
A Sicredi Campos Gerais PR/SP realizou, na sexta-feira, 22 de outubro, a Assembleia Geral Extraordinária de Delegados na sede da cooperativa em Ponta Grossa. O evento, que contou com a presença de coordenadores de núcleos ou suplentes, conselheiros, diferires e gerentes de todo território, que abrange a Campos Gerais, Grande Curitiba, Vale do Ribeira e parte da Baixada Santista, discutiu adequação e inclusão de redação no artigo 12 do Estatuto Social da Cooperativa, que discorre sobre o capital social, sua formação e condições de retirada.
A proposta de alteração na redação, que ainda deve passar por oficialização do Banco Central do Brasil (BACEN), proporciona ao associado com no mínimo 25 anos de cooperativa, a possibilidade de submeter ao conselho de Administração solicitação de retirada de até 50% do seu capital social.
Outra mudança importante é que o associado com no mínimo 30 anos poderá retirar até 70% de seu capital social. Passado esse período e acrescidos três anos, o associado poderá resgatar novamente 70% do saldo do capital social – e assim sucessivamente. Além disso, o capital social passa a poder ser usado em casos de doenças graves, a depender de deliberação do conselho de administração.
Marcio Zwierewicz, diretor executivo da cooperativa lembra: “o capital é um grande diferencial da Sicredi Campos Gerais. É por meio dele que o associado participa do resultado da cooperativa, recebe juros ao capital e também os resultados – de acordo com o uso de produtos e serviços que faz dentro da instituição”.
Vale lembrar que recentemente a Sicredi Campos Gerais PR/SP entrou para o ranking das dez maiores instituições financeiras cooperativas do Brasil e que, no último ano, com recorde de resultado, distribuiu mais de R$12 milhões entre os associados. A expectativa para esse ano é que a quebra de recorde se repita, acumulando mais um ano histórico.
O presidente da instituição, Popke Ferdinand Van der Vinne, aproveitou a assembleia para saudar a participação dos coordenadores de núcleo: “os delegados, coordenam núcleos de até 900 associados e os representam nos momentos de tomada de decisão. Eles são fundamentais nesse processo de administração, proximidade e transparência da cooperativa, é sempre importante estar em contato com eles e ouvi-los para seguirmos no caminho certo”, aponta.
Para o vice-presidente, José Álvaro Góes Filho, assembleias como essa demonstram o nível de engajamento pelo futuro da cooperativa: “o comprometimento dos envolvidos demonstra a credibilidade do Sicredi e que todos estão engajados sob o mesmo propósito, que é construir juntos uma sociedade mais próspera e as instituições financeiras cooperativas são o melhor caminho para o desenvolvimento das nossas cidades”.
A cooperativa tem trabalhado nas frentes econômica e social, e o resultado econômico recorde proporciona mais investimento no Fundo Social, nos Comitês Jovem, Mulher e de Inclusão e Diversidade, além de expansão do Programa União faz a Vida, que promove valores do cooperativismo e capacitação de professores em escolas da região de atuação da cooperativa.
“É importante lembrar que são os investimentos feitos pelos associados aqui no Sicredi que possibilitam que a gente dê esse retorno cada vez mais positivo e constante para as comunidades. Queremos deixar um mundo melhor para todos e acreditamos que isso se faz com o desenvolvimento econômico, mas também com o social – e que ambos caminham juntos”, finaliza Zwierewicz.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 25 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.