Quarta, 20 de Outubro de 2021
12°

Chuva

Castro - PR

Agricultura CEBOLA

Epagri realiza Dia de Campo sobre cebola em Ituporanga na quarta-feira, 13

No dia 13 de outubro, a partir das 13h, a Estação Experimental da Epagri em Ituporanga (EEItu) realiza Dia de Campo sobre cebola. O evento, tradicional na região, abre a série de atividades dos 30 anos de fundação da Epagri, a serem comemorados em novembro.

08/10/2021 às 10h52
Por: Redação
Compartilhe:
Santa Catarina é o maior produtor de cebola do país (Foto: Aires Mariga / Epagri)
Santa Catarina é o maior produtor de cebola do país (Foto: Aires Mariga / Epagri)

O Dia de Campo neste ano contará com a presença somente de técnicos da Epagri e de outras instituições da região, isso ocorre por conta das restrições de público impostas pela pandemia. Caberá a eles repassar aos agricultores as informações coletadas na atividade, conta  o Daniel Pedrosa Alves, gerente da EEItu. 

Estações

Os convidados vão conhecer as novidades da pesquisa com cebola nas cinco estações temáticas. Em uma das estações, os visitantes poderão ver ensaios que abordam estratégias químicas e culturais a serem integradas no manejo das bacterioses, que são responsáveis por grandes perdas na cadeia produtiva da cebola.

Também será apresentado estudo sobre fontes de nitrogênio e potássio na nutrição da cultura da cebola. Os resultados de dois anos de pesquisa revelaram que não há discrepância significativa no rendimento e na conservação pós-colheita quando se opta por uma ou outra fonte de nutrição. Como há uma diferença de até quatro vezes nos custos entre as fontes de potássio e de nitrogênio, o estudo permite indicar ao produtor a fonte que tem menor custo por unidade de nutriente.

Os visitantes do Dia de Campo também vão conhecer pesquisa sobre o uso de potenciais indutores de resistência contra o míldio e a virose da cebola.  O míldio é a principal doença foliar da cebola no Estado, e a virose é um problema mais recente, que tem sido recorrente nas últimas safras. Os técnicos que comparecem ao Dia de Campo vão ser informados ainda sobre substâncias alternativas no manejo fitossanitário e rendimento de cebola em sistemas orgânico e integrado.

Na safra 2019/20, os cebolicultores foram surpreendidos pela descontinuidade do único herbicida registrado para o controle pós-emergente de folhas largas. Atenta a isso, a EEItu vai montar estação no Dia de Campo mostrando seu trabalho de prospecção de herbicidas pós-emergentes e tecnologias de aplicação em semeadura e transplantes de cebola.  

Pesquisas desde 1984

A EEItu faz pesquisa em cebola desde 1984, quando ainda estava ligada a outra empresa do governo do Estado, que depois deu origem à Epagri. “ Mais de 80% dos nossos esforços, trabalhos e projetos são voltados para a cebola. É uma cultura muito importante para o Estado, que o maior produtor do Brasil”, relata o gerente da Estação. Daniel estima que mais de 6 mil agricultores catarinenses trabalham com a cultura da cebola.

Um dos resultados do trabalho da EEItu é o cultivar de cebola SCS373 Valessul, lançado em 2017 e que atualmente é o mais plantado em Santa Catarina. Estima-se que na safra 2021/22 ele ocupe cerca de 7 mil hectares no país – mais de 90% desse total em terras catarinenses. O segredo da cebola Valessul é juntar as vantagens de duas sucessoras que eram as mais plantadas até a chegada dela: a Bola Precoce e a Crioula Alto Vale. Cebolas de ciclo precoce (ou seja, que produzem mais cedo) são historicamente as mais cultivadas pelos agricultores catarinenses. E a casca vermelho-amarronzada, que vem da Crioula Alto Vale, é atrativa para comerciantes e consumidores.

Levantamento da Epagri/Cepa aponta que Santa Catarina deve produzir 504,26 toneladas de cebola na safra 2021/22, bem acima da safra 2020/21, quando foram produzidas 389.942 toneladas da hortaliça. Segundo Jurandi Teodoro Gugel, analista da Epagri/Cepa, a atual situação de campo é bastante positiva para cultura, com clima adequado, que proporciona boas condições sanitárias nas lavouras. “Tem tudo para ser uma safra de qualidade e com boa produtividade”, descreve.

Serviço

  • O que: Dia de Campo sobre cebola
  • Quando: terça-feira, 13 de outubro, a partir das 13h
  • Onde: na Estação Experimental da Epagri em Ituporanga (Estrada Geral Lageado Águas Negras, 453)
  • Informações e entrevistas: Daniel Pedrosa Alves, gerente da Estação Experimental da Epagri em Ituporanga, pelo fone (47) 35338844
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR Atualizado às 20h11 - Fonte: ClimaTempo
12°
Chuva

Mín. Máx. 17°

Qui 21°C 10°C
Sex 24°C 10°C
Sáb 26°C 11°C
Dom 21°C 14°C
Seg 21°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias