Segunda, 06 de Dezembro de 2021
23°

Pancada de chuva

Castro - PR

Agricultura CONGRESSO

Alysson Paolinelli ressalta a importância do serviço público agrícola

Engenheiro agrônomo e ex-ministro da Agricultura indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021 proferiu a palestra magna da 32ª edição do Congresso Brasileiro de Agronomia, no CentroSul, em Florianópolis, nesta quarta-feira (20)

20/10/2021 às 20h23
Por: Redação
Compartilhe:
Responsável pelo impulsionamento do agronegócio brasileiro a partir dos anos 1970, Paolinelli foi um dos criadores da Embrapa, pela revolução tecnológica agrícola, incentivador da criação de escolas de agronomia em todo o País e dos serviços de extensão r
Responsável pelo impulsionamento do agronegócio brasileiro a partir dos anos 1970, Paolinelli foi um dos criadores da Embrapa, pela revolução tecnológica agrícola, incentivador da criação de escolas de agronomia em todo o País e dos serviços de extensão r

A 32ª edição do Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA) começou chamando os participantes – engenheiras e engenheiros agrônomos – a uma reflexão sobre a potência agrícola que é o País, da necessidade de uma política econômica alinhada à agricultura, da valorização do associativismo e de reforçar a importância do serviço público agrícola. Esta foi a temática da palestra magna proferida pelo engenheiro agrônomo e ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, que falou sobre os desafios dos profissionais do setor em um mundo em transformação na manhã desta quarta-feira (20).

Responsável pelo impulsionamento do agronegócio brasileiro a partir dos anos 1970, Paolinelli foi um dos criadores da Embrapa, pela revolução tecnológica agrícola, incentivador da criação de escolas de agronomia em todo o País e dos serviços de extensão rural. Tamanhas realizações, aliadas a uma narrativa corajosa, o credenciaram para ser ovacionado pelo público de todas as gerações presentes no evento.

O engenheiro agrônomo explicou que a agropecuária do Brasil alimenta boa parte da população mundial, mas que precisa de políticas públicas alinhadas à agricultura para que o País possa investir na produção agropecuária sustentável visando à conservação do meio ambiente para um futuro próximo. “Nosso País tem muito potencial, mas precisa retomar o processo de estruturação da extensão rural, da assistência técnica e da pesquisa científica. Só assim teremos condições de ter uma agricultura de subsistência e uma economia viável”, ressalta Paolinelli.

 Durante a tarde, os congressistas puderam escolher entre cinco painéis, que permearam os temas gênero e intergeracionalidade na atividade profissional; exercício e ética profissional no mundo em transformação; qualidade de ensino da agronomia e formação profissional e organização profissional.

“Este primeiro dia de painéis trouxe visões distintas e complementares sobre a agronomia e o papel dos engenheiros agrônomos no que diz respeito à segurança alimentar, ao meio ambiente e à produção sustentável. Os feedbacks recebidos até agora foram extremamente positivos devido à qualidade dos debates e da programação como um todo. Os participantes estão muito satisfeitos e cheios de expectativas para os próximos dias”, considera Kleber Santos, presidente da Confaeab, entidade organizadora do CBA em parceria com a Federação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Feagro-SC).

Evento presencial com transmissão online

Maior evento da agronomia do País, o Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA) teve de adaptar a 32ª edição às mudanças impostas pela Covid-19. Seguindo todos os protocolos de segurança, o evento tem participação presencial de inscritos e transmissão online. No total, são mil pessoas participando – 700 presencialmente, entre staffs, congressistas, painelistas e expositores, e 300 acessando o evento de todas as 27 unidades federativas.

Recursos hídricos e mudanças climáticas serão destaque no terceiro dia

Terceiro dia de CBA, esta quinta-feira (21) tratará dos sistemas sustentáveis de produção agropecuária; recursos hídricos e conservação do solo; mudança do clima e agrobiodiversidade; dos instrumentos para produção sustentável; infraestrutura e logística no agronegócio; inovação para a agronomia do futuro; mercado de trabalho e empreendedorismo, entre outros temas. A programação começa às 9 horas.

Confaeab confirma congresso de 2023 no RS

Em assembleia da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), que reúne associações estaduais e do Distrito Federal, foi aprovada por unanimidade a candidatura do Rio Grande do Sul para o próximo Congresso Brasileiro de Agronomia, que será realizado em 2023. O evento ocorrerá em Pelotas (RS) e será uma parceria entre Confaeab e Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS).

Sobre o Congresso Brasileiro de Agronomia

O 32º Congresso Brasileiro de Agronomia começou na última terça-feira (19) e ocorre até a próxima sexta-feira (22), no CentroSul, em Florianópolis. Tem como tema central os “Desafios profissionais no mundo em transformação”, e tratará de assuntos relacionados à política profissional e a aspectos que afetam todo o setor produtivo e a segurança alimentar da população. Ao longo do evento, serão 14 painéis com cerca de 40 palestrantes nacionais e internacionais. Com assessoria

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR Atualizado às 17h20 - Fonte: ClimaTempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 16° Máx. 23°

Ter 20°C 12°C
Qua 22°C 11°C
Qui 22°C 10°C
Sex 24°C 10°C
Sáb 29°C 12°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias