Sábado, 29 de Janeiro de 2022
15°

Chuva

Castro - PR

Agricultura MILHO REINO UNIDO

Presidente da Maizall, Paulo Bertolini cumpre agenda no Reino Unido para discutir questões do milho

A Maizall - Aliança Internacional do Milho, está em negociações com agências regulatórias do Reino Unido. Na pauta das reuniões o assunto é evitar uma proibição da importação do milho transgênico, acelerar a liberação dos processos de fiscalização e entre outros assuntos. O tema é importante para o Brasil, Argentina e EUA.

03/12/2021 às 09h29
Por: Redação
Compartilhe:
O presidente da Maizall, Paulo Bertolini com representantes do Reino Unido.
O presidente da Maizall, Paulo Bertolini com representantes do Reino Unido.

O diretor da Abramilho e presidente da Maizall - Aliança Internacional do Milho, Paulo Bertolini, está no Reino Unido onde tem uma extensa agenda de reuniões com agências regulatórias inglesas. Isso acontece por conta da saída do Reino Unido da União Europeia (UE). Desta forma precisa se construir um relacionamento comercial e sanitário para atender este mercado. O interesse dos agricultores de milho do Brasil, sobre o assunto é importante, pois o Brasil é o segundo maior fornecedor de milho para o Reino Unido, atrás só da Ucrânia.

Os demais representantes da Maizall, não puderam participar presencialmente das reuniões, por conta das restrições sanitárias impostas com a pandemia do coronavírus Covid-19, mas interagem nas reuniões pela internet.

Paulo Bertolini explica que o encontro é importante, porque é o momento onde podem conversar, argumentar e apresentar o ponto de vista da Aliança Internacional do Milho. Isso se faz necessário, visto que o Reino Unido tem algumas restrições quanto ao milho transgênico.

"Com a saída do Reino Unido da União Europeia eles estão fazendo toda a parte legal e regulamentar, ou seja, tudo novo. Portanto, uma das preocupações é de como se dará a relação comercial. Temos que ter uma atenção especial na negociação, pois o Brasil e os demais países que fazem parte da Aliança, entre eles a Argentina e os Estados Unidos, juntos são responsáveis por 50% da produção mundial de milho e 70% do comércio internacional do Milho e boa parte deste grão é transgênico.", conta.

 

A saída do Reino Unido da União Europeia (UE) foi apelidada de Brexit originada na língua inglesa resultante da junção das palavras British (britânico) e exit (saída). Portanto, com esta atitude eles estão em atraso com as liberações de entrada e consumo desses produtos transgênicos. "Isso nos preocupa, por exemplo, porque o milho brasileiro, como os demais, em sua maioria é transgênico. Assim, temos um risco sobre a proibição das importações deste milho, por não ter ainda uma provação legal. Para você ter uma ideia, o Brasil é o segundo maior fornecedor de milho para o Reino Unido, atrás só da Ucrânia. Então o interesse do Brasil é grande nesta negociação.", explica Paulo.

Participaram também das reuniões adidos agrícolas dos Estados Unidos, da Argentina e do Brasil. "Também tivemos um acompanhamento técnico de uma diplomata brasileira especializada no mercado internacional de agricultura. Na oportunidade atualizamos as autoridades sobre as nossas preocupações sobre esse atraso nas liberações do mercado no Reino Unido e pedimos para que eles nos ajudem junto ao governo a acelerar os trâmites destes processos.", explica o presidente da Maizall

 

Sobre a Maizall

A Maizall é uma aliança entre associações de produtores de milho da Argentina, Brasil e os Estados Unidos que juntos cultivam 50% de todo o milho do mundo e 70% do excedente exportável do mundo. Os objetivos da Maizal, são compartilhar conhecimento, informações, inovações tecnológicas e também abordar as questões de barreiras comerciais em relação à inovação agrícola.

Pelo Brasil participa a Abramilho (Associação Brasileira de Produtores de Milho), dos Estados Unidos são duas associações entre elas a The U.S. Grains Council, e a NCGA - National Corn Growers Association e representando a Argentina a Maizar - Associaón Maíz y Sorgo Argentino.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR Atualizado às 02h07 - Fonte: ClimaTempo
15°
Chuva

Mín. 14° Máx. 20°

Dom 20°C 14°C
Seg 23°C 15°C
Ter 26°C 15°C
Qua 27°C 16°C
Qui 25°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias