um pouco da aventura na Fazenda Cercado Grande.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Grossa - PR
Atualizado às 03h09 - Fonte: Climatempo
Poucas nuvens

Mín. Máx. 20°

° Sensação
10.3 km/h Vento
87% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Geada
Sexta (29/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 22°

Sol
Ele1 - Criar site de notícias