Segunda, 06 de Dezembro de 2021
23°

Pancada de chuva

Castro - PR

Pecuária PURUNÃ

IDR-Paraná lança o projeto Unidade Referência Purunã e trabalha para que o Paraná tenha uma carne premium

Em comemoração aos 5 anos do reconhecimento oficial da Raça Purunã, o IDR-Paraná fez um evento técnico sobre a raça e também uma degustação com diversos cortes da carne Purunã.

15/10/2021 às 17h19 Atualizada em 16/10/2021 às 11h21
Por: Redação
Compartilhe:
A raça Purunã é composta de quatro raças: Charolês, Caracu, Aberdeen Angus e Canchin e traz em seu sangue rusticidade, precocidade e adaptado a todas as regiões do Brasil. Fotos Toninho Anhaia
A raça Purunã é composta de quatro raças: Charolês, Caracu, Aberdeen Angus e Canchin e traz em seu sangue rusticidade, precocidade e adaptado a todas as regiões do Brasil. Fotos Toninho Anhaia

Para marcar os 5 anos do reconhecimento oficial da Raça Purunã, o IDR-Paraná fez um evento técnico sobre a raça e também uma degustação com diversos cortes da carne Purunã. A comemoração foi realizada na Fazenda Modelo do IDP-Paraná em Ponta Grossa na última quinta-feira dia 14 de outubro. O evento contou com a presença de técnicos, pecuaristas e lideranças políticas. 

Na oportunidade também foi apresentado o projeto "Unidade Referência Purunã'' que pretende difundir e fomentar a raça em todas as regiões do Paraná, para que no futuro o estado tenha uma carne premium genuinamente paranaense. 

O Purunã é composto de quatro raças: Charolês, Caracu, Aberdeen Angus e Canchin e traz em seu sangue rusticidade, precocidade e adaptado a todas as regiões do Brasil. 

O pesquisador José Luiz Moletta, Purunã agrega os atributos economicamente relevantes de cada raça formadora. Charolês contribuiu com a velocidade de ganho de peso, grande rendimento de carcaça e elevado porcentual de carnes nobres. Angus conferiu precocidade, tamanho adulto moderado e temperamento dócil, além de carne macia e com alta qualidade de marmoreio. Já as raças Caracu e Canchim transmitiram rusticidade, tolerância ao calor e resistência aos parasitas.

As vacas Purunã se destacam também pela habilidade materna e boa produção de leite, características herdadas de Caracu e Angus.

Vacas Purunã - Foto Toninho Anhaia

 

Além do bom acabamento da carcaça, Moletta destaca que os animais Purunã vêm se destacando pela precocidade sexual.

“Novilhas e tourinhos criados em sistema extensivo com suplementação estão chegando à idade reprodutiva em torno de 14 a 15 meses”, explica o pesquisador. Como característica favorável da nova raça, ele também cita o bom desempenho dos touros em regiões de clima mais quente.

Segundo os pesquisadores que vêm trabalhando no desenvolvimento da raça, Purunã pode ser adotada tanto para criação exclusiva quanto em cruzamentos com vacas Nelore e aneloradas, visando a terminação.

O zootecnista e coordenador da Pecuária de Corte do IDR-Paraná, Luiz Fernando Brondani, explica que a instituição deverá criar várias Unidades de Referência para que aconteça a divulgação e difusão da raça Purunã.

"Estamos lançando o Projeto Unidade de Referência Purunã", propriedades rurais que serão acompanhadas por técnicos do IDR-Paraná, onde os pecuaristas interessados poderão conhecer melhor a raça e a questão do manejo e assim, melhorar o rebanho do Paraná. Além disso, queremos com isso criar a carne premium, genuinamente paranaense.", conta o coordenador.

 

No evento os participantes além de conhecerem melhor a raça, puderam degustar vários cortes de carnes entre eles o Alcatra típico de Ponta Grossa, um corte encontrado somente na região dos Campos Gerais. Apesar do nome, o corte consiste não só em alcatra, mas também picanha, mignon e maminha que foi apresentado pelo empresário da Casa de Carnes Nelores, Jeferson Martins Farias.

Acompanhe o video com mais detalhes sobre o evento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR Atualizado às 17h40 - Fonte: ClimaTempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 16° Máx. 23°

Ter 20°C 12°C
Qua 22°C 11°C
Qui 22°C 10°C
Sex 24°C 10°C
Sáb 29°C 12°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias