Terça, 07 de Julho de 2026
8°C 17°C
Castro, PR
Publicidade

Paraná e Israel assinam cooperação para intercâmbios de tecnologia e agroecologia

Iniciativa visa implantação de atividades voltadas ao desenvolvimento da agroecologia no Complexo Newton Freire Maia, em Pinhais, na RMC. A medida integra o projeto Escola Agrícola 4.0, do Governo do Paraná, que tem o objetivo de tornar o local referência no ensino técnico agrícola no Estado

Por: Redação
21/10/2021 às 13h36
Paraná e Israel assinam cooperação para intercâmbios de tecnologia e agroecologia
De acordo com o vice-governador Darci Piana, as tratativas entre o Paraná e o Estado de Israel tem a finalidade de consolidar laços. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A Invest Paraná e a BRIL Chamber (Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria) assinaram nesta quarta-feira (20) um protocolo de intenções para incentivar a troca de experiências e tecnologias em agroecologia. O acordo tem o apoio do Governo do Paraná e do Estado de Israel e foi formalizado em um encontro do vice-governador Darci Piana, do embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Zonshine, do diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, e do diretor-presidente da BRIL Chamber, Renato Ochman, no Palácio Iguaçu.

As ações da cooperação serão realizadas no Complexo Newton Freire Maia, localizado no município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A medida integra as iniciativas do projeto Escola Agrícola 4.0, que será implantado na propriedade, atendendo a proposta do governador Carlos Massa Ratinho Junior de tornar o local referência em ensino técnico agrícola sustentável, dando suporte às atividades do complexo.

A Escola Agrícola 4.0 funcionará como um laboratório de práticas que serão replicadas nos outros colégios agrícolas do Paraná. A unidade também sediará a futura “Feira Permanente de Tecnologia”, situada no Parque Natural do Iraí. No local, ainda estão instalados o Parque da Ciência, o Centro de Referência em Agroecologia e o Centro de Educação Profissional Newton Freire Maia, além da Represa do Iraí, um dos mananciais de abastecimento de Curitiba e região.

Continua após a publicidade
Anúncio

De acordo com o vice-governador Darci Piana, as tratativas entre o Paraná e o Estado de Israel tem a finalidade de consolidar laços. “A cooperação incentivará a interlocução entre empresas e cooperativas do Paraná e Israel, com o objetivo de promover negócios e atividades de pesquisa voltadas especialmente para o desenvolvimento de tecnologia agrícola”, disse Piana.

Segundo ele, conhecimento oriundo da união poderá ser incorporado nas disciplinas ministradas no ensino técnico agrícola ofertado pela rede pública.

Piana ainda reforçou que o Paraná já tem uma agricultura e tecnologia fortes, além de uma produtividade de destaque. “Mesmo com toda a expertise que o Estado já possui, é preciso a contribuição de novos acordos para melhorar ainda mais o que já produzimos e oferecemos para a população paranaense”, afirmou.

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo o embaixador Zohar Zonshine, o investimento em tecnologia na agricultura tronou-se indispensável para a produção mais eficiente nas mais diversas condições climáticas. “Temos muita base para essa cooperação, já que o número de habitantes do Paraná (11,08 milhões) e Israel (9,2 milhões) é semelhante, ambos possuem alto nível educacional e apresentam conhecimentos substanciais no cuidado e manejo dos recursos naturais”, afirmou o diplomata.

RELAÇÕES  A BRIL-Chamber é uma entidade sem fins lucrativos e de utilidade pública que atua há mais de 60 anos na promoção das relações econômicas e comerciais entre Brasil e Israel. Considerando que o Paraná busca, cada vez mais, a adoção de tecnologias que aumentem a produtividade agrícola, as partes entendem que existe a possibilidade de desenvolver atividades conjuntas que contribuam para o aperfeiçoamento tecnológico, educacional e de negócios entre atores públicos e privados.

O Paraná prevê a criação de um ambiente de aprendizado em tecnologia agrícola, fontes de energia renováveis, uso sustentável da água e soluções para atividades agrícolas em pequenas áreas, como hortas urbanas, cultivo protegido e aquaponia (produção de peixes em estufas, em consórcio com hortaliças).

RECURSOS HÍDRICOS – O Complexo Newton Freire abriga a Represa do Iraí, uma importante fonte de abastecimento de água da RMC. Segundo o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, Israel carece de recursos hídricos e tem mais da metade do seu território coberta por desertos. Mesmo assim, além de garantir água para a sociedade, o País trabalhou para não deixar a escassez atrapalhar a produtividade das empresas.

“O Paraná poderá se beneficiar muito com as lições de Israel. O país será o primeiro a entrar no projeto, mas tenho certeza que outras nações vão se interessar em integrar esse grande planejamento de inovação em breve”, ressaltou Bekin. “Queremos transformar o Complexo Newton Freire Maia em um centro de tecnologia do agronegócio”, finalizou.

“Esse é um momento histórico para a nossa instituição. É um projeto desafiador, mas que certamente proverá frutos a curto, médio e longo prazo”, apontou o diretor-presidente da BRIL-Chamber, Renato Ochman.

ETAPAS – Dentro da cooperação estão previstas três fases. Na primeira, haverá a troca de informações, estudos e materiais entre o Centro Estadual de Ensino Profissional (CEEP) Newton Freire Maia e a Escola-Irmã em Israel. O Governo do Paraná também planeja projetos futuros que incluem outras readequações no espaço, como a instalação de painéis fotovoltaicos nos telhados, sistemas para o uso e reúso da água da chuva e instalação de novas estufas na área.

Em um segundo momento, será construída a Feira Permanente de Tecnologia, que abrangerá um showroom de tecnologia, com produtos e experiências inovadoras, onde empresas israelenses apresentarão seus produtos ao mercado brasileiro. A terceira fase prevê a instalação do Espaço Científico-Cultural, local para a prática de experimentos laboratoriais conjuntos, pesquisa de ponta e inovação agropecuária.

PRESENÇAS – Também participaram da solenidade o presidente da Sanepar, Cláudio Stabile; o diretor-geral da secretaria estadual da Educação e do Esporte, Vinícius Mendonça Neiva; o presidente da Comec, Gilson Santos; a gerente de projetos da Paraná Projetos, Tyeme Bando; o cônsul geral de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich; o cônsul para Assuntos Econômicos do Israel Trade & Investment em São Paulo, Itzhak Reich; o chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná (Erepar), Igor Kipman; o vice-presidente da BRIL Chamber, Jack Magid; a diretora da BRIL Chamber, Cila Schulman; e o diretor da Bril Chamber no Paraná, Fabio Malina Losso.

O vice governador Darci Piana recebe nesta quarta-feira (20), o embaixador do Estado de Israel, Daniel Zohar-Zonshine. Paraná e Estado de Israel discutem cooperação para intercâmbio de experiência em tecnologia agricolas. Curitiba, 20/10/2021 - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

 

Projeto Escola Agrícola 4.0 visa a criação de um centro de treinamento de ponta

O projeto Escola Agrícola 4.0, do Governo do Estado, visa a criação de um centro de treinamento para agricultores, cooperativas, estudantes, investidores e população em geral, com oferta de cursos, palestras e seminários. Os treinamentos e qualificações serão nas áreas de inovação social na agropecuária, inclusão digital, empreendedorismo e gestão de negócios, engenharia genética, automação, agricultura de precisão, manejo de conservação de solo e água, gestão de resíduos, sanidade, insumos biológicos, integração lavoura-pecuária-floresta, manejo racional de agrotóxicos e fertilizantes, entre outros.

O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, citou a necessidade de formar jovens capazes de acompanhar as mudanças constantes das tecnologias agrícolas.

“Formar um jovem com visão e capacidade para absorver e compreender as novas tecnologias nas áreas de agroecologia, digitalização de processos, automação ou nova genética, por exemplo, é essencial para que possamos continuar fazendo mais e melhor, mas utilizando menos recursos. Esse é nosso desafio”, disse.

O projeto também pretende introduzir a inteligência artificial e demais tecnologias para incremento da produção no campo com a redução de geração de resíduos, de perdas e custos, de usos de implementos agrícolas poluentes, do desgaste do solo e de contaminações do curso da água. Ao mesmo tempo deverá promover o engajamento do produtor em sistemas de controle e monitoramento, o aumento da produção sem o aumento da área e a melhoria da qualidade dos produtos e da genética.

O centro terá espaço, ainda, para a efetivação de um Hub de Inovação, plataforma física de conexão entre novas startups, estudantes, investidores, empresas e usuários. O objetivo é desenvolver novos produtos e tecnologias, escaláveis para aplicação no mercado, facilitando oportunidades de negócios e concretizando criações de forma mais rápida e eficiente. Fonte AEN.

Com crescimento de 11,7% em 2025, comercialização de minérios atinge R$ 2,9 bilhões no Paraná Foto: Denis Ferreira Netto/SEDEST
CALCÁRIO Há 6 dias

Com crescimento de 11,7% em 2025, comercialização de minérios atinge R$ 2,9 bilhões no Paraná

Dados constam no Informe Mineral 03/2026, divulgado nesta quarta-feira (1º) pela Divisão de Geologia do Instituto Água e Terra. No ano passado, foram produzidas e comercializadas 71,23 milhões de toneladas de minério no Estado, com destaque para substâncias usadas na fabricação de cimento, cal e corretivo agrícola.

IDR-Paraná prepara quatro novas cultivares para fortalecer a fruticultura paranaense Foto: IDR
FRUTAS Há 1 semana

IDR-Paraná prepara 4 novas cultivares para fortalecer a fruticultura do Estado

As novas cultivares (uma maçã, duas ameixas e uma pitaia) foram desenvolvidas para combinar elevado desempenho agronômico com a produção de frutos de alta qualidade, capazes de atender às exigências do mercado e conquistar o consumidor.

Concurso revela que capacitação e assistência técnica são essenciais para diminuir perdas na colheita da soja Foto: Jaelson Lucas/Arquivo AEN
ASSITÊNCIA TÉCNICA Há 2 semanas

Concurso mostra que assistência técnica diminui perdas na colheita da soja

De acordo com as avaliações durante o 21º Concurso Regional de Qualidade na colheita da Soja-safra 2024/2025, a perda média na região de Maringá chegou a 1,75 saca por hectare. Os participantes atendidos pelo IDR-PR registraram apenas 0,43 saca por hectare.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Piraí do Sul - PR
Agricultura Há 2 semanas

Piraí do Sul realiza recolhimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos em parceria com a ADINP

A iniciativa reforça o compromisso com a preservação ambiental e o cumprimento da legislação, oferecendo aos produtores rurais uma altern...

SEEDCORP|HO atualiza portfólio e investe mais em pesquisa para dobrar faturamento em cinco anos
PORTFÓLIO Há 2 semanas

SEEDCORP|HO atualiza portfólio e investe mais em pesquisa para dobrar faturamento em cinco anos

Com investimentos crescentes em pesquisa, lançamento de novas cultivares e foco em produtividade, a SEEDCORP|HO projeta dobrar a comercialização de sementes de soja até 2031, alcançando 5 milhões de sacos vendidos e faturamento de R$ 1 bilhão.

Castro, PR
Tempo nublado
Mín. Máx. 17°
Sensação
0.41 km/h Vento
65% Umidade
78% (0mm) Chance chuva
07h05 Nascer do sol
17h44 Pôr do sol
Quarta
19°
Quinta
21°
Sexta
22° 10°
Sábado
22° 12°
Domingo
15° 14°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,16 -0,12%
Euro
R$ 5,89 -0,05%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 347,582,23 +0,14%
Ibovespa
172,020,69 pts -0.25%
Publicidade
Publicidade
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade