Sábado, 21 de Maio de 2022
11°

Poucas nuvens

Castro - PR

Agricultura SOJA

Belagrícola valida no mercado a cultivar de soja ACELERA

A cultivar pesquisada pela BelaSementes tem demonstrado alta produtividade e estabilidade

27/01/2022 às 16h49 Atualizada em 27/01/2022 às 16h58
Por: Redação
Compartilhe:
A validação total veio com a safra 2020/2021, quando propriedades nos cinco estados apresentaram resultados iguais ou acima do que tinham.
A validação total veio com a safra 2020/2021, quando propriedades nos cinco estados apresentaram resultados iguais ou acima do que tinham.

A variedade “Acelera Soja” é o resultado de quatro anos de pesquisa, avaliando cultivares e linhagens “às cegas”, no Projeto Soja Experimental da BelaSementes - empresa do Grupo Belagrícola - em cinco estados brasileiros (Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais). Acelera está sendo considerada, principalmente neste final de 2021 e início de 2022, uma das cinco variedades mais tolerantes ao estresse hídrico. O produtor pode conferir este resultado nas filiais da Belagrícola ou na 21ª edição do BelaSafra, evento que está sendo realizado pela empresa, totalmente on-line, pelo segundo ano consecutivo e que vai até esta sexta-feira (28) – www.belasafra.com

    ACOMPANHE  O 3º DIA    

 

Segundo o gerente de Desenvolvimento de Sementes da BelaSementes, Daniel Serrarens, o  Projeto Experimental, voltado a cultivares,  surgiu dos bons resultados do foco em produção de sementes de qualidade e durante estes quatro anos de pesquisa, a linhagem Acelera se destacou pela produtividade perante padrões de mercado e também pela estabilidade, em todas as regiões em lavouras comerciais de agricultores espalhados pelos cinco estados citados. “Isto levou a Belagrícola, uma empresa não voltada à pesquisa genética, a chancelar o nome Acelera, anexar ao portfólio da empresa e recomendar”, explica Serrarens.

A validação total veio com a safra 2020/2021, quando propriedades nos cinco estados apresentaram resultados iguais ou acima do que tinham. Exemplos são em Guapirama (PR), o produtor Adilson Vicente Ferreira alcançou 168 Sc/Alq de soja ou 69,4 Sc/Ha, quando o padrão era 150 Sc/Alq ou 61,9 Sc/Ha. Em Carmo de Minas (MG), o produtor Welington Donizeti de Paula produziu com a Acelara, 181,5 Sc/Alq ou 75 Sc/Ha. A produção padrão dele era 164,5 Sc/Alq ou 68 Sc/Ha. E no Estado de São Paulo, Sérgio Ricardo Giannuci, do município de Casa Branca produziu 222,64 Sc/Alq ou 92 Sc/Ha, quando o padrão era 208,1 Sc/Alq ou 86 Sc/Há.

Daniel Serrarens conta que o investimento em pesquisa tem o objetivo de auxiliar o consultor e cliente Belagrícola nas escolhas de cultivares de soja, porque o número de opções e linhagens de cultivares no mercado aumentou muito, chegando a centenas todos os anos, um resultado da Biotecnologia, que lançou a Soja RR, a Intacta e das novas tecnologias com lançamentos como a Intacta II Xtend e Conkesta Enlist. Vale ressaltar também que, em cada lançamento deste, a produtividade cresceu para novos patamares, bem como o controle de plantas daninhas e pragas.

A BelaSementes tem 11 anos de atividades e segundo o presidente do Conselho da Belagrícola, fundador da empresa, João Colofatti,  as Sementes Belagrícola vem suprindo a demanda de mercado em função de uma produção descentralizada, o que mitiga riscos climáticos, mantém um elevado padrão de qualidade, que garante segurança e alta produtividade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR Atualizado às 19h29 - Fonte: ClimaTempo
11°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 19°

Dom 19°C 5°C
Seg 20°C 9°C
Ter 22°C 10°C
Qua 24°C 10°C
Qui 24°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias