Sábado, 21 de Maio de 2022
12°

Poucas nuvens

Castro - PR

Pecuária CRIOULO

Passaporte Santa Rosa confirma mais oito exemplares na Morfologia Expointer

Realizada durante a Fenasoja, seletiva sagrou égua de Santiago como Melhor Exemplar da Raça na mostra

08/05/2022 às 17h24
Por: Redação
Compartilhe:
La Castellana Pimenta - Crédito Fagner Almeida Divulgação
La Castellana Pimenta - Crédito Fagner Almeida Divulgação

Foi no Berço Nacional da Soja, dentro da maior feira Multissetorial do Rio Grande do Sul, na Fenasoja, que o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Noroeste Gaúcho (NCCCNG) recebeu mais um Passaporte Morfologia 2022, em Santa Rosa (RS). O Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson foi o palco onde os exemplares foram avaliados e julgados neste sábado, 7 de maio, confirmando as vagas de quatro machos e quatro fêmeas para a Morfologia Expointer promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Admitidos pelo técnico do evento, Thiago Andreolla Persici, os exemplares foram à Pista do Núcleo para o julgamento, sob a responsabilidade de Luís Rodolfo Machado.

Nas fêmeas, quem garantiu vaga como Grande Campeã e Melhor Exemplar do Passaporte foi La Castellana Pimenta. A colorada é filha de Yalu Lindo Brujo e La Castellana Guarnicion, criada e exposta por Marcelo Amaral Moraes, Cabanha La Castellana, de Santiago (RS). Já entre os machos, Santo Pago Charrua sagrou-se Grande Campeão. Criado por João Rouget Pérez Wrege, foi exposta por Parceria Bertagnolli e Filhos, Cabanha Bertá, de Passo Fundo (RS). Sobre o julgamento, Luís Rodolfo Machado relata a satisfação em julgar animais que terão boa participação na final morfológica, na Morfologia Expointer. Segundo ele, teve a “grata satisfação de encontrar belos exemplares, entre machos e fêmeas, com destaque para as fêmeas jovens, potrancas menores e éguas menores, um excelente nível, escolhemos animais que representarão bem a Raça na Expointer”, declara.

O Presidente do NCCCNG, Heitor Rafael Kafer, relata a expectativa com o evento e faz um balanço de como foi receber um Passaporte Morfologia sob sua responsabilidade. "É um passaporte que nos enche de alegria e acredito que aos expositores também. Fizemos um grande trabalho, sempre acreditamos muito num grande evento. Nos preparamos há um bom tempo. Sabemos que está difícil no geral, mas tudo está se encaixando novamente e encerrando um Passaporte de grande sucesso, com transmissão ao vivo para que as pessoas pudessem assistir das suas casas. Fico muito feliz representando essa entidade, a gente se doa”. Ele ainda agradece a sua diretoria e a todos que fizeram o Passaporte de Santa Rosa ser um sucesso. “Preciso fazer um agradecimento a minha diretoria, e agradecer a todos que participaram. Estou cheio de alegria e vou continuar trabalhando. Nosso Núcleo tem sido bem ativo, pensamos muito na Raça, na melhor forma de receber a todos e que se sintam em casa, abraçados e acolhidos”, fala emocionado o Presidente.

Uma novidade deste Passaporte foi a transmissão ao vivo. Além da tradicional cobertura pelo Instagram do Cavalo Crioulo, os amantes da Raça puderam acompanhar os detalhes numa transmissão ao vivo feita pelo Canal do YouTube do NCCCNG, com retransmissão pelo canal oficial do Cavalo Crioulo no YouTube. A apresentação foi de Leôncio Severo e os comentários do técnico Felipe Caccia Maciel.

Confira o resultado

FÊMEAS

Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeã
LA CASTELLANA PIMENTA
Criador: MARCELO AMARAL MORAES, Expositor: MARCELO AMARAL MORAES, Estabelecimento: CABANHA LA CASTELLANA, Santiago (RS)

Reservada de Grande Campeã
BASCA GUARDIÃ
Criador: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS, Expositor: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS, Estabelecimento: CABANHA BASCA, Uruguaiana (RS)

3ª Melhor Fêmea
BASCA FIESTA GAÚCHA
Criador: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS, Expositor: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS, Estabelecimento: CABANHA BASCA, Uruguaiana (RS)
 
4ª Melhor Fêmea
FEITICEIRA DO ITAÓ-TE
Criador: CÁSSIO SOUZA BONOTTO, Expositor: CÁSSIO SOUZA BONOTTO, Estabelecimento: CABANHA ITAÓ, Santiago (RS)

MACHOS

Grande Campeão
SANTO PAGO CHARRUA
Criador:JOÃO ROUGET PÉREZ WREGE, Expositor: PARCERIA BERTAGNOLLI E FILHOS, Estabelecimento: CABANHA BERTÁ, Passo Fundo (RS)

Reservado de Grande Campeão
ORVALHO TARUMÃ
Criador:LUIZANTERO PIMENTA PEIXOTO, Expositor: LUIZANTERO PIMENTA PEIXOTO, Estabelecimento: ESTÂNCIA TARUMÃ, Júlio De Castilhos (RS)

3º Melhor Macho
RJD OUTRO NAIPE
Criador: RENATO JÚNIOR DONADEL, Expositor: RENATO JÚNIOR DONADEL, Estabelecimento: CABANHA CAIBATÉ, Guarani Das Missões (RS)

4° Melhor Macho
REQUEIMADO DA CABANHA SANTA FÉ
Criador:GILBERTO RODRIGUES DE FREITAS, Expositor: LUIS FILIPE ZONTA, Estabelecimento: CABANHA TIO PEDRINHO, Lagoa Vermelha (RS)

Santo Pago Charrua - Crédito Fagner Almeida Divulgação

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR Atualizado às 18h09 - Fonte: ClimaTempo
12°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 19°

Dom 19°C 5°C
Seg 20°C 9°C
Ter 22°C 10°C
Qua 24°C 10°C
Qui 24°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias