Sábado, 21 de Maio de 2022
12°

Poucas nuvens

Castro - PR

Agricultura Bioinsumo

Tecnologia Embrapa/NOOA é destaque em evento realizado pela Embrapa Milho e Sorgo.

Bioinsumo à base de Bacillus aryabhattai CMAA 1363  tem excelentes respostas contra estresse hídrico e altas temperaturas.

06/05/2022 às 14h11 Atualizada em 06/05/2022 às 14h28
Por: Redação.
Compartilhe:
Avaliações de campo comprovam o excelente desempenho do AURAS®, após períodos de estiagem.
Avaliações de campo comprovam o excelente desempenho do AURAS®, após períodos de estiagem.

São Paulo, maio de 2022 – Um evento focado em altas tecnologias, capazes de elevar os índices produtivos, e também no desenvolvimento regional e na inclusão socioprodutiva. É assim que podemos definir a 14ª Semana de Integração Tecnológica, que será realizada pela Embrapa Milho e Sorgo, na cidade de Sete Lagoas (MG), entre os dias 09 e 13 de maio. 

Entre as soluções apresentadas, destaca-se o AURAS®, tecnologia da Embrapa em parceria com a NOOA Ciência e Tecnologia Agrícola, que tem como base a cepa exclusiva CMAA 1363 de Bacillus aryabhattai, isolada da raiz de um cacto, o mandacaru.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Dr. tamar Melo, essa rizobactéria tem propriedades que contribuem para o sólido desenvolvimento dos cultivos em momentos de estresse abióticos.  

“Os resultados, após 12 anos de pesquisas, comprovaram a eficácia da rizobactéria como base de bioinsumo para aumentar a resiliência das lavouras e a capacidade de tolerar longos períodos de estiagem e altas temperaturas”, destaca o pesquisador da Embrapa. 

Sistema radicular mais ativo - Glauco Bahia, Diretor de Desenvolvimento de Produtos da empresa brasileira NOOA, acrescenta que o AURAS® estimula a produção de um sistema radicular mais ativo, com maior volume de radicelas, e profundo, proporcionando maior absorção de água. "O aumento de temperatura na planta acima de 30 °C já traz efeitos negativos na fotossíntese, o que afeta diretamente a produtividade. Com o AURAS®, o aproveitamento da água e sua absorção são maximizados, possibilitando a planta um melhor controle da temperatura foliar e, consequentemente, uma redução do estresse térmico, em comparação com as lavouras que não utilizam a solução da NOOA", pontua Bahia.

O Diretor de Desenvolvimento de Produtos da NOOA acrescenta que o AURAS® propicia a produção de substâncias que reduzem o acúmulo de estresse nas células. "Com o estresse térmico ocorre a produção de compostos tóxicos resultantes do metabolismo oxidativo da planta. Se acumulados, esses compostos interferem em diversos processos, como, por exemplo, na atividade da fotossíntese da planta que, consequentemente, impacta a produtividade da lavoura. Com a aplicação do AURAS®, temos maior produção dessas substâncias protetoras", explica.

Segurança no ambiente de produção - De acordo com o Dr. Carlos Marcelo Soares, Diretor Técnico da empresa brasileira NOOA, a rizobacteria propicia outros importantes benefícios para os produtores rurais, por meio do produto AURAS®.

"Além de maior segurança no ambiente de produção, a solução da NOOA promove maior estabilidade do ambiente biológico do solo e otimiza o uso de água da planta, possibilitando a expressão do potencial das lavouras", explica.

Avaliações de campo comprovam o excelente desempenho do AURAS®, após períodos de estiagem. "O uso da tecnologia permitiu que as plantas inoculadas percebessem o efeito da estiagem dias após as plantas da área sem a tecnologia, contribuindo para o sólido desenvolvimento dos cultivos em que o AURAS® foi aplicado", acrescenta o diretor da NOOA.

Outros estudos realizados pela NOOA em parceria com a Fundação MS apontam também a alta eficácia do AURAS® na redução do estresse hídrico do cultivo de milho, devido ao melhor desenvolvimento radicular, à retenção de água na planta e a produção de substâncias que protegem e hidratam o sistema radicular.

A NOOA possui uma linha completa de produtos biológicos para todos os cultivos. Entre as soluções, destacam-se os Redutores de estresse, Fixadores e Promotores de crescimento, Protetores Biológicos, Aditivo para inoculante, bioativos para o Manejo de pragas e doenças.

Sobre a NOOA:

Fundada em 2016 e com sede em Patos de Minas (MG), a NOOA é uma empresa brasileira que nasceu e se desenvolveu à partir de soluções e tecnologias biológicas, com intuito de produzir e comercializar produtos biológicos.

Ao longo dos anos, a NOOA estabeleceu parcerias com renomadas instituições de pesquisa, como Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Cenargen, Universidade Federal de Uberlândia e Instituto Biológico.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR Atualizado às 18h09 - Fonte: ClimaTempo
12°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 19°

Dom 19°C 5°C
Seg 20°C 9°C
Ter 22°C 10°C
Qua 24°C 10°C
Qui 24°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias