A variedade “Acelera Soja” é o resultado de quatro anos de pesquisa, avaliando cultivares e linhagens “às cegas”, no Projeto Soja Experimental da BelaSementes - empresa do Grupo Belagrícola - em cinco estados brasileiros (Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais). Acelera está sendo considerada, principalmente neste final de 2021 e início de 2022, uma das cinco variedades mais tolerantes ao estresse hídrico. O produtor pode conferir este resultado nas filiais da Belagrícola ou na 21ª edição do BelaSafra, evento que está sendo realizado pela empresa, totalmente on-line, pelo segundo ano consecutivo e que vai até esta sexta-feira (28) – www.belasafra.com
ACOMPANHE O 3º DIA
Segundo o gerente de Desenvolvimento de Sementes da BelaSementes, Daniel Serrarens, o Projeto Experimental, voltado a cultivares, surgiu dos bons resultados do foco em produção de sementes de qualidade e durante estes quatro anos de pesquisa, a linhagem Acelera se destacou pela produtividade perante padrões de mercado e também pela estabilidade, em todas as regiões em lavouras comerciais de agricultores espalhados pelos cinco estados citados. “Isto levou a Belagrícola, uma empresa não voltada à pesquisa genética, a chancelar o nome Acelera, anexar ao portfólio da empresa e recomendar”, explica Serrarens.
A validação total veio com a safra 2020/2021, quando propriedades nos cinco estados apresentaram resultados iguais ou acima do que tinham. Exemplos são em Guapirama (PR), o produtor Adilson Vicente Ferreira alcançou 168 Sc/Alq de soja ou 69,4 Sc/Ha, quando o padrão era 150 Sc/Alq ou 61,9 Sc/Ha. Em Carmo de Minas (MG), o produtor Welington Donizeti de Paula produziu com a Acelara, 181,5 Sc/Alq ou 75 Sc/Ha. A produção padrão dele era 164,5 Sc/Alq ou 68 Sc/Ha. E no Estado de São Paulo, Sérgio Ricardo Giannuci, do município de Casa Branca produziu 222,64 Sc/Alq ou 92 Sc/Ha, quando o padrão era 208,1 Sc/Alq ou 86 Sc/Há.
Daniel Serrarens conta que o investimento em pesquisa tem o objetivo de auxiliar o consultor e cliente Belagrícola nas escolhas de cultivares de soja, porque o número de opções e linhagens de cultivares no mercado aumentou muito, chegando a centenas todos os anos, um resultado da Biotecnologia, que lançou a Soja RR, a Intacta e das novas tecnologias com lançamentos como a Intacta II Xtend e Conkesta Enlist. Vale ressaltar também que, em cada lançamento deste, a produtividade cresceu para novos patamares, bem como o controle de plantas daninhas e pragas.
A BelaSementes tem 11 anos de atividades e segundo o presidente do Conselho da Belagrícola, fundador da empresa, João Colofatti, as Sementes Belagrícola vem suprindo a demanda de mercado em função de uma produção descentralizada, o que mitiga riscos climáticos, mantém um elevado padrão de qualidade, que garante segurança e alta produtividade.
Mín. 3° Máx. 19°