
O Sindicato de Castro e o Sistema Faep/Senar entregam premiação do Agrinho 2021 no município de Castro. Neste ano, o Agrinho abordou o tema “Do campo à cidade: saúde é prioridade”, para manter o foco no bem-estar da comunidade escolar, com assuntos relacionados à saúde física, mental, emocional e social, principalmente devido à pandemia do novo coronavírus.
Em todo o Paraná foram mais de 120 premiados no Programa Agrinho, o concurso recebeu mais de 4,8 mil inscrições.
Castro obteve duas premiações estaduais, uma na categoria redação Ensino Fundamental 1, com a aluna do 5 ano, Hevelynne Wisnievski Martins de Oliveira, e outra no Ensino Fundamental II de um aluno do 8 ano, Murilo Santos Nascimento.
Para a aluna da Esc. Municipal Marilda Da Fonseca Fadel, Hevelynne Wisnievski Martins de Oliveira, conta que ficou muito feliz com a premiação e gostou de ter participado. " Achei muito jóia o Agrinho 2021, porque eu sempre quis ganhar algo assim, pois o ano passado eu fiquei muito triste por não ter ganho. Mas isso ficou para trás e agora estou muito feliz por este ano tudo deu certinho e acabei ganhando a premiação.", conta Hevelyne.
O aluno do 8º ano da Esc. Est. Fabiana Pimentel, Murilo Santos Nascimento, salienta que foi muito proveitoso participar do concurso. "Foi muito legal e incentivou as crianças a escreverem. A premiação motiva o aluno a participar e quando ele desenvolve a redação ele aprende a escrever melhor", acredita Murilo
A secretária de Educação de Castro, Rejane de Paula Nocera acredita que o Agrinho é um projeto muito importante para educação. "De novo nosso município conseguiu uma boa colocação e estamos aqui reunidos para comemorar esta premiação. Fico muito grata pelo envolvimento de nossas escolas, dos professores e alunos que apesar da pandemia e as limitações que nos foram colocadas, conseguiram fazer um excelente trabalho.", destaca a secretária.
A representante do Núcleo Regional de Educação, Sandra de Lourdes dos Santos, acredita que o Agrinho é um dos projetos educacionais mais importantes do Paraná. "Castro tem participado frequentemente e tem conseguido boas colocações na premiação. Isso nos envaidece e contribui com educação. O Agrinho sempre foi um prêmio que além de uma premiação ele consiste na valorização do trabalho do professor e apresenta novas metodologias para trabalho em sala de aula.", analisa Sandra.
O presidente do Sindicato Rural de Castro, Eduardo Medeiros, se diz feliz com a premiação que ao longo dos anos Castro vem colecionando e salienta que o Sindicato Rural é parceiro da educação do município e deixa a estrutura à disposição. "Emocionante você ver e acompanhar o trabalho desenvolvido na sala de aula, a dedicação dos professor e participação dos alunos e comunidade. Nossa crianças são muito bem atendidas e cuidadas, isso nos dá ânimo e o sucesso na premiação é um espelho deste esforço. Acredito que o Paraná e o Brasil irão melhorar com a dedicação destes professores na sala de aula. Isso nos dá fé no futuro, por conta deste amor a educação.", salienta o presidente.
O supervisor regional do Senar/PR, Felipe Preto Grzebielucka, ressalta que o regulamento do Agrinho teve uma mudança e agora a premiação é estadual. "Temos um envolvimento muito importante com as secretarias municipais de educação e também com a Secretaria de Educação Estadual e acabamos quase envolvendo todos os 399 municípios do Paraná. A ideia principal do programa é trabalhar uma ideia macro do campo e da cidade. Tentamos a cada mostrar este estreitamento, pois a sociedade tem que enxergar que não são setores separados, mas, sim, que trabalham em conjunto.", frisa o supervisor.
Acompanhe o video sobre a premiação.
Prêmios
Os alunos e professores premiados nas categorias Desenho e Redação receberam notebook (1º lugar), tablet (2º lugar) e smartphone (3º lugar). Os docentes que participaram da categoria Experiência Pedagógica receberam projetor multimídia e notebook (1º lugar), notebook e fone com microfone (2º lugar) e smartphone e fone com microfone (3º lugar).
Na categoria Escola Agrinho, foram distribuídos 15 computadores e um projetor multimídia para a entidade de ensino classificada em primeiro lugar, enquanto o responsável pelo relato foi premiado com um notebook e um smartphone. A escola na segunda colocação recebeu 12 computadores e um projetor multimídia, e o responsável, um notebook. Para a terceira classificada, foram 10 computadores e um projetor multimídia, e, para o responsável pelo relato, um smartphone.

