Super banner Anuncio_MR_970x250
Aves e Coronavírus

Aves domésticas e pets transmitem coronavírus?

Infectologista responde e tira as dúvidas de quem tem animais de estimação e se preocupa com a saúde de seus bichinhos

20/03/2020 14h03Atualizado há 2 semanas
Por: Redação
Fonte: Redação
705
A higienização na criação de qualquer ave ou animal de estimação é primordial.
A higienização na criação de qualquer ave ou animal de estimação é primordial.

Sempre quando surge um novo vírus, a preocupação com a própria saúde, de amigos e de familiares se estende aos bichinhos de estimação. Com a pandemia de coronavírus, não é diferente. 

Professor aposentado de infectologia da Universidade Federal de Santa Catarina e da Unisul, dr. Oswaldo Vitorino de Oliveira, que assessora a Federação Ornitológica do Brasil na área, afirmou que são quase nulas as chances de haver contaminação nestes casos. 

“Até o momento, não há evidências de que o homem transmita o coronavírus para aves domésticas ou outros pets ou vice-versa”, salientou. 

O infectologista ainda aproveita para desfazer um mito que foi propagado em forma de Fake News nos últimos dias, via redes sociais. “É preciso dizer, inclusive, que aquela história de morcegos serem responsáveis pela transmissão ainda é controversa e nada ficou provado”. 

No entanto, Dr. Oswaldo ainda lembra que a higienização na criação de qualquer ave ou animal de estimação é primordial. “Essas são medidas importantes na proteção de qualquer animal: é preciso lavar bem as mãos com água e sabão sempre que se pega um animal, antes de preparar ração ou farinhada (no caso das aves), ao entrar ou sair dos criadouros e ao retornar para dentro de casa”, afirmou. 

 

Quem tem bichinhos ou aves de estimação, costuma sempre receber visitas de amigos ou apenas curiosos interessados no plantel de aves domésticas. Para estes criadores, dr. Oswaldo faz um alerta. 

“A melhor forma de se prevenir, além da higienização, é evitar o contato com pessoas portadoras do vírus: como não sabemos quem está infectado, pois faltam testes, é preciso isolar-se em seu domicílio. Portanto, esta não é uma boa hora para recebermos visitas, afinal, é a melhor maneira de se controlar a transmissão do vírus”.  Fonte FOB.

 

Informações 

Osvaldo Vitorino de Oliveira é mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP, título de especialista em infectologia da Sociedade Brasileira de Infectologia. Professor aposentado de infectologia da UFSC e da UNISUL. Criador de canários, juiz de canários de cor e porte.

Osvaldo assessora a FOB em um canal de informações junto aos clubes associados para difundir questões sanitárias e de cuidados aos criadores brasileiros. 

 

 

FOB

A Federação Ornitológica do Brasil é uma entidade sem fins lucrativos que reúne clubes ornitológicos de criadores de aves domésticas e exóticas. O objetivo é difundir a ornitologia e orientar as boas práticas da criação de aves domésticas e exóticas, permitida pelas leis brasileiras.

www.fob.org.br

Facebook - @fobbrasil

Instagram - @fobbrasil

Youtube – Fob Brasil

Ponta Grossa - PR
Atualizado às 10h31
18°
Muitas nuvens Máxima: 20° - Mínima: 16°
18°

Sensação

10.2 km/h

Vento

73.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
Brava
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas