Sábado, 29 de Janeiro de 2022
15°

Chuva

Castro - PR

Agricultura ESTIAGEM SOJA

Com queda estimada em 26% na produtividade de soja, Paraná recebe técnicos do Rally da Safra

Avaliação das lavouras terá início em Cascavel, uma das regiões mais afetada pela estiagem

15/01/2022 às 09h35
Por: Redação
Compartilhe:
Equipe técnica do Rally da Safra em campo Rally da Safra / Eduardo Montsou
Equipe técnica do Rally da Safra em campo Rally da Safra / Eduardo Montsou

A falta de chuva e as altas temperaturas causaram perdas expressivas no Oeste do Paraná, em especial nas áreas com variedades precoces, semeadas na segunda quinzena de setembro e na primeira de outubro. Em um cenário de redução na estimativa de produtividade média no estado para 45,0 sacas por hectare, 26% abaixo dos resultados da safra anterior, técnicos do Rally da Safra 2022, maior expedição técnica do agronegócio brasileiro, chegam ao do estado nesta segunda-feira, dia 17 de janeiro, saindo de Maringá para avaliar inicialmente lavouras em Cascavel – uma das regiões mais afetadas pela estiagem, juntamente com Palotina e Toledo.

Oeste e Norte do Paraná serão as primeiras regiões que sofreram com o clima irregular que o Rally da Safra irá avaliar até 22 de janeiro, num trajeto que passará também por Goioerê e Campo Mourão. Será uma oportunidade para avaliar de perto os estragos causados pela estiagem e regionalizar as perdas entre as distintas regiões do estado.

“A estiagem na segunda quinzena de dezembro piorou a situação das lavouras, que já vinham registrando problemas com as altas temperaturas – em casos extremos, as perdas atingiram a totalidade das áreas e os produtores optaram por plantar milho segunda safra”, explica o coordenador da expedição, André Debastiani.

No Sudoeste do estado choveu um pouco mais do que no Oeste, e por isso as perdas são menores – a situação é semelhante no Norte. Nesta temporada há perda de potencial até mesmo no Centro e no Sudeste, onde raramente ocorrem problemas e que costumam puxar para cima a média de produtividade do Paraná.

Segundo a Agroconsult, organizadora do Rally da Safra, há perdas irreversíveis ao potencial produtivo das lavouras também no Sul do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Esses problemas foram suficientes para reduzir a estimativa de produção nacional para 134,2 milhões de toneladas, 7% abaixo das projeções pré-plantio, que eram de 144,3 milhões de toneladas. Já nos estados do Mato Grosso, Rondônia, Norte do Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e o MAPITO-BA, a soja mantém boas condições, porém os produtores temem o risco de que o excesso de dias chuvosos e nublados prejudique o peso e a qualidade dos grãos.  A área total plantada é estimada em 40,7 milhões de hectares – 5% maior que a safra passada.

A etapa de avaliação de soja do Rally da Safra 2022 contará com 17 equipes. Ao longo do roteiro está prevista a realização de um evento regional para produtores em Luís Eduardo Magalhães/BA, em 10 de março.  A última equipe desta etapa encerra os trabalhos em 27 de março, após percorrer o Oeste de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

Rally da Safra chega ao Paraná Rally da Safra / Eduardo Montsou

 

Milho segunda safra

A etapa de avaliação do milho segunda safra começará em 15 de maio, com seis equipes – as duas primeiras percorrem o Oeste e o Médio-Norte do Mato Grosso. Outras duas avaliarão lavouras no Sudeste e Leste do Mato Grosso, Norte do Mato Grosso do Sul e a região Sudoeste de Goiás. As últimas equipes visitarão áreas no Sul do Mato Grosso do Sul e Oeste do Paraná.

A perspectiva atual é que, devido em boa parte ao plantio acelerado da safra de verão, a segunda safra seja implantada num calendário excelente. A produção prevista é de 94,8 milhões de toneladas, um crescimento de 56% sobre a safra anterior, marcada por uma significativa quebra de safra devido aos problemas climáticos. A área plantada é projetada em 15,7 milhões de hectares, com crescimento de 7% sobre a safra anterior.

Entre abril e maio, quatro equipes do Rally serão dedicadas a visitas a produtores e eventos regionais, inicialmente agendados para ocorrerem em Não-Me-Toque/RS (12/04), Cascavel/PR (19/04) e Rio Verde/GO (03/05).

A 19ª edição do Rally da Safra, organizada pela Agroconsult, tem o patrocínio do Banco Santander, FMC, OCP Fertilizantes e Serasa Experian e apoio nacional da Hidrovias do Brasil e Unidas Agro.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo http://bit.ly/RallyRedesSociais 

 

EQUIPE 3 - Equipe Oeste PR
DATA MUNICÍPIO
16/jan dom Maringá
17/jan seg Cascavel
18/jan ter Toledo
19/jan qua Palotina
20/jan qui Goioerê
21/jan sex Campo Mourão
22/jan sáb Maringá
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR Atualizado às 01h06 - Fonte: ClimaTempo
15°
Chuva

Mín. 14° Máx. 20°

Dom 20°C 14°C
Seg 23°C 15°C
Ter 26°C 15°C
Qua 27°C 16°C
Qui 25°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias