Segunda, 06 de Dezembro de 2021
23°

Pancada de chuva

Castro - PR

Pecuária GADO DE LEITE

Conheça uma ferramenta surpreendente para analisar o colostro em segundos

O colostro, além de um alimento, é um indicador das condições nutricionais e zootécnicas do rebanho. Somente o olhômetro do colostro pode comprometer a vida produtiva da vaca e do bezerro e também atingir os custos da propriedade.

22/11/2021 às 16h10 Atualizada em 22/11/2021 às 17h01
Por: Redação
Compartilhe:
As bolinhas coloridas de silicone do Colostro Balls, são uma ferramenta simples que podem fazer a diferença na análise do colostro. O colostro é mais que um alimento, pode ser um raio-x do manejo da propriedade.
As bolinhas coloridas de silicone do Colostro Balls, são uma ferramenta simples que podem fazer a diferença na análise do colostro. O colostro é mais que um alimento, pode ser um raio-x do manejo da propriedade.

O colostro, além de um alimento, é um indicador das condições nutricionais e zootécnicas do rebanho. Saber interpretar o estado do colostro, portanto, pode trazer vários benefícios ao produtor a exemplo da economia na alimentação, medicamentos durante a vida do animal e na produtividade do leite.

No dia a dia do manejo da Chácara Loman no município de Castro (PR), utiliza uma ferramenta simples que em poucos segundos apresenta as condições do colostro se ele está apto ou não para fornecer aos bezerros e se o trato das vacas está sendo o ideal. A propriedade tem um plantel de 380 vacas e destas 205 em lactação com a produção de 5 mil litros, dia.

O agrônomo da ITC do Brasil, Patrick Nienhuys, explica que é muito importante o produtor acompanhar de perto o colostro, pois ali esconde informações relevantes sobre o rebanho e as condições da propriedade.

"O colostro revela as condições nutricionais da vaca, sua saúde e como o produtor vem administrando a propriedade. Por exemplo, um colostro fraco pode ser indicação de uma vaca desnutrida, um colostro muito forte pode dizer que a vaca está subnutrida e ele pode estar exagerando na alimentação e comprometendo seu custo. O correto é ter um colostro nas condições ideais tanto para alimentar o bezerro e que mostra a saúde da vaca.", explica o Patrick.

Ele destaca que anotar em um planilha as ordenhas do colostro e suas condições são dados importantes para serem analisados e para as tomadas de decisão. "Portanto, o colostro pode ser um raio-x do rebanho e saber interpretá-lo é reflete no custo da alimentação, demais insumos e principalmente na produção e rentabilidade do negócio.", salienta.

O agrônomo conta que existe uma ferramenta simples a exemplo da "Colostro Balls", feita em silicone que pode mostrar em instantes as condições do colostro. "Só no olhômetro o produtor pode deixar de lado fatores importantes. Existe uma ferramenta simples de usar chamada Colostro Balls que podem ser usadas diretamente sala da leiteria, elas funcionam em temperaturas entre 20 °C e -30 °C. É um conjunto de seis bolas de silicone nas cores, vermelho, laranja e verde, conforme a combinação das cores que aparecem elas podem identificar o colostro muito ruim, ruim, razoável, bom e ótimo. Um investimento que pode ajudar no manejo do rebanho.", explica Patrick.

O gerente e responsável pela leiteria na Chácara Loman, Cleverson Silva Mara, conta que no passado a chácara não fazia análise do colostro o que gerava vários problemas no rebanho. "Antes do monitoramento nós tínhamos vários problemas, a exemplo de diarreia nas bezerras, ficavam doentes mais facilmente, entre outros problemas. Quando iniciamos as análises, utilizamos somente o refratômetro, porém ele é mais demorado leva em torno de uns 25 minutos. Quando descobrimos o Colostro Balls isso revolucionou a nossa rotina, pois a análise mostra em segundos a condição do colostro. Colocar em uma planilha e monitorar as condições do colostro, mudou completamente o manejo da propriedade, eliminou quase que completamente os problemas de diarréia e desnutrição das bezerras.", conta o gerente.

Ele salienta que um bom colostro, além de um alimento ajuda a monitorar como anda a nutrição do rebanho e se algo precisa ser mudado no manejo.

"Um bom colostro é essencial na vida da bezerra, é com ele que vem a resistência, anticorpos entre outros fatores importantes na vida tanto da bezerra, quanto da mãe que o produziu.", conta Cleverson.

O gerente salienta que o Colostro Balls é muito fácil de usar tanto que ele faz a medição ali mesmo na sala de ordenha. "Quando entra a vaca a qual vamos ordenhar o colostro, já levo as bolinhas de Colostro Balls no bolso, faço ali mesmo a análise, anoto já lavo e tá pronto para usar novamente. Algo muito simples, fácil de usar e pode dizer certinho se precisar acessar um banco de colostro para reforçar a alimentação da bezerra. Não adianta ser só genética se não prestar atenção nos detalhes e anotá-los para saber tomar a decisão certa. Para ter uma vaca campeã, além de boa genética, precisamos alinhar também o manejo.", destaca Cleverson.

 

Uma planilha feita com detalhes pode ajudar a enxergar o manejo realizado na propriedade, melhorando consideravelmente o rendimento do rebanho, e claro, sempre consultando um profissional médico-veterinário, nutricionista ou zootecnista para melhor orientação e assim, buscar sempre a excelência do seu plantel.

Acompanhe mais sobre o assunto no video

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR Atualizado às 17h20 - Fonte: ClimaTempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 16° Máx. 23°

Ter 20°C 12°C
Qua 22°C 11°C
Qui 22°C 10°C
Sex 24°C 10°C
Sáb 29°C 12°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias